Passo Fundo Shopping inicia a instalação de estrutura metálica

No canteiro de obras do empreendimento 16 máquinas trabalham simultaneamente, mas em processos distintos: escavação e aterro, fundação, concretagem, montagem da estrutura dos pilares e vigas metálicos, e laje em Stell Deck.
 
Autoridades e entidades acompanharam o início da montagem da
estrutura metálica do Passo Fundo Shopping nesta quarta-feira (4).
Fotos: Divulgação Passo Fundo Shopping/Diogo Zanatta
 

As obras do Passo Fundo Shopping, localizado na Avenida Presidente Vargas, em Passo Fundo (RS) entraram em uma nova fase com o início da montagem da estrutura metálica de pilares e vigas, e das lajes em Stell Deck. Várias frentes de trabalho e diversas máquinas de alta tecnologia estão entrando em cena. Para o trabalho de montagem da estrutura metálica são utilizados guindastes para içar as peças metálicas que foram produzidas na indústria ao longo dos últimos 4 meses. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Eugênio Bayer Reichmann, da EBR Engenharia, é nesta etapa de construção da estrutura, que envolve trabalhadores especializados, que a obra começa a tomar corpo e visibilidade. " A tecnologia empregada no empreendimento está entre o que há de mais moderno para a construção racionalizada, sustentável e ecológica, eliminando sobras, rejeitos e entulhos que geralmente outros sistemas construtivos geram nas obras. A montagem funciona como um grande “lego”, onde as vigas e pilares são estrategicamente colocadas para serem içadas e posicionadas pelos guindastes e através das plataformas elevatórias, profissionais especializados ligam umas às outras através de parafusos", explica.

No total, a estrutura possui 35 mil metros quadrados - o equivalente a praticamente 5 campos de futebol - e pesa mais de 2 mil toneladas, formando um conjunto de 251 pilares e 1.816 vigas principais, acompanhadas de 1.560 vigas secundárias, que irão suportar a carga dos dois pisos de lojas. "Sobre elas é colocado o Stell Deck, telha de aço galvanizada específica para este sistema de laje cuja principal característica é dispensar o uso de escoramento durante a montagem, compondo com o concreto e a armadura adicional a laje dos pisos", detalha o engenheiro. Espera-se que a estrutura do novo shopping seja erguida em um período entre 6 e 7 meses.

Mas até chegar a fase da montagem da estrutura do shopping, outras importantes etapas da obra foram realizadas com equipamentos e números que também traduzem o tamanho do empreendimento. Uma em especial, que é a perfuratriz hidráulica, permite a perfuração das estacas em hélice contínua e com concretagem submersa. Segundo Reichmann, estão sendo executadas em torno de 400 estacas de fundação, com profundidade entre 12 e 19 metros. "Esta tecnologia permite o controle da execução das estacas com monitoramento eletrônico de todo processo de escavação, como a profundidade, torque, velocidade, pressão e volume de concreto. Tudo checado simultaneamente no escritório de engenharia, com emissão de relatório para cada estaca", esclarece o responsável pelo gerenciamento da obra, que já atuou na construção de outros grandes centros de compras, como o Pátio Batel e Shopping São José, ambos no Paraná.

Também já foram executados 300 metros lineares de paredes-diafragma, responsável pela contenção do entorno do Shopping. Elas são subterrâneas, tendo 12 metros de profundidade (equivalente a 4 andares), 50 cm de espessura e foram preenchidas com mais de 2 mil m³ de concreto e 200 toneladas de aço. "Para a execução da cortina de contenção adotou-se a tecnologia da parede de diafragma com estabilizador polimérico em substituição da lama bentonítica - material biodegradável - que permite melhor controle de reuso. Todo esse processo garante a estabilização das áreas onde não houve movimentação de terra na etapa de terraplanagem", explicou. No total já foram escavados 110 mil m³ de terra que foram utilizados no aterro da área destinada ao estacionamento.

Junto ao trabalho de gestão da obra pela EBR Engenharia, outras frentes de trabalho entram no ritmo, mobilizando oito empresas da região que já estão trabalhando no local. O empreendimento possui Alvará de Construção e o Licenciamento Ambiental aprovados pela Prefeitura de Passo Fundo.

Sobre o Passo Fundo Shopping

O Passo Fundo Shopping está sendo construído em um terreno de quase 80 mil m² localizado na Avenida Presidente Vargas, 1.610, no Bairro São Cristóvão, em Passo Fundo (RS). Serão mais de 220 operações, incluindo 5 âncoras, complexo de cinemas com 6 salas com projeção em 3D, ampla praça de alimentação, alameda de serviços, centro médico, hipermercado, hotel e 1.700 vagas de estacionamento. Toda essa estrutura ficará dividida em três pavimentos. Para mais informações acesse: www.passofundoshopping.com.br ou ligue para (54) 3210-4000.

Comentários