Situação de hospitais da Macrorregião Norte será analisada nesta quinta-feira

A situação dos hospitais da Macrorregião Norte será pauta de reunião nesta quinta-feira (16), em Erechim. Proposta pelo deputado Altemir Tortelli (PT), o encontro deverá reunir outros parlamentares estaduais que têm base na região, prefeitos, secretários municipais de Saúde e direções de hospitais. A atividade está prevista para as 12h, no Clube Caixeiral (Rua Severiano Almeida, 423 - Centro). 
 
FHST de Erechim entre os que aguardam recursos atrasados do Estado.  (Foto Divulgação)
 

A criação de uma frente suprapartidária em defesa dos hospitais da região é o objetivo do encontro. Foram convidados os deputados Gilmar Sossela (PDT), Ronaldo Santini (PTB) e Gilberto Capoani (PMDB). “Estamos propondo uma unidade suprapartidária para salvar os hospitais do Alto Uruguai”, sugere Altemir Tortelli.

Conforme o deputado, o momento exige unidade por parte das diferentes lideranças políticas regionais para a busca de soluções à crise dos hospitais, ocasionada pela suspensão dos repasses do Governo do Estado aos municípios para a área da Saúde e pelo fim do Incentivo de Co-financiamento da Assistência Hospitalar (Ihosp).
“Hospitais da nossa região estão falindo e não podemos ficar de braços cruzados. O Governo do Estado precisa retirar a área da Saúde do alvo dos cortes orçamentários”, argumenta Tortelli. Segundo dados da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, instituições de 39 municípios gaúchos tiveram que restringir o atendimento por falta de repasses.



Assessoria de Comunicação -
Gabinete do Deputado Estadual Altemir Tortelli​

Comentários