terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hospital de Caridade implanta pulseiras de identificação de risco

Profissionais e instituições de saúde têm se preocupado cada vez mais com a segurança do paciente, em vários aspectos. Em 2004, foi criada a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, com o objetivo de elaborar programas, diretrizes e ferramentas que visam sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e a população em geral para a busca de ações que garantam a segurança.

A OMS – Organização Mundial da Saúde – conceitua Segurança como: “Redução e atenuação de atos não seguros dentro do sistema de assistência em saúde, assim como, a utilização de boas práticas para alcançar resultados ótimos para o paciente”.

A JCI – The Joint Commission International -, instituição criada em 1998 com a finalidade de melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados prestados ao paciente em todo mundo, estabelece seis grandes metas para a segurança. O HC tem utilizado estas metas como orientação para as ações.

Várias ações de melhoria, com o objetivo de eliminar riscos e garantir a segurança do paciente, vêm sendo implantadas no HC ao longo de sua trajetória e especialmente nos últimos dois anos, uma delas é a utilização de pulseiras de risco.

As pulseiras de risco têm o objetivo de informar e alertar os profissionais quanto aos riscos do paciente durante a internação, como alergia a medicações, algum tipo de alimento, risco de queda, fuga, agressividade e outros. Cada risco é representado por uma cor diferente

Os riscos são identificados através de avaliação e anamnese de enfermagem aos pacientes, realizadas no início da internação e todas as informações ficam registradas no prontuário do paciente.

O projeto foi uma iniciativa da COGER – Comissão de Gerenciamento de Riscos – do Hospital, que atua efetivamente na prevenção de riscos e preservação da segurança de pacientes, familiares e equipe multiprofissional.

O uso das pulseiras trouxe muitos benefícios à equipe multiprofissional, pois quando os riscos são sinalizados, a margem de erro é muito menor. Outro fator importante é que o paciente participa do seu cuidado e na medida em que conhece seus próprios riscos, auxilia a equipe.

Postal assume a presidência da AL: “Parlamento deve estar em sintonia com aspirações do povo gaúcho”


O novo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alexandre Postal (PMDB), e os demais membros da Mesa Diretora para o período de 31 de janeiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013 foram eleitos e empossados na tarde desta terça-feira (31), em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro. A nova composição da Mesa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que, com 48 votos favoráveis, confirmaram o acordo pluripartidário que garante o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas ao longo da 53ª Legislatura.
Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia, Postal destacou que usará a experiência parlamentar adquirida em cinco mandatos na Casa durante sua gestão à frente do Legislativo. “A Assembleia será um espaço aberto de debates com o governo, investidores, instituições públicas e privadas, entidades representativas da população, para discutir o Estado que queremos”, garantiu.
O parlamentar, que integra partido de oposição ao governo do Estado, utilizou frase de Pedro Simon para reiterar sua posição enquanto chefe do Legislativo. “O que é bom para o Rio Grande, é bom para nós”, disse, garantido que as iniciativas do governo que tiverem esse viés, sempre terão a compreensão da presidência da Casa.
Ele ainda citou alguns dos temas que considera importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, como o acesso asfáltico a dezenas de municípios gaúchos e a busca de soluções definitivas ao enfrentamento da estiagem. Também disse que a Assembleia precisa continuar dando atenção aos setores tradicionais da economia gaúcha, mas deve acompanhar a “nova economia” em expansão no RS, composta pela indústria oceânica, polo naval de Rio Grande, energia eólica, biocombustíveis e semicondutores.
Sugeriu que assuntos como o Pacto Federativo, a divisão dos royalties do pré-sal e as concessões públicas sejam debatidos pelo Parlamento durante 2012. “Tenho a absoluta convicção de que todos nós, deputados, independente das questões ideológicas e de políticas partidárias, manteremos a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul numa posição de vanguarda, com a coragem de quebrar paradigmas, em sintonia com as reivindicações, os anseios e aspirações do povo gaúcho”.
PresençasDiversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o governador Tarso Genro; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Léo Lima; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola; o senador Pedro Simon (PMDB/RS); o presidente estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro; os deputados federais gaúchos Giovani Cherini (PDT), Osmar Terra (PMDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Vilson Covatti (PP), Alceu Moreira (PMDB) e Darcísio Perondi (PMDB); os ex-governadores Jair Soares, Olívio Dutra e Germano Rigotto; e o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça.
Ainda estiveram presentes o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), José Luis Tchê; os presidentes das assembleias legislativas de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta; e Acre, Elson Santiago; deputados estaduais dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Acre, além de autoridades militares e religiosas, representantes consulares e de entidades sindicais, entre outras autoridades.
Representações de municípios, apoiadores e correligionários lotaram as galerias do Plenário 20 de Setembro e ocuparam ainda o Teatro Dante Barone, onde a sessão foi transmitida por um telão. Acompanharam a cerimônia, no plenário, a mãe de Postal, Carmem, a filha Manuela, a esposa Rosepaula e os irmãos Omar e Fernando (irmão gêmeo do novo presidente).
A Mesa Diretora eleita tem a seguinte composiçãoPresidente: Alexandre Postal (PMDB)
1º vice-presidente: Zilá Breitenbach (PSDB)
2º vice-presidente: Alceu Barbosa (PDT)
1º secretário: Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Valdeci Oliveira (PT)
3º secretário: José Sperotto (PTB)
4º secretário: Catarina Paladini (PSB)
1º suplente de secretário: Álvaro Boessio (PMDB)
2º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
3º suplente de secretário: Raul Carrion (PCdoB)
4º suplente de secretário: Carlos Gomes (PRB)
Solenidade
A eleição da nova Mesa Diretora ocorreu após a leitura do termo de renúncia dos membros da Mesa Diretora 2011/2012. Em seguida, o deputado Adão Villaverde (PT) pronunciou-se, despedindo-se do cargo de presidente. Ele ressaltou duas iniciativas tomadas durante 2011 e que devem ter continuidade este ano: a gestão compartilhada, que unifica as decisões administrativas ao longo dos quatro anos da 53ª Legislatura, e a recolocação do Parlamento no centro dos grandes debates, com o programa Destinos e Ações para o Rio Grande. “Tenho certeza de que ao fortalecer uma instituição do porte do Parlamento do nosso Estado e de um modo geral, pelo papel que sempre teve e ocupou, estamos fortalecendo a democracia e o Estado de Direito”, destacou.
Logo após o pronunciamento de Villaverde, Alexandre Postal e a primeira vice-presidente, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), assumiram seus lugares na Mesa.
A cerimônia foi aberta com a execução do hino nacional, interpretado pela mezzosoprano Angela Diel, que também interpretou o hino rio-grandense, encerrando a sessão solene. Após, Postal e os integrantes da nova Mesa concederam entrevista coletiva à imprensa no Salão Júlio de Castilhos e seguiram para receber os cumprimentos de convidados no Vestíbulo Nobre, na entrada do Teatro Dante Barone.

HomenagemApós o pronunciamento de Postal, ele foi presenteado com uma placa entregue pelo presidente da Unale, José Luis Tchê, em nome dos legislativos e legisladores estaduais. A placa tem a seguinte mensagem: “A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) tem orgulho de seu ex-presidente, deputado Alexandre Postal, por assumir, nesta data, a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Desejamos sucesso e felicidade pessoal no exercício do mandato”.

Familiares, amigos e autoridades prestigiam posse do novo presidente da Assembléia Legislativa


Pouco antes do início da sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, os deputados Adão Villaverde (PT) e Alexandre Postal (PMDB) receberam os cumprimentos de autoridades, amigos e familiares que compareceram à sala da presidência nesta tarde (31). Postal assume o comando da Casa no período de 31 de janeiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, substituindo Adão Villaverde (PT).
Por volta das 13 horas, Postal chegou à sala da presidência acompanhado da esposa, Rosepaula, e da filha, Manuela. Já no local, o ex-ministro Alcides Saldanha saudou o colega do PMDB: “Esse moço é uma das melhores figuras do partido”, elogiou Saldanha. Aos poucos, chegaram os demais convidados - amigos, parentes, representantes de poderes, deputados federais e estaduais. Para o governador Tarso Genro, o fato de o Parlamento passar para o comando de um deputado de oposição não representa dificuldade. “Quando assumimos a responsabilidade de chefia de um Poder nos despimos da relação partidária”, disse Tarso. "Nós, do Poder Executivo, nos sentimos privilegiados em termos primeiro o Adão Villaverde e agora o Alexandre Postal, dois quadros políticos de grande envergadura no Estado do Rio Grande do Sul", declarou.

Também o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, elogiou os dois parlamentares. “A Assembleia Legislativa teve este ano um grande presidente chamado Adão Villaverde, com uma postura aberta, democrática e que construiu um Legislativo muito atuante, próximo às nossas cidades”, disse. “Tenho a mesma expectativa em relação ao deputado Alexandre Postal, que conheço há muito tempo. É um homem ético, de fibra, muito trabalhador e que conhece muito o problema das cidades. Então, tenho certeza que o Poder Legislativo vai se aproximar ainda mais das cidades gaúchas” afirmou.
O deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT/RS), qualificou Postal como um excelente gestor, que cumprirá muito bem a missão à frente do Legislativo gaúcho. “Estou muito otimista", disse o parlamentar, acrescentando ter feito questão de estar presente à cerimônia, representando a Câmara dos Deputados.
A defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, ressaltou o excelente relacionamento entre os poderes. “Tenho para mim que o relacionamento entre a Assembleia e a Defensoria vai continuar exatamente como é, em excelentes condições, em alto patamar e com cordialidade”, declarou. Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, a relação com a Assembleia Legislativa é uma relação qualificada, marcada pelos princípios republicanos e deve se manter desse modo na nova gestão. “Ao longo do tempo, cultivamos uma relação muito qualificada com o Parlamento do Rio Grande do Sul e certamente vai permanecer essa relação de respeito recíproco entre os poderes voltado sempre para a concretização do bem comum”, disse.
Também levaram seus cumprimentos ao novo presidente o ex-governador do Rio Grande do Sul Jair Soares, a deputada federal Manuela D´Ávila, os ex-deputados estaduais e atuais conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Iradir Pietroski e Adroaldo Loureiro, a diretora do Theatro São Pedro, Eva Sopher, secretários de Estado, deputados, vereadores. Presentes ainda a mãe e o irmão do futuro presidente, Carmen Camparin Postal e Fernando Postal.  
Marinella Peruzzo - MTB 8764 | Agência de Notícias - 15:26-31/01/2012 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 - Foto: Marco Couto

Filme contará a lenda d’ Os Monarcas


Novas cenas serão gravadas durante Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria
 No próximo dia 1º de Fevereiro, o diretor Osnei Lima retoma, em Vacaria, município do Nordeste rio–grandense, as gravações de “A Lenda”, filme que contará a trajetória do conjunto musical gaúcho, “OS MONARCAS”, o mais longevo grupo regional do Brasil, que completa 40 anos de carreira e sucesso.

As filmagens serão rodadas, durante o 29 º Rodeio Crioulo Internacional, no galpão do cantor João Luiz Correia, que fica no parque de Rodeios, e serão acompanhadas pelo co-diretor do filme, diretor e ator Camilo Bevilacqua (TVs Globo/Record), que já se encontra em  Vacaria.

Os Monarcas são liderados pelos músicos Gildinho e Chiquito, que serão os protagonistas desta terceira fase das gravações do filme “A Lenda”. As primeiras tomadas de  cenas contam com a participação de Débora Duarte e Giuseppe Oristânio e foram gravadas em novembro passado.

Já estão confirmadas desde a última semana, a participação de Osvaldir e Carlos Magrão, João Chagas Leite e ainda do cantor baiano Pepeu Gomes, que fará parte da trilha sonora deste longa-metragem, que será lançado nacionalmente em Setembro.

Já está disponível no Youtube o primeiro trailer do filme no endereço  http://www.youtube.com/watch?v=VFs5dO-2hYo


Motociclista morre em acidente na BR-153


O motociclista Gerson Luiz Veronese, natural de Gaurama, morreu no último sábado, 28, pouco antes do meio-dia em acidente no Km 29,3 da BR-153, nas proximidades do município de Três Arroios. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o rapaz de 37 anos conduzia sua moto Honda/VT 600C Shadow, de Passo Fundo/RS, no sentido Erechim a Concórdia, quando colidiu na traseira esquerda e lateral esquerda traseira de uma caminhonete Ford/Courier, de Concórdia/SC, conduzida por J.L.P., 45 anos, que seguia no mesmo sentido à sua frente. Com a colisão, Gerson projetou-se para a pista contrária, vindo a colidir frontalmente com o veículo (Van) GM/Marcopolo Fratello, conduzido por N.L., 36 anos, de Erechim, RS, que transitava no sentido Concórdia a Erechim. A morte foi instantânea. A pista ficou parcialmente interditada durante o período da tarde, até conclusão dos serviços de levantamento por parte do I.G.P.
* Fotos Polícia Rodoviária Federal

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coordenadorias Regionais recebem formação sobre reestruturação curricular

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico (DP), realiza entre os dias 7 e 9 de fevereiro, formação sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio para representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A formação reunirá o coordenador, o coordenador pedagógico e um assessor referência de cada uma das 30 CREs, e será realizada no Porto Alegre City Hotel (Rua Dr. José Montaury, 20 - Centro Histórico). O encontro será aberto oficialmente às 9h do dia 7, com participação do titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo, e das palestrantes Mônica Ribeiro da Silva, Jussara Loch e Neusa Terezinha Herbert.

Na terça-feira (7), os grupos debatem os seguintes temas, a partir de referencial teórico específico: Trabalho e Educação; Educação Profissional e Desenvolvimento; A Educação Profissional nos anos 2000; Ensino Médio e Plano Nacional de Educação; Conhecimento e Competência no trabalho e na escola; o "Novo" Ensino Médio à luz de antigos princípios: Trabalho, Ciência e Cultura. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Os autores dos textos são Guadêncio Frigotto, Acácia Kunzer, Marise Nogueira Ramos e Dermeval Saviani. Ao longo do dia, os participantes discutem os temas em grupos. Seguem-se debate com todos os participantes e análise do trabalho pelas palestrantes convidadas.

Os temas, na quarta-feira (8), são Pesquisa Qualitativa e a escola em seu entorno, Seminário Integrado e Oficinas por Áreas de Conhecimento, seguido de debate com coordenação das convidadas.

Na quinta-feira (9), os debates giram em torno do tema oficinas pedagógicas: organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Também será discutido o passo-a-passo sobre o início do ano letivo de 2012.

Esta é a primeira rodada de formação sobre o Ensino Médio programada pelo DP para o mês de fevereiro. Entre 13 e 16, estarão na Capital representantes de equipes diretivas de todas as escolas que têm Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: Patrícia Coelho

Ladrões rompem barreira policial causando grave acidente


Acidente aconteceu no Km 1 da ERS 153. Dois assaltantes foram encaminhados ao HSVP em estado grave. Motorista do caminhão não se machucou
Uma barreira policial montada pelo serviço de inteligência da Brigada Militar na ERS 153 não intimidou os ladrões, que conduziam um veículo Prisma com placas de Casca. A Brigada Militar monitorava o veículo, quando recebeu a informação de que o carro, com quatro pessoas, se dirigia em direção de Passo Fundo, próximo aos Irmãos Zanella. Ao avistar a barreira, por volta das 15 horas desta segunda-feira (30) o condutor do veículo roubado avançou em alta velocidade, capotando o carro e atingindo um caminhão Mercedes Benz carregado com um trator. O motorista do caminhão não sofreu lesões, mas pelo menos dois assaltantes foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo em estado grave. Os outros dois ainda permanecem no local. Nenhum deles foi identificado até o momento.
Os dois veículos ficaram totalmente destruídos. Atenção aos motoristas, pois a rodovia permanece interditada e trânsito no local está lento.
Fonte: O Nacional

Contexto - Neivo A T Fabris


Prezzotto disse que é cedo para falar em reeleição
Faltando pouco menos de um ano para o final do mandato o prefeito de Getúlio Vargas mantém o entusiasmo do primeiro dia de governo. Para o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), a morte do vice-prefeito Natalício José Botolli foi o momento mais difícil enfrentado pela administração. A nomeação do ex. prefeito Darcy José Peruzzollo (PP) para a chefia de gabinete modificou a rotina de trabalho do chefe do executivo que passou há dividir o dia entre o Centro Administrativo e o acompanhamento das obras.
I I
Durante conversa com este escriba na manhã de terça-feira (24), Prezzotto revelou que por volta das 06h30min horas inicia o expediente diário que se estende até o início da noite. Ao fazer um rápido balanço do último ano afirmou que da receita líquida de R$ 24 milhões foram investidos 19% na saúde e 29% na educação. Com as contas rigorosamente em dia a municipalidade liquidou a histórica dívida referente à compra do antigo colégio Cristo Rei.
I I I
Questionado sobre a venda de onze imóveis que a administração deve realizar em breve disse estranhar a resistência do vereador Flávio Jorge Dalla Costa (PMDB). Prezzotto lembrou que a iniciativa conta com a aprovação do legislativo e que o resultado do leilão dos terrenos será investido na infraestrutura. E que quando o partido do vereador governou o município se desfez do edifício e de um terreno localizados ao lado da Câmara.
I V
Candidato natural a reeleição Prezzotto continua afirmando que “o futuro a Deus pertence”. Confidenciou que além dos partidos da coligação vai precisar da anuência do seu partido. Ao comentar sobre a complexidade da administração pública citou as constantes cobranças do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Em relação ao último afirmou ser muito fácil criticar. Citou como exemplo a questão do lixo, que atualmente está sendo levado para Minas do Leão, há mais de 400 quilômetros.

Curtas:
# O vice-prefeito de Estação Geverson Zimmermann (PSDB) confirmou que é pré-candidato a sucessão da prefeita Cirilde Braciak (PP).
# Além da chapa da situação ao executivo do município emancipado em 21 de abril de 1988 esta sendo esperada pelo menos a inscrição de outras duas.
# O PMDB do vereador Alfeu Zilio (PMDB) poderá firmar aliança com PT, que na eleição passada coligou com o PDT e na retrasada elegeu o vice-prefeito no primeiro mandato da prefeita Cirilde.
# O PTB e o PDT também possuí estrutura para a disputa majoritária ocorrendo o mesmo com o PPS do ex. prefeito José Carlos Tonin.
# Uma delegação de lideranças do PMDB de Getúlio Vargas e municípios do Alto Uruguai vão prestigiar a posse do novo presidente da Assembléia Legislativa.
# O deputado Alexandre Postal (PMDB), que tem fortes vínculos com a região e vai presidir o Palácio Farroupilha até o final de janeiro de 2012.
# A solenidade de posse está programada para terça-feira (31) quando o deputado Adão Villaverde (PT) passara o cargo para o colega Alexandre Postal.
# O deputado Marco Maia (PT), presidente da Câmara Federal participou na sexta-feira (20) da festa dos 47 anos do deputado estadual Altemir Tortelli (PT).
# Prefeitos, vereadores e dirigentes do partido da estrelinha vermelha também participaram da festa dos 47 anos de Tortelli, ocorrida na cidade de Ponte Preta.

Postal assume presidência da Assembleia


Nesta terça-feira (31) o Parlamento gaúcho realiza a eleição e posse dos membros da nova Mesa Diretora para o segundo ano da 53ª Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2013. O atual 1º secretário da Mesa, deputado Alexandre Postal (PMDB), deverá assumir a presidência, conforme acordo firmado entre as bancadas. A sessão solene inicia às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. O deputado será o 93º presidente a conduzir a Assembleia desde que a Casa passou a ter prerrogativas legislativas, em 1835.
Postal e o atual presidente, Adão Villaverde (PT), recepcionarão as autoridades na Sala da Presidência, a partir das 13 horas. O acesso será pela Esplanada – Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão dirigidos ao Plenário 20 de Setembro. O público participante também poderá acompanhar a solenidade pelo telão no Teatro Dante Barone, em caso de ocupação máxima do plenário.
No início da sessão, a atual Mesa Diretora comunica a sua renúncia, conforme acordo pluripartidário firmado no início da 53ª Legislatura, uma vez que o mandato diretivo da Casa é de dois anos. Em seguida acontece a eleição e posse. O rito seguirá com o pronunciamento do presidente, Adão Villaverde (PT), que transmitirá, na sequência, o cargo a Postal.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Ladrões aterrorizam turistas argentinos na região


Os turistas argentinos que cruzam as estradas da região vêm sendo alvos constantes de ladrões, possivelmente uma quadrilha especializada neste tipo de roubo.O primeiro caso ocorreu a cerca de dez dias em Caseiros, onde bandidos que tripulavam um Toyota Corolla, com registro de roubo em Marau, roubaram o veículo Chevrolet Aveo e ainda feriram o frentista com um tiro.O veículo foi localizado no interior do município de Gentil, durante a manhã do dia 19 de janeiro. Os ladrões deixaram as portas e o porta malas aberto. Dentro do carro também havia documentos dos proprietários do veículo, que foi recolhido e apresentado na Delegacia de Polícia de Marau.Uma semana depois, uma família também oriunda do país vizinho foi vítima da ação dos ladrões em um posto de combustíveis na ERS-324, no perímetro urbano de Passo Fundo. Novamente um Corolla foi utilizado no assalto e os ladrões fugiram levando o automóvel Honda CRV da família, além de todos os pertences que eles carregavam no carro.As vítimas ficaram hospedadas em um hotel em Passo Fundo acompanhando as investigações e retornaram ao país de origem.
O episódio mais recente envolvendo a quadrilha e ataque a turistas argentinos ocorreu durante o início da noite de quinta-feira (26), no quilômetro 257 da BR-285, no trevo de acesso à Água Santa, entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha.Um casal de argentinos residentes na cidade de Zárate, um homem de 57 anos e uma mulher de 51 foram vítimas dos ladrões, que desta vez utilizaram um Hyundai SantaFe para praticar o roubo. Um carro com as mesmas características havia sido roubado no bairro Rodrigues em Passo Fundo na quarta-feira (25).Os assaltantes armados renderam as vítimas que viajavam em um automóvel Bora e jogaram o veículo em que estavam contra o carro dos turistas.
Além do carro os ladrões levaram todos os documentos do casal, dois telefones celulares, e a bagagem.Conforme o delegado Adroaldo Schenkel da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), a quadrilha já vem sendo investigada. “Os indícios apontam para o mesmo grupo, até pelo uso dos carros com registro de roubo. Os veículos dos primeiros roubos foram encontrados na região de Marau, no interior. Estamos trabalhando junto com a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Rodoviária Federal para tentar identificar esses criminosos e tirá-los de circulação para que estes fatos não se repitam”, explicou.
Já o inspetor Vilésio Cerbaro da Polícia Rodoviária Federal aponta outros indícios de que os assaltantes estão baseados, se não em Passo Fundo, em algum lugar próximo na região. “Acreditamos nisso pelo fato de os criminosos conhecerem muito bem as rotas de fuga e as vias vicinais da região. Eles escolhem muito bem as vítimas, que estão viajando sozinhas”, afirmou.O inspetor também frisou o fato de os motoristas argentinos não acatarem a orientação da Polícia Rodoviária Federal de não viajarem sozinhos. “Os três veículos que foram assaltados estavam viajando sozinhos, não seguindo a nossa orientação. Isto é uma observação importante para a segurança deles, que eles não viajem sozinhos”, alertou.Ainda conforme o inspetor, em todos os casos registrados até agora este os motoristas já haviam realizado o trajeto anteriormente, portanto conheciam as rodovias. “Claro que temos a obrigação de combater este tipo de crime, mas não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então eles devem prestar mais atenção e obedecer à orientação de viajar em comboio. Não tivemos nenhuma ocorrência de roubo contra um comboio de veículos”, disse.
Fonte: Gerson Urguim/ON

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Capa da edição desta sexta-feira, 27 de janeiro


Carro abandonado cheio de droga em Maximiliano de Almeida

Um veículo Honda City ano 2011, com placas de Caçador/SC foi abandonado na RS 478, estrada que liga Maximiliano de Almeida com a barragem Machadinho, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentro do veículo as forças de segurança, Brigada Militar e polícia civil de Maximiliano de Almeida, encontraram 610 quilos de maconha e 10,06 quilos de cocaína.

De acordo com a polícia, o veículo bateu contra um barranco sofrendo importantes danos no motor. Estaria também com um dos pneus furados. A Brigada Militar acredita que o carro estaria entrando no Rio Grande do Sul. O veículo e a carga de drogas foram levados até a DP de Maximiliano de Almeida para perícia e tudo será levado ainda nesta sexta-feira para a Polícia Federal em Passo Fundo. O veículo foi encontrado abandonado às 3h30min segundo a BM. Maximiliano de Almeida fica na região nordeste do Estado a 20 km da divisa com Santa Catarina e a 60 km de Erechim.
Fonte: Jornal Boa Vista

* José Adelar Ody.

* Crédito fotos: Adilson Costa/Divulgação.

Passa bem o erechinense Alex Eduardo Petkovicz, 33 anos, atacado por uma onça, na região central de Ipiranga do Norte, a 455 quilômetros de Cuiabá/MT


Na madrugada de quarta-feira, ele saiu da casa onde reside e se deslocou de bicicleta até o armazém onde estava estacionado seu caminhão, já que nas primeiras horas da manhã precisaria sair para realizar algumas entregas.
No local, ele foi estacionar a bicicleta em uma área ilumidada, quando foi surpreendido pelo ataque do animal.
Alex foi jogado ao chão enquanto a onça o arranhava. Ele não sofreu ferimentos no tronco e nas pernas pois foi protegido pela bicicleta, que ficou sobre seu corpo.
O erechinense começou a gritar e o felino se afastou, mas ao tentar levantar, Alex foi surpreendido por um segundo ataque. Desta vez, ele acabou mordido nos braços, cabeça e rosto e não teve mais forças para reagir.
Os gritos do caminhoneiro foram ouvidos por um vizinho, que assustou a onça e o socorreu.
Alex recebeu os primeiros socorros em um posto de saúde da cidade e após foi encaminhado para o hospital de Sorriso. Ele recebeu mais de 200 pontos, devido a cortes profundos causados pelos arranhões e mordidas, que devem demorar cerca de 30 dias para cicatrizarem.
O ataque aconteceu em uma área urbana do município, com pouco mais de cinco mil habitantes. A preocupação agora é com que a onça ainda possa estar nas redondezas.
A Polícia Militar realiza buscas nas redondezas e teria encontrado o rastro do animal e de dois filhotes.
Alex é casado com Rejane Daiane Kczipek, 22 anos, pai de Letícia, cinco anos, e já recebeu alta do hospital.
Fonte: Jornal Boa Vista

Crédito Foto: Rachel Rocha/ Rádio Centro América FM

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Erechim - Onze quilos de cocaína escondidos no painel de um gol



Uma equipe de policias federais de Passo Fundo com o apoio de policiais rodoviários federais de Erechim prenderam em flagrante três homens por tráfico internacional de drogas. A ação faz parte da Operação Sentinela e aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira. Os suspeitos transportavam aproximadamente 11kg de cocaína escondida em compartimento oculto no interior de um veiculo VW Gol placas de Curitiba/PR, que esta sendo acompanhado por um FIAT Palio com placas de Foz do Iguaçu/PR e uma camionete GM S-10, com placas de Erechim/RS.

Voo para São Paulo é cancelado por problemas técnicos na aeronave

A aeronave que partiria na tarde dessa quarta-feira do aeroporto Lauro Kourtz para São Paulo não decolou por problemas técnicos. O voo com 81 passageiros foi cancelado. A assessoria da Avianca informou apenas que o problema técnico é de fácil solução e que o voo desta quinta-feira está mantido para o mesmo horário, 16h. Ainda conforme a assessoria, dos 81 passageiros, 17 optaram por ir a Porto Alegre no mesmo dia e voar com outras companhias aéreas, dois passageiros, de Passo Fundo, transferiram para hoje a viagem, uma parte deles pediu o reembolso das passagens e o restante escolheu pegar o voo pela Avianca ou outras companhias nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Os passageiros que tomaram esta última decisão foram acomodados pela Avianca em hotéis da cidade e transladados para a capital por conta da empresa.
Na versão de alguns dos passageiros que estavam no terminal do aeroporto, ontem à tarde, a empresa informou que o voo havia sido cancelado porque a aeronave apresentou problemas em uma das turbinas. No entanto, a assessoria da empresa não deu maiores detalhes a respeito do assunto.
Fonte: O Nacional

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estiagem reduz estimativa da safra de verão no Alto Uruguai


Dos 50 municípios de abrangência administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, em apenas 12 não choveu nos últimos 20 dias. A média da semana, na região (período entre 16 e 23 de janeiro), foi de 21,2mm (registradas na sede dos municípios). A chuva amenizou a situação, mas os pedidos de Proagro (seguro agrícola que cobre 100% do créditos. O Proagro ainda cobre até 65% da renda estimada até R$ 3,5 mil) aumentaram e já totalizam, até o momento, 1.500 solicitações na região, conforme informativo conjuntural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Erechim. O nível de rios e fontes estão abaixo do normal, mas houve uma recuperação da vazão em virtude das chuvas ocorridas nestes primeiros vinte dias de 2012. As chuvas ocorridas neste período também estabilizam as perdas nas lavouras da safra 2011/2012.

A lavoura de soja, com área de plantio estimada em 361.735 ha, neste último levantamento semanal, baixou para 347.644,38 ha de área plantada, com uma produtividade estimada, em média, de 2.507,85 kg/ha. A redução prevista é de 16,86% na produtividade. “Deverá haver estabilização dos prejuízos em virtude das chuvas registradas no mês de janeiro”, avalia o assistente técnico regional na área de culturas, Paulo Silva. A cultura está com 50% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 45% na fase de floração e 5% na fase de enchimento de grãos.

Segundo o informativo da Emater/RS-Ascar de Erechim, também há expectativa de redução de produtividade na lavoura de milho para 3.675,65 kg/ha, representando 40,59%. A área de plantio, estimada em 141.854 hectares na região, segundo levantamento, está com 132.675,90 ha plantados. “As perdas estimadas variam conforme o município, e também, dentro da área do próprio município. As chuvas que ocorreram não recuperam as perdas já dimensionadas mas deve estancar os prejuízos nos níveis atuais”, observa Paulo Silva.
A estiagem também afetou a lavoura de feijão na região, onde também há redução na estimativa inicial de produção nesta primeira safra. A produtividade inicial de 1845kg/ha, não deve ser atingida devido a falta de chuvas consistentes. A revisão da estimativa reduz para de 1.143,45kg/ha, representando uma redução de produtividade de 36,3 %. O feijão está com 10% na fase de enchimento de grãos, 25% maduro e por colher e 65% colhido.
Situação das criações
As chuvas ocorridas na última semana foram esparsas e de intensidade variável, de 4 a 55 mm, no entanto, devido a chuva generalizada do dia do dia 13 de janeiro, de 45 a 105 mm, os solos possuem umidade suficiente para proporcionar o desenvolvimento das pastagens, de acordo com o levantamento do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar. Por isso, melhorou um pouco a oferta de pasto para os animais. Em muitas propriedades o abastecimento de água para os animais e consumo humano está sendo feito através de caminhões pipas. “Os produtores, de modo geral, tiveram dificuldades para fazerem silagem de milho e armazenaram pouca quantidade de silagem. Assim, haverá pequena quantidade de alimentos volumosos conservados a serem fornecidos aos animais e como consequência aumento no uso de alimentos concentrados (rações e/ou farelos). Esta dieta alimentar onera o custo de produção”, avalia o agrônomo e gerente regional Valmir Dartora que também é responde pela área de bovinocultura de leite. No período, os preços por litro de leite recebidos pelos agricultores variaram de 0,58 a 0,92.
Na área de suinocultura, os produtores estão preocupados com a baixa quantidade de milho disponível para comercialização na região. Atualmente, o milho está sendo vendido para os produtores no valor de R$ 29,00 a 33,00/saca, o kg do farelo de soja de R$ 0,85 a 1,25 e o preço do kg de suíno de R$ 2,30, para os produtores integrado. Nos últimos meses houve um acréscimo no retorno econômico obtido com o desenvolvimento da suinocultura, porém os produtores estão preocupados com os preços dos insumos.

Segunda etapa de matrículas em escolas públicas encerra no dia 31

Começa nesta quarta-feira (25) a segunda etapa das matrículas na rede pública. Devem efetuar a matrícula até o dia 31 os inscritos entre 4 e 10 de janeiro para ingresso na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, os retardatários para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e Médio e os que solicitaram transferência de escola (2ª a 8ª série ou 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

Os inscritos para Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para transferência (2º e 3º anos do Ensino Médio) deverão efetuar a matricula nas mesmas datas ou seguir a orientação passada pela escola no momento da inscrição realizada de 4 a 10 de janeiro. Os alunos e responsáveis devem ficar atentos aos prazos para não perder a vaga conquistada.

A partir desta quarta-feira (25) a designação do candidato está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.rs.gov.br), para quem fez a inscrição pela internet e, diretamente na escola, para os que solicitaram ingresso na Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e transferências no Ensino Médio.

Estudantes que buscam vaga na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, transferências no Ensino Fundamental e os retardatários para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e Médio deverão realizar a matrícula em duas etapas. A 1ª etapa é a pré-matrícula, que deve ser feita no site www.educacao.rs.gov.br. Após preencher e imprimir o formulário eletrônico, o aluno ou o responsável deverá dirigir-se à escola para a qual foi designado e fazer a matrícula presencial (obrigatória). A pré-matrícula e a matrícula presencial ocorrem no mesmo período, até o dia 31.

Para a Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e transferência no Ensino Médio, a matrícula é feita diretamente na escola. Em ambos os casos o aluno ou responsável deverá levar os documentos exigidos pela instituição.

Outras informações podem ser obtidas nas escolas estaduais e municipais, onde houver Central de Matrículas na cidade, nas Centrais de Matrículas (lista abaixo) e, para os demais municípios, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os endereços das Coordenadorias estão no site da Secretaria de Estado da Educação, em Matrícula na Escola Pública, no link: Calendário de Inscrições e Matrículas 2012 – 1º Semestre.

Curso de Direito forma novos bacharéis



Com o Salão de Eventos repleto de familiares e convidados, a URI-Campus de Erechim realizou no sábado, dia 21, a formatura do Curso de Direito, turmas diurno e noturno. O ato, presidido pelo Diretor Geral da URI-Campus de Erechim, professor Paulo José Sponchiado, contou com a presença, ainda, das seguintes autoridades acadêmicas e civis: Coordenadora de Área de Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, professora Giana Lisa Zanardo Sartori; Coordenadora do Curso, professora Simone Gasperin de Albuquerque; Secretário Municipal de Segurança Pública, Décio Vicelli; Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Cézar Augusto Caldart; Juiz Diretor do Foro da Comarca de Erechim, Luiz Gustavo Zanelle Piccinin; Promotor de Justiça, João Fábio Munhoz Manzano, da 2ª Promotoria Especializada da Infância e Juventude; Defensor Público, Angelo Turra Trevisan; Presidente do OAB - Subseção de Erechim, Walter Kaminski; e professores do Curso.

Os novos bacharéis em Direito, que tiveram como paraninfo o professor Diego Mendes de Lima, são: Alex Balen, Alexandre Carelli, Aline Rafaela Andreola, Analice Cavalli, Ananda Mana Padilha, Arthur Darcí da Silva, Augusto Cardalrt Filho, Bianca Fontana, Bruna Spinato de Biasi, Carla Scandolara Prichua, Cleonice Maria Dariva Fogolari, Daiane Marceli Soccol, Daniela Nardini Poletti, Débora Kreische, Deisi Magali Poggere, Erik Marchetto, Eveline Stelmach Luchese, Fabiane Carla Facioli, Fernanda Copatti, Fernanda Rigo Busnello, Fernanda Vieira de Oliveira, Franciele Kossmann Karg, Franciéle Noskoski, Francieli Ronsoni Vicelli, Giani Rotta Telles, Giovane Getúlio Menegaz, Greice Pradella, Greicy Bocca Marsaro, Igor César Andreolla, João Antonio Dallagnol, Josane Perlin, Kelli Daiane Pavan, Liziane dos Santos Marsaro, Luciano André Barbieri, Luis Eduardo Cofferi, Marcos Luis Vial, Marcos Massieiro Kaminski, Maurício José Artuzi, Milena Rostirolla, Mônica Cristina Fusinatto, Natacha Baldissera, Otávio Luis Vier, Ricardo do Carmo, Rosana Carla Camandulli, Rosana Teixeira, Rosmari Fátima Machado, Sabrina Venturin, Suélen Centenaro Cantele, Talise Pitrez Dariva, Tatiane Krempacki de Andrade, Tatiane Toso, Téris Enio Rodrigues, Thais de Prá.

O bacharel Ricardo do Carmo foi o orador da turma. Thaís de Prá foi homenageada pelo Curso por ter obtido o Mérito Acadêmico. Pela conquista, ela também recebeu bolsas de estudo de 50% da Escola Superior do Ministério Público e da Escola de Defensoria Pública.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vitorino Gonçalves de Lima - Uma vitória sobre o alcoolismo


Quase todas as cidades tem seus próprios personagens folclóricos. São andantes de rua, que muitas vezes auxiliam os pais a colocarem limites nos filhos. Pode ser que hoje em dia isso não ocorra com certa freqüência ou com tanta veracidade. Mas uma vez, essas pessoas realmente botavam medo nas crianças.
Em Getúlio Vargas, vários andarilhos já desempenharam essa função. Muitas vezes, eles podiam até não saber das histórias contadas. Existiram o “Pé Grande”, o “Petri”, o “Doguinho”. Hoje, o “Bobi” é o personagem mais visto nas ruas da cidade e em muitos eventos públicos.
Mas o personagem folclórico que vamos relembrar nesta reportagem especial é Vitorino Gonçalves de Lima, de 74 anos. Mesmo sendo natural de Getúlio Vargas e filho de Delair de Lima, muitas pessoas podem achar que não conhecem essa figura, mas conhecem sim. Seu apelido é Micuim. A foto acima feita na esquina da Rua Jacob Gremmelmaier com a Avenida Severiano de Almeida foi feita no final da década de 1990 quando nosso personagem ainda vivia no abandono. 
Ele nasceu no dia 19 de setembro de 1937, em Getúlio Vargas. Analfabeto, foi vítima de maus tratos físicos e morais. Na certidão de interdição, expedida pela juíza Rossana Gelain Silveira Pires, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Getúlio Vargas, consta que Micuim é portador de polineuropatia alcoólica e transtornos mentais. Por isso, desde março de 2005, Alceu Natalin Enricone é seu curador. Sua história Muitas pessoas perguntam do Micuim. Por onde ele anda. Se ainda está bebendo. Mas poucos sabem a sua história. Quando jovem, e forte, trabalhou numa empresa de transporte de cargas, a Transportadora Sulina. Ao se apaixonar por uma moça, ela o convenceu a ir embora para Porto Alegre, alegando haver mais oportunidades de emprego. Micuim vendeu a casa própria e foi morar na capital gaúcha. Procurou emprego durante três meses, sem nada conseguir.
Um dia, ao voltar para onde morava com a namorada, encontrou a casa fechada. O dinheiro da venda de seu imóvel também havia sumido. Sozinho e abandonado, sem emprego e sem conhecer ninguém, passou a dormir embaixo de pontes e viadutos. Na companhia de andarilhos, começou a beber e apresentar problemas mentais. Meses mais tarde, um motorista de Getúlio Vargas estava a trabalho em Porto Alegre. Reconhecendo o Micuim, trouxe-o de volta a Getúlio Vargas na boleia de um caminhão. Passou a perambular pelas ruas de sua terra natal, sujo, bêbado, maltrapilho.
Mesmo assim, recebia ajuda de muitas pessoas que conheciam a sua história. Com idade mais avançada e também pelo seu aspecto físico e mental, não conseguia emprego. Mesmo com toda a necessidade que passava, não há registros de alguma vez ter praticado uma ação de roubo. Como diz o provérbio “o bom filho a casa torna”, para seus banhos semanais, Micuim ia ao Rio do Pìna, região em que viveu sua infância na companhia da mãe e do padrasto. Atropelado por uma moto, quebrou uma perna. Se recuperou, mas ficou com deficiência física. Passados alguns anos, dormindo num abrigo em frente a um bar, onde também recebia comida, foi vítima de uma surra.
Três rapazes bateram na sua cabeça, quebraram seu braço esquerdo e cinco costelas. A Brigada Militar e a administração municipal da época foram chamadas. Após os primeiros-socorros no Hospital São Roque, Micuim foi encaminhado ao Hospital Municipal Santa Terezinha, de Erechim, onde foi necessário colocar platina no braço. Novamente acolhido no Hospital São Roque, permaneceu por cerca de 20 dias para se recuperar da cirurgia e da surra. Nesse período, também se recuperou do vício da bebida. O médico Valdir Sommer e o secretário municipal da Saúde da época, Irineu Queiroz, deram grande auxílio. O advogado Dionisio Morillos e a equipe do Escritório Soliman agilizaram o processo para a aposentadoria do Micuim. A ligação de Micuim com a família Enricone aconteceu de forma natural e vem de anos. As pessoas que faziam doações a ele, fizeram da Enricone Tintas um posto de coleta. Eram roupas, calçados e cobertas. Micuim lembra de Alceu Natalin Enricone quando criança e ainda hoje fala da mãe de seu curador. O nome do patriarca da família Enricone para ser o curador do Micuim foi sugerido pelo advogado Dionisio Morillos. 

Hoje, Vitorino Gonçalves de Lima, o Micuim (foto atual), vive bem, com uma vida modesta, mas digna de um ser humano. Não lhe falta comida, nem roupa. Acompanhado por uma cuidadora, ele tem um lar e faz suas higienes diariamente. E o melhor dessa história é que ele nunca mais bebeu uma gota de álcool. Com certeza, é um exemplo de superação na vitória contra o alcoolismo.
Matéria publicada na edição do jornal A Folha Regional do dia 20 de janeiro de 2012. 

Sicredi tem alto índice de recomendação junto a seus associados


Resultado é decorrente da Pesquisa de Satisfação NPS, que está sendo aplicada
durante o Planejamento Estratégico 2011-2015 do Sistema. Mais de 48 mil entrevistas já foram realizadas
O Sicredi tem um NPS (Net Promoter Score) elevado entre seus associados. Cerca de 63% deles recomendariam os produtos e serviços das cooperativas filiadas ao Sistema a amigos e familiares, resultando em um NPS geral de 55% para a instituição. Este é o resultado da primeira edição da Pesquisa de Satisfação NPS, com dados coletados junto a mais de 48 mil associados entrevistados no ano de 2011, e que seguirá sendo realizada até 2015, como parte do Planejamento Estratégico 2011-2015 do Sicredi. A média de entrevistas foi de 6 mil entrevistados a cada mês.
O objetivo da iniciativa é medir a satisfação dos associados com uma metodologia simples desenvolvida pela Bain & Company. A partir das respostas à pergunta "Você recomendaria o Sicredi a um amigo ou colega?”, classificam-se os associados numa escala de 0 a 10. Os promotores são aqueles que respondem 9 ou 10 - fãs genuínos dos produtos; neutros - aqueles que respondem 7 ou 8; e detratores, aqueles que respondem 6 ou menos. Ao subtrair a porcentagem de “promotores" da porcentagem de “detratores", obtém-se a métrica denominada Net Promoter Score (NPS).
De acordo com Daniel Ferretti, da Superintendência de Comunicação e Marketing do Sicredi, a metodologia tem relação direta com o crescimento das empresas. “As organizações com um NPS maior apresentam índices de crescimento superiores às demais. Portanto, o NPS se reflete em resultados, já que os associados considerados ‘promotores’ – que apontam notas 9 e 10, utilizam mais produtos, recomendam a empresa para mais pessoas e permanecem mais tempo como associados”, explica. Além de obter o NPS do Sicredi, a pesquisa também aborda outras questões, que verificam a percepção dos associados quanto a produtos, canais e atendimento da instituição. 

Bombeiros - Automóvel zero Km incorporado a frota


O Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas conta desde a manhã de hoje com mais uma viatura. A chave do automóvel Gol zero quilômetro foi entregue pelos prefeitos Pedro Paulo Prezzotto (DEM – Getúlio Vargas) e Cirilde Maria Braciak (PP – Estação) ao Tenente Amaral.
Matéria completa na edição de sexta-feira (28).

Homem é preso por contrabando e tenta subornar policiais


Na madrugada desta terça-feira (24) a Brigada militar de Erechim prendeu um homem de 34 anos com uma carga de 1,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. As 15 mil carteiras estavam em um Monza. Ao ser abordado pelos policiais militares, o homem tentou ainda suborná-los. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo pelos crimes de contrabando e corrupção ativa, crimes que com as penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão.
O preso é irmão de outro contrabandista preso na madrugada de ontem no município de Lagoa Vermelha. também com aproximadamente 1,5 mil pacotes de cigarro. Ambos declararam que compraram os cigarros no Paraná (próximo a Foz do Iguaçu) e tinham como destino o município de Caxias do Sul, onde venderiam a mercadoria em pequenos comércios locais. O homem preso nesta manhã foi conduzido ao Presídio Regional de Passo Fundo

Homem fica ferido em acidente na BR 153


Por volta das 14h de segunda-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente em Três Arroios/RS, no km 29,4 da BR 153 (próximo a Linha Santo Antonio-acesso secundário a Gaurama pela BR 153). Na ocorrência, um homem de 51 anos capotou seu veículo, uma caminhonete Ford/Ranger, com placas de Erechim. Ele seguia no sentido Erechim-Concórdia, quando aquaplanou sobre a via, chocou-se contra um barranco e capotou. Chovia no momento do acidente.
O condutor ficou preso às ferragens do veículo, sendo retirado por equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Erechim e encaminhado com lesões graves ao Hospital de Caridade para atendimento médico.
Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal - Erechim.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa Di Baco - Mais de 60 mil pessoas visitaram evento que foi aberto pelo governador Tarso Genro (PT)







A I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa Di Bacco foi aberta na sexta-feira (20) com a presença do governador Tarso Genro (PT), dos secretários, Ivar Pavan (PT) e Beto Albuquerque (PSB), e do presidente da Emater/RS, Lino De David, além de lideranças locais e regionais. O presidente da Feira, Ari Pertutuzatti, do presidente da Festa Di Bacco, Lucas Farina, abriram os pronunciamentos e deram as boas-vindas as autoridades e visitantes.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual garantiu apoio do governo aos produtores prejudicados pela estiagem. “Vamos ajudar os produtores que tiveram perdas”, destacou Tarso Genro, ao falar de políticas como o Plano Safra. O governador do Estado também enumerou investimentos em áreas como educação, saúde e segurança publica. “Sou um governador comprometido com a agricultura familiar”, afirmou.

O secretário Pavan falou do compromisso do governo do Estado e da SDR em fortalecer a agricultura familiar e as feiras que irão acontecer durante este ano. Disse da importância que estes eventos têm por proporcionar a proximidade do produtor com o consumidor, participando de todo o processo. “As feiras possibilitam a divulgação do produto e consolidação das marcas”.
A produtora rural Marlene Cassol, ligada à atividade da agroindústria, agradeceu a presença do governador em nome dos expositores. “Temos muito o que mostrar na agricultura familiar e, mesmo com a estiagem, nos desafiamos a estar aqui”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), que participou da abertura da feira, também destacou a importância da agricultura familiar para a região. “Estamos renovando o nosso compromisso com a agricultura familiar”, frisou.
No Pavilhão da Agroindústria Familiar 139 estandes com agroindústrias, espaço para comercialização de uvas e frutas, além de artesanato foram visitadas. No outro pavilhão, equipamentos e tecnologias destinados ao setor. Nos três dias de evento, aconteceram shows, apresentações culturais e programação técnica. De acordo com os organizadores mais de 60 mil pessoas visitem a feira até a note de domingo (22).
Fotos: Assessoria Imprensa Palácio Piratini

Pagamento do funcionalismo estadual começa na próxima sexta-feira

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que o pagamento referente ao mês de janeiro para os servidores públicos estaduais começa na próxima sexta-feira (27).

Confira o calendário com as datas do pagamento:
Sexta-feira (27/01): Magistério, Quadro Geral, Quadro de Servidores de Escola, Inativos Ferroviários e FEPPA.

Segunda-feira (30/01): Polícia Civil e Brigada Militar (exceto Delegados, Capitães e Oficiais), SUSEPE e Institutos (exceto Técnicos Penitenciários e Peritos), Saúde Nível Médio e vinculados ao Quadro Geral.

Terça-feira (31/01): Demais servidores do Executivo.

Sexta-feira (03/02): Recadastramento 2011 com pendência superior a 60 dias.

Texto: Assessoria de Imprensa 

Contexto - Neivo A T Fabris



E o Carteiro não veio...
O serviço postal acompanha a evolução do país desde sua emancipação política e administrativa que completa 190 anos em setembro. A iniciativa da Inglaterra em adotar o selo foi seguida pelo Brasil no ano de 1843. Não é por acaso que o Olho de Boi é uma das peças filatélicas mais raras e procuradas por colecionadores do mundo todo. Os Correios foram e continuam sendo determinantes para o desenvolvimento sócio e econômico brasileiro,
I I
No ano de 1969 o Departamento de Correios e Telégrafos foram transformados na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Nestes últimos quarenta e dois anos a ECT conquistou o reconhecimento da sociedade e por anos a fio obteve o conceito de empresa pública mais confiável. O número de serviços foi ampliado e a evolução dos meios de comunicação eletrônica e a redução de custos na telefonia não faz sombra à importância dos Correios.
I I I
Mas desde a última greve a entrega das correspondências ficou longe da normalidade em que todos estavam habituados. No período que se seguiu a paralisação milhões de boletos entregues vencidos, foi paga com multas e juros. Neste início de janeiro o problema teve continuidade. Em Getúlio Vargas as contas de telefone fixo e celular, faturas de cartão de crédito e cobranças de todo o tipo, endereçadas para particulares ou empresas continuam em parte sendo entregues após o vencimento.
I V
Até um passado recente três carteiros davam conta da demanda local. A agência Getúlio Vargas teve por muitos anos na sua equipe um funcionário que recebeu da Diretoria Regional do RS o título de Carteiro Padrão. A falta de quadros é apontada como a causa do problema que promete ser resolvido com a abertura de concurso público. Até lá deverá perdurar a busca das correspondências, ao menos dos envelopes das contas e boletos bancários no balcão das agências.
Curtas:
# A Lei de Responsabilidade Fiscal já foi a muito incorporada no cotidiano das administrações municipais.
# Ao encerrar suas gestões os prefeitos devem deixar as contas rigorosamente em dia.
# Neste último ano de governo os gestores sabem que será necessário apertar o cinco e cortar despesas.
# A possibilidade de que 30 municípios gaúchos voltem à condição de distrito motivou reunião, na quarta-feira (18), entre a Famurs, representantes das prefeituras e a Assembleia.
# Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona as leis complementares que deram origem aos municípios em 1996.
# Dos 32 municípios da Amau Cruzaltense, Quatro Irmãos e Paulo Bento correm o risco de serem rebaixados a distrito.
# O vereador Irineu Queiroz (PT) deve reassumir sua vaga na Câmara de Getúlio Vargas neste último ano da legislatura.
# No período em que o ex. secretário da saúde integrou a equipe de governo do prefeito Paulo Polis (PT) a vaga foi ocupada pelo suplente Gelson Seminotti (PT).
# Dentre as ações de Queiroz no executivo erechinense, destaque para a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
# O SIM é responsável pelo controle dos produtos de origem animal, como embutidos, queijos, ovos, mel e doces.
# De igual modo do monitoramento e inspeção da sanidade do rebanho, o local e higiene da industrialização, a certificação dos produtos, entre outros

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Encontrado cadáver em Getúlio Vargas - Homem drogado confessou o crime


Por volta da 01h20 desta quinta-feira, 19, a Brigada Militar de Getúlio Vargas foi informada de que no bairro XV de Novembro um indivíduo estaria com alucinações em decorrência do uso de drogas.
Uma Guarnição deslocou ao local e realizou a abordagem do mesmo. Por estar visivelmente “fora-de-si”, foi encaminhado ao hospital para recebeu atendimento médico.
No caminho, comentou com os Policiais de que há alguns dias teria cometido um homicídio. Após ser medicado, os Policiais retomaram o assunto do homicídio e o referido confirmou o fato, indicando onde o corpo estaria.
Juntamente com Agentes da Polícia Civil, foi deslocado ao local indicado, estrada que liga Getúlio a Erebango, e a versão foi confirmada.
O corpo, já em avançado estado de putrefação, estava enterrado em uma cova rasa. Foi realizado o levantamento técnico pelo IGP de Passo Fundo. O  cadáver foi removido para necropsia. O corpo seria do adolescente Maicon Villa, 17 anos, desaparecido no final do mês de dezembro 2011. O acusado, 37 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido à DP local. Mais detalhes, na edição de amanhã.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Metade Norte pode ter temporal hoje e amanhã

Calor continua em todo o Estado, e região oeste segue em alerta para a baixa umidade

No Sul e Oeste o tempo continua seco, e segue o alerta para a baixa umidade do ar, que pode se repetir. Ontem, algumas cidades como Alegrete, São Borja e São Gabriel, na Fronteira Oeste, ficaram muito perto de entrar na faixa de emergência da escala de umidade definida pela Organização Mundial de Saúde, com índices que chegaram a cair até 12%.
Por outro lado, choveu em algumas localidades da Serra, como em Canela, que chegou a registrar acumulado em torno de 35mm, o equivalente a 20% da média de janeiro.
Hoje o dia começou com chuva fraca e nebulosidade no Litoral Norte. Em Torres, a precipitação gerou um acumulado de quase 5mm até as 6h. Apesar disso, o tempo permanecia seco no começo do dia na maior parte do território gaúcho.
A temperatura, que chegou a 37ºC ontem em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, e 30,1ºC em Porto Alegre, deve ficar em torno da mesma marca hoje. No Litoral e no Sul, a máxima pode chegar a 27ºC.
Pela manhã, fez 14,1ºC em São José dos Ausentes, na Serra, e 22,5ºC em São Borja. Na Capital, a mínima foi de 20,7ºC segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão para os próximos dias
Na sexta-feira as áreas de instabilidade que se encontram sobre Santa Catarina se deslocam para sul, atingindo novamente o norte do Estado, provocando pancadas de chuva no final do dia nessa região. Porém, essas pancadas ainda serão de baixo acumulado e passageiras. O tempo seco predomina no restante do Rio Grande do Sul, com sol e calor o dia todo. Somente onde a nebulosidade é maior a temperatura máxima não sobe muito. 
E o fim de semana começa sem mudanças significativas no tempo no Rio Grande do Sul. Sábado a condição para pancadas de chuva típicas de verão ainda ficam restritas à região Norte, onde não se descarta ocorrência de temporal com vento forte e granizo. No restante do território gaúcho, o tempo permanece seco e o calor continua, com quase todas as regiões apresentando temperaturas acimas dos 30ºC.

Silagem do milho ameniza prejuízos


À esquerda espigas de milho normais e à direita as que estão sendo usadas para silagem

Na lavoura de milho, a silagem – que transforma a espiga em alimento para o gado - aparece como alternativa para amenizar as perdas ocasionadas pela estiagem. É a solução encontrada por produtores como Diógenes Mello Giovanella, de Santo Antônio do Planalto.
Tudo indicava que, no início da cultura, a produtividade da lavoura de milho seria alta em razão do clima excelente e da tecnologia de sementes e insumos usados na plantação.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Encontrado corpo de jovem desaparecida no Lago de Itá em Aratiba


    Bombeiros de Erechim e mergulhadores de Passo Fundo localizaram por volta das 15h20min desta segunda-feira, 16 de janeiro,  o corpo de Saraiane Bez, 19 anos.
     Ela sumiu nas águas do lago da barragem Itá no domingo por volta das 16h30min, a 2 km de Aratiba, após o barco em que ela estava virar a cerca de 60 metros da margem. Saraiane estava com o namorado, Márcio José Machado, 28 anos e outro casal de amigos. Não se sabe em que circunstâncias a embarcação virou.
      Márcio e o casal de amigos chegaram a ser socorridos por uma outra embarcação e levados para a margem.
    Saraiane não teve a mesma sorte e desapareceu nas águas. Nesta segunda-feira mergulhadores localizaram o corpo a 17 metros de profundidade de onde foi retirado para necropsia em Erechim. O sepultamento deverá ser nesta terça-feira provavelmente em Aratiba. 
    No complemento da tragédia de domingo, o namorado Márcio José após o desaparecimento de Saraiane no lago, seguiu rapidamente para sua casa em Aratiba onde de posse de uma espingarda disparou contra si tendo morte instantânea. Ele foi sepultado nesta segunda-feira no final da tarde em Aratiba. Marcio era motorista da prefeitura de Aratiba.

* José Adelar Ody.
* Crédito fotos: Leonardo Bortolotto/Divulgação.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Feira da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco terão sete shows


Publico que estiver no Parque da ACCIE nos três dias de feira poderá assistir os shows somente pelo preço do ingresso no valor de R$ 3,00

Delcio Tavares, Iotti, Grupo Sul Paion com Naneto Pipeta, Marcio Rech, Orquestra Gaucha de Viola Caipira, Oswaldir e Carlos Magrão e Tenor Dirceu Pastori estão confirmados como as atrações musicais da I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco. A feira acontece neste final de semana (20 a 22 de janeiro) no Parque da ACCIE, em Erechim, com uma expectativa de público de 60 mil visitantes. Todos os shows acontecerão no Palco Principal, localizado no interior do Parque de Exposições e não haverá cobrança de valores diferenciados para assistir as apresentações. “Estabelecemos um valor único para os ingressos em R$ 3,00 e isso também dá direito aos shows”, explica o coordenador geral da feira, Ari Pertuzatti.
A série de shows começa no dia 20, às 21h com a apresentação de Délcio Tavares. No dia 21, e estão programadas as apresentações de Iotti (19h) e Grupo Sul Paion com Naneto Pipeta (21h). No domingo, 22, acontecem três shows:  Marcio Rech (16h), Orquestra Gaucha de Viola Caipira( 18h) e Oswaldir e Carlos Magrão( 21h). O ultimo show, com o tenor Dirceu Pastori, está programado para o dia 19 de fevereiro, no Seminário de Fátima, no encerramento da comercialização da safra de uva.
As atrações: Um espetáculo que mistura ritmos gaúchos e italianos, é o que Délcio Tavares leva ao palco. Acompanhado pela banda formada pelos músicos Jorge Pereira "Lambreta" (guitarra/vocal), Fernando Machado (teclados), Luiz Goulart "Magro" (bateria/vocal), Valter Cruz (baixo/vocal), Carlos Alberto "Betinho" (acordeom/vocal), Rodrigo Pires (gaita ponto e vocal) e Thais (vocais), Tavares deverá mostrar em Erechim o seu mais recente trabalho "DELCIO TAVARES - AO VIVO NO THEATRO SÃO PEDRO" que vem em dois volumes "GAÚCHO" e "ITALIANO" e no DVD "Ítalo-Gaúcho". O primeiro com músicas consagradas do Nativismo Gaúcho, incluindo releituras de clássicos como Mate de Esperança,  Primeira Vez, Que Saudade (à Honeide Bertussi), Oh! De Casa. No segundo, com sucessos vindos da Itália, como Al Di Lá, Volare, Tarantelas e Vivo per Lei, entre outros. Mesclar a tradição gaúcha com o romantismo da música italiana é uma marca de DÉLCIO TAVARES, fazendo de suas performances no palco um espetáculo único, com momentos distintos e marcantes, indo das tradicionais "pilchas" gaúchas ao elegante terno e gravata.
A Orquestra Gaucha de Viola Caipira  é integrada por 50 músicos e visa resgatar e disseminar o estudo da viola caipira, da cultura musical, das raízes tradicionalistas e da musica erudita. O grupo, formado em Sapiranga é integrado por músicos entre  7 e 84 anos e usa exclusivamente a viola caipira de 10 cordas, tocando músicas gaúchas e clássicas.

De todos os artistas que irão se apresentar, Marcio Rech é o único natural de Erechim. Filho de agricultores familiares,  Marcio aperfeiçoou-se em acordeão e Teoria Musical na Escola Belas Artes Osvald Engel. Também toca violão e teclado. Já tocou com Chiquito e Bordoneio e Bandativa.
Com 25 anos de carreira, Oswaldir & Carlos Magrão, apresentam em Erechim o seu primeiro DVD, uma coletânea dos maiores sucessos. Vencedores do primeiro festival Rimula Schell de música regional brasileira, que consagrou a dupla em todo o país, Oswaldir e Carlos Magrão conquistaram ainda mais popularidade após o  CD  Querência Amada. A música tornou-se um hino no Rio Grande do Sul, ultrapassou a marca de mais de 400 mil discos vendidos. São 13 discos lançados, e quase um milhão de cópias vendidas e fãs espalhados por todo o país entre todas as faixas etárias.
Carlos Henrique Iotti, nascido em Caxias do Sul em 1964,jornalista formado pela UFRGS, chargista e desenhista de histórias em quadrinhos, autodidata com passagens pelos estúdios de Santiago, Edgar Vasques e Joaquim Fonseca, também estará na feira, com o seu Radicci, o  mais popular de seus personagens (depois veio a família do Radicci: a mulher Genoveva, o filho Guilhermino, o pai Anacleto e outros). O personagem Radicci esteve em rádios, revistas, televisão e na Copa do Mundo. Em 1997 Iotti ganhou o HQ Mix, prestigiado prêmio de quadrinhos brasileiro.

Natural de Caxias do Sul, o Gruppo Sul Paion canta em dialeto vêneto, faz shows e anima festas típicas em diversos estados brasileiros e no exterior. O Sul Paion (em cima do colchão de palha de milho) é formado por descendentes de imigrantes italianos e quase todos dominam muito bem o dialeto vêneto, o “Talian” ainda falado em grande parte das comunidades do interior do Rio Grande do Sul, em especial na região da Serra Gaúcha. Formado por dez músicos, o Sul Paion destaca-se pela sua versatilidade nas apresentações. Anima bailes, noites italianas, filós, shows típicos mas, também, pode apresentar-se de maneira descontraída e itinerante como tem feito nos “assaltos culturais” das últimas Festas da Uva. É composto por três metais (dois trompetes e um trombone), acordeon, teclado, guitarra, contrabaixo, bateria e seis vozes.







Tragédia acaba em morte de namorados



Não poderia terminar de forma mais trágica o final de semana para duas famílias do município de Aratiba a 36 km de Erechim na divisa com Santa Catarina.

Dois casais de namorados passeavam num barco a motor no lago da barragem Itá, quando a embarcação virou. As circunstâncias  só serão definidas após levantamento e apuração das autoridades policias. ( O Instituto Geral de Perícias já está no local)
O acidente aconteceu a 2 km da cidade de Aratiba próximo ao lugar conhecido como ‘Igrejinha’, onde se localiza uma antiga igreja que deixa à mostra suas torres na antiga comunidade do Sarandi.
Três dos ocupantes do barco conseguiram ficar suspensos na água se apoiando no casco do barco , mas Saraiane Aparecida Bez, 19 anos, comerciária em Aratiba (a mãe reside no meio rural no município vizinho em Barra do Rio Azul), não teve a mesma sorte e afundou nas águas do lago. 
Segundo informações de um funcionário da prefeitura de Aratiba um outro barco que estava no local resgatou os três e os levou até a margem.

Imediatamente Márcio pegou o seu veículo estacionado na margem e dirigiu-se em alta velocidade para sua casa na rua Itá em Aratiba.

Os amigos ainda teriam tentado contê-lo temendo o pior. Dentro de casa, Márcio teria passado pela mãe sentada na sala e dirigiu-se rapidamente para seu quarto. A tragédia se consumaria em instantes quando se ouviu um estampido de espingarda.

O rapaz desferiu um tiro no queixo, de baixo para cima, tendo morte instantânea. Márcio Machado era funcionário público municipal (motorista da prefeitura de Aratiba). Segundo um outro funcionário da prefeitura e que conhecia bem o colega, há três ou quatro anos, Márcio perdeu sua então namorada em um acidente de trânsito entre Aratiba e Erechim.

Com Sariane, Márcio estaria namorando há cerca de dois a três anos. A tragédia no lago aconteceu por volta das 16h30min desde domingo.

Os bombeiros de Erechim chegaram às 18h20min no local para localizar a retirar o corpo de Sariane Bez das águas. Enquanto isso o corpo de Márcio Machado estava no seu quarto em sua casa quase no centro de Aratiba.

O corpo do homem foi trazido para Erechim para a necropsia. Quando escureceu os Bombeiros encerram as buscas e retornaram nesta segunda-feira, 16 de janeiro.

* José Adelar Ody. 





* Crédito fotos: Leonardo Bortolotto/Divulgação.