Contexto - Neivo A T Fabris

Saindo do prelo

A obra “Irmão Taciano: Um Marista Feliz e Solidário” já está disponível nas bibliotecas de todas as escolas Maristas do RS. A biografia do religioso que residiu por muitos anos em Getúlio Vargas, foi escrita por Reni Giaretta Oleksinski. Outros tantos religiosos da congregação que no ano de 1938 instalou uma escola no jovem município que adotou como patrono o então presidente da República já tiveram suas histórias registradas em livro. O último deles foi o Irmão Paulo da Cruz, que teve destacada contribuição no desenvolvimento do local tendo sido um dos sócios fundadores da Cooperativa Tritícola de Getúlio Vargas Ltda.
I I
Dono de um sorriso cativante e um português correto, com leve sotaque italiano herdado dos pais, o Irmão Taciano exerceu o cargo de vice-diretor do Juvenato Imaculada Conceição. O local onde hoje está o Fórum foi na década de sessenta e setenta a horta para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos nas aulas de práticas agrícolas. Munidos de pás, enxadas e ancinhos, os alunos eram orientados pelo Irmão Taciano. Grupos de quatro ou cinco jovens cultivavam um canteiro e periodicamente levavam para casa alface, cenoura, beterraba, rabanete e rúcula, resultado dos seus ensinamentos e do trabalho realizado.
I I I
Para muitos a lembrança do Irmão Taciano está ligada ao cotidiano do Colégio Cristo Rei e as Missas de domingo na Igreja Matriz. Mas o trabalho do religioso franzino, de sorriso largo, óculos com lentes grossas, chapéu de palha e sua inseparável pasta se estendia aos locais mais carentes da cidade. O resultado de tanta dedicação poderá ser conferido no livro que terá seu pré-lançamento no dia primeiro de junho, às 19 horas, no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas. Para o lançamento, programado para as 19h30min do dia cinco de junho, foi escolhida a Comunidade São Marcelino Champagnat, na Av. Borges de Medeiros.
Curtas
# Uma delegação liderada por Milton Cantele (PMDB), prefeito de Campinas e presidente da Amau, e seu colega de Erechim Paulo Polis, viajou a Porto Alegre na quarta-feira (20).
# O grupo esteve na Secretaria Estadual da Saúde tratando dos ajustes do contrato referente aos serviços prestados pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim (FHST).
# Todos os prefeitos dos 32 municípios de abrangência da Amau estão mobilizados e aguardam um desdobramento positivo das negociações em curso com o governo Sartori.
# No ano passado o FHST registrou 16 mil internações, 10 mil cirurgias, 60 mil atendimentos de urgência e emergência e 130 mil atendimentos na área de traumatologia e ortopedia.
# A Câmara de Vereadores de Sertão aprovou na sessão ordinária do dia 18 de maio o projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Procuradoria Geral do Município.
# Os projetos de lei que autoriza o executivo sertanense protestar as certidões de dívida ativa, e o que concede aumento do vale alimentação dos servidores, vão ser analisados pela Comissão Geral de Pareceres.
# Em vigor desde o mês de dezembro, a Lei Estadual da Meia Entrada para Estudantes, que garante 50% do valor cobrado para atividades culturais e esportivas não tem sido observada.

# Os produtores que realizaram eventos culturais nos últimos cinco meses sem cumprir a legislação vigente estão sendo denunciadas e notificadas pelo Procon/RS.
# O beneficio deve ser concedido a estudantes que portem a carteira de identificação da Uges, Ubes, UEE-RS, UNE e as devidamente organizadas nos municípios.
Dito & Feito:
O Presidente do Poder Legislativo, Aquiles Pessoa da Silva (PP), participou da solenidade de abertura oficial do III Encontro do Programa Integração AABB Comunidade, que aconteceu na manhã do dia 16 de maio. O evento, que marcou as comemorações dos 15 anos de trabalho em Getúlio Vargas, foi promovido pelo Programa AABB Comunidade juntamente com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Associação Atlética Banco do Brasil e Agência Banco do Brasil local.

Comentários