Sessão Solene resgata os 98 anos de Erechim e presta homenagem a historiadores

Com o Plenário da Casa completamente lotado de familiares, estudantes, convidados e comunidade, o Poder Legislativo realizou na noite da última sexta, 29, a Sessão Solene para comemorar os 98 anos de emancipação política administrativa de Erechim e prestar homenagem aos historiadores que se dedicaram no passado, e aos que se dedicam, atualmente, para preservar a memória de nossos ascendentes.
 
Historiadores homenageados - Foto: Divulgação A Folha
 
Como orador da noite, o presidente do Poder Legislativo, vereador Lucas Farina que, num resgate histórico e cronológico, traçou a linha do tempo desde a descoberta do Brasil até a fundação do município de Erechim. No papel deste processo, como agentes da história, o trabalho a dedicação dos historiadores que mantém viva a memória e a trajetória daqueles que vieram antes de nós e construíram a história que conhecemos.
“Uma noite de homenagens a pessoas que dedicaram e dedicam grande parte de suas vidas para se debruçarem sobre documentos, publicações, livros, artigos e outros tantos detalhes históricos muitas vezes não perceptíveis a outras pessoas, para construírem obras que eternizam o nosso passado e desenham os rumos que devemos seguir, ou seja, através do exemplo daqueles que vieram antes de nós, temos a garantia de traçarmos o futuro”, pontuou.
“Entramos, a partir de agora, numa contagem regressiva onde apenas dois anos nos separam de nosso centenário, ou como muitos gostam de falar, um século de histórias, feitos, transformações, superações e idealizações. Dois anos nos separam do momento mais esperado para qualquer município ou ser humano que tenha a graça divina de alcançar este feito. De ter, em sua vida, visualizado e acompanhado as mais diferentes transformações da humanidade, sejam elas para o bem como para o mal”.
Destacando o papel dos historiadores, principais personagens da Sessão Solene, pontuou que o historiador é o profissional que estuda o passado humano em seus vários aspectos, ou seja, econômicos, sociais, culturais, ideais e o cotidiano. Investiga e interpreta criticamente, buscando resgatar e ampliar a compreensão da condição humana. “Seu trabalho baseia-se, principalmente, na pesquisa de documentos, manuscritos, impressos, documentos orais, filmes, objetos e fotos. Uma colcha de retalhos de dados que vão fidelizar o seu trabalho. A historiografia, como ciência, apresenta um papel relevante para as sociedades, pois através dela podemos centralizar e planejar ações no presente, bem como no futuro”.
Durante a Sessão Solene receberam a outorga da Medalha Mérito Legislativo Erechinense 16 historiadores de nosso município com obras publicadas sobre a história de Erechim, que preservaram o legado de nossos antepassados até os nossos dias.
Foram agraciados com a Medalha Mérito Legislativo “post mortem” os historiadores:
Altair José Menegati, Antônio Ducatti Neto, Aristides Agostinho Zambonatto, Benjamin Busato, João Frainer, João Weiss, Juarez Miguel Illa Font e Oscar da Costa Karnal. As Medalhas “post mortem” foram entregues aos familiares presentes e, na ausência destes, encaminhadas ao Arquivo Histórico Municipal para compor seu acervo.
Foram agraciados com a Medalha Mérito Legislativo Erechinense os historiadores:
Enori José Chiaparini, Ernesto Cassol, Helena Confortin, Isabel Gritti, Marli de Almeida, Neusa Cidade Garcez, Sônia Mári Cima e Thaís Janaina Wenczenovicz.
Durante a sessão, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Paulo Polis, direção da ACCIE, secretários municipais e representantes de políticos da região, os presentes também tiveram a oportunidade de ouvir as apresentações do cantor Márcio Rech e de integrantes da Escola de Belas Artes de Erechim que emocionaram a todos com as suas apresentações.

No final dos trabalhos, em nome dos historiadores presentes, o professor Ernesto Cassol, decano entre todos, agradeceu ao presidente da Casa, Lucas Farina e demais vereadores pela homenagem prestada aos historiadores que fizeram e que ainda fazem o grande trabalho, que é ser historiador.

Comentários