terça-feira, 16 de junho de 2015

Presidente da Comissão Social da Frinape 2015 participa de reunião das Primeiras Damas da AMAU

Encontro na AMAU com representantes dos municípios
 
A Coordenadora da Comissão Social da Frinape 2015, Cristiane Dill, participou, na última sexta-feira, 12 de junho, da reunião das Primeiras Damas da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para os municípios inscreverem suas candidatas no Concurso de Escolha das Soberanas da Frinape 2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de junho junto à AMAU ou na ACCIE. As novas soberanas irão substituir a Rainha da Frinape 2013 Caren Santolin e as Princesas Julia Krasuski Vanzo e Franciele Roberta Rohr.
O encontro foi coordenado pela Primeira Dama de Campinas do Sul, Avani Cantele, que também fez um convite para que todos os municípios participem deste momento que envolve toda a região do Alto Uruguai. Avani anunciou, também, que ela e as Primeiras Damas de Barra do Rio Azul Márcia Caovila e de Ipiranga do Sul Nádia Ceron estavam se integrando à Comissão Social da Frinape 2015, como representantes da AMAU. Por isso, se colocaram à disposição das demais representantes dos municípios para esclarecer dúvidas sobre o Concurso.
Segundo Cristiane Dill, a escolha das Soberanas da Frinape 2015 tem como objetivo motivar e envolver a comunidade regional no processo de escolha das Soberanas da Feira - uma Rainha e duas Princesas -, que irão assumir o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo pleno sucesso do evento, bem como na divulgação das potencialidades de Erechim e Região do Alto Uruguai. Elas irão representar a Frinape nos eventos oficiais, bem como durante todos os dias da feira, que ocorrerá de 06 a 15 de novembro de 2015. A Coordenadora da Comissão Social explanou sobre os principais itens do regulamento do Concurso, destacando as alterações feitas para facilitar a participação do maior número de municípios. Entre as modificações está a não realização do desfile de rua, para redução de custos para os participantes, e padronização da roupa para o coquetel de apresentação das candidatas que se realizará no dia 4 de julho, sendo a proposta calça jeans e camiseta da feira.

REQUISITOS PARA SE INSCREVER
Cada município integrante do Alto Uruguai poderá inscrever uma candidata, o que deverá ser feito através de um ofício encaminhado à Comissão Social da Frinape 2015, acompanhado da ficha de inscrição assinada pela candidata e pelo Prefeito de seu município de representação, uma foto 3 x 4 colorida, oito fotos coloridas, sendo quatro de rosto e quatro de corpo inteiro, salvas em CD em formato JPEG, para divulgação, cópias da carteira de identidade, certidão de emancipação, quando for o caso, comprovante da escolaridade, comprovante de vínculo com o município e o termo de compromisso devidamente assinado. Estes documentos deverão ser entregues na ACCIE, mas também podem ser entregues na AMAU, que fará o encaminhamento à ACCIE.
As candidatas ao título de Rainha e Princesas da Frinape 2015 deverão ter disponibilidade de horários para cumprir o cronograma de atividades do Concurso.
O primeiro encontro das candidatas já está agendado para o dia 27 de junho, a partir das 9 horas, quando participam de uma palestra sobre etiqueta e boas maneiras, imagem pessoal, postura, comunicação, empatia, importância do relacionamento da corte e comissão social. Ao meio dia, durante o almoço, recebem instruções sobre os tipos de serviços, arrumação da mesa e etiqueta à mesa. À tarde, às 14 horas, a Rainha da Festa da Uva, Giovana Crosa, irá falar sobre a importância da Corte, da sinergia com o público e ações que a Rainha pode promover para enaltecer a feira. Em seguida, os palestrantes serão os historiadores Enori Chiaparini e Neusa Garcez, que explanarão sobre a história da colonização e desenvolvimento da região.

Os próximos encontros das candidatas serão dia 4 de julho, Coquetel de apresentação oficial das candidatas para a imprensa e autoridades; dia 11 de julho, prova escrita; dia 18 de julho, entrevista cultural e teste de vídeo; e, dia 22 de agosto, a etapa final, o desfile de passarela com divulgação dos resultados.

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