II Fórum Norte Gaúcho da Soja acontece nesta sexta-feira

Mais de 400 produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes são esperados, nesta sexta-feira, 2 de outubro, em Ipiranga do Sul, Berço do Plantio Direto, para o II Fórum Norte Gaúcho da Soja. O evento, que será realizado no Ginásio Municipal, é uma promoção do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Sicredi Estação e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas. Conta com o apoio da Faculdade Ideau e tem como patrocinadores Pioneer DuPont, Basf, Bayer e Monsanto.
Reunião preparatória para o evento que acontece em Ipiranga do Sul
 
 
O evento inicia às 8 horas, com recepção e credenciamento, abertura oficial às 8h45min e início da primeira palestra às 9h15min. Entre os temas a serem debatidos estão tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas, manejo e controle de doenças da soja, manejo de pragas e perspectivas climáticas para o verão 2015/2016. O evento acontece no Ginásio Municipal, a partir das 8 horas.
Entre os palestrantes estão o meteorologista Paulo César Etchichury, da Somar Meteorologia; o engenheiro agrônomo, professor Doutor Walter Boller; o professor Doutor Carlos Alberto Forcelini; e o Doutor em Entomologia, José Roberto Salvadori.

RELEVÂNCIA DA SOJA
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2014/15, a produção de soja no Brasil é de 95 milhões de toneladas, a área cultivada de 31 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,0t/ha. Esses números garantem ao complexo soja, a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil: US$ 31 bilhões. A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira. Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil.

PROGRAMAÇÃO
8 horas – Recepção e Credenciamento
8h45min – Abertura
9h15min – Tecnologias de Aplicação
Palestrante: Walter Boller
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1982), Especialista em Defensivos Agrícolas (Abeas, 1989), Mestre em Engenharia Agrícola - área de concentração em Mecanização Agrícola (UFSM, 1990), Doutor em Agronomia - área de concentração em Energia na Agricultura (Unesp-Botucatu, 1996). Professor da FAMV/UPF desde 1982. Linhas de pesquisa: 1- Ecofisiologia e Manejo de Plantas 2- Proteção de Plantas
10h30min – Manejo e Controle de Doenças da Soja
Palestrante: Carlos Alberto Forcelini
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1984), Especialista em Microbiologia (UPF/UFV, 1987), Mestre em Fitopatologia (Esalq/USP, 1992), Doutor em Fitopatologia (Universidade da Flórida, 1997). Professor da FAMV/UPF desde 1984
12 horas - Almoço
13h30min - Perspectivas Climáticas, verão 2015/2016
Palestrante: Paulo César Espinoza Etchichury
Sócio diretor da SOMAR Meteorologia, empresa privada de consultoria, projetos e serviços nas áreas de Meteorologia e Oceanografia, com sede na cidade de São Paulo /SP. Consultor sobre Análise e Tendências Climáticas.
14h45min – Manejo Integrado de Pragas
Palestrante: José Roberto Salvadori
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1974), Especialista em Defensivos Agrícolas (Abeas, 1984), Mestre em Agronomia – área de concentração em Fitotecnia (UFRGS, 1978), Doutor em Entomologia (Esalq/USP, 1986). Professor da FAMV/UPF desde 1996. Linha de pesquisa: Proteção de Plantas
16h45min - Encerramento

Comentários