Cotrijal amplia estrutura de recebimento de grãos

A Cotrijal anunciou na manhã desta sexta-feira (1/7) a ampliação da sua estrutura e área de atuação. Na sede da BSBIOS, em Passo Fundo, a direção da cooperativa assinou contrato para aquisição de 14 unidades de recebimento e armazenagem de grãos da empresa. Com a ampliação, a região de atuação da Cotrijal passa para 30 municípios.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, explicou que a compra das unidades da BSBIOS veio ao encontro do planejamento estratégico da cooperativa, que já previa investimentos na região. “Discutimos amplamente o negócio entre direção, superintendentes, conselheiros de administração e fiscais e líderes de núcleo. Todos entenderam que seria um grande avanço”, informou Mânica.

Fundada em 14 de setembro de 1957, a Cotrijal completa 59 anos em 2016 e a expansão da sua área de atuação vem sendo feita dentro do planejamento estratégico. “Todos os investimentos são sempre feitos com cautela, analisando o mercado e o retorno. Jamais vamos dar um passo maior do que a nossa capacidade, porque a segurança da cooperativa é a segurança do produtor. E as estruturas que estamos comprando estão em condições muito boas, prontas para uso”, acrescentou o presidente da Cotrijal.

Outro ponto considerado positivo é o potencial de produção da região, tanto para as culturas de verão quanto de inverno. A intenção é atender os produtores com recebimento de grãos, venda de insumos, assistência técnica e serviços, pontos em que a Cotrijal se tornou referência. Na última safra de verão, os produtores da cooperativa alcançaram média de 65,7 sacas de soja/hectare e 167,2 sacos de milho/hectare.

Esta negociação fortalece ainda mais a parceria entre Cotrijal e BSBIOS, principalmente na comercialização de grãos oriundos da agricultura familiar.

HISTÓRIA - A cooperativa iniciou atividades em Não-Me-Toque e entre o final da década de 1960 e a década de 1970 abriu unidades em Colorado e Victor Graeff. Na década de 1980, mais três unidades foram inauguradas. Na década de 1990, houve um boom na expansão, com a implantação de mais dez unidades. Nos anos 2000, a cooperativa ampliou sua estrutura em mais 12 unidades. E nos últimos anos, outras nove unidades foram inauguradas, sendo o investimento mais recente na região de Esmeralda.


A Cotrijal hoje:
Sede administrativa: Não-Me-Toque
Municípios de ação: Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Tio Hugo, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Coqueiros do Sul, Almirante Tamandaré do Sul, Saldanha Marinho, Nicolau Vergueiro, Ernestina, Passo Fundo, Mato Castelhano, Coxilha, Esmeralda, Pinhal da Serra e Estação.
Unidades de recebimento de grãos: 39
Associados: 5.901
Funcionários: 1.578
Capacidade de armazenagem: 636.360 mil toneladas
Faturamento: R$ 1.351.579.662,04, no exercício 2015

Unidades negociadas com a BSBIOS:
Água Santa, Capo Erê (Erechim), Capão Bonito do Sul, Charrua, Engenho Grande (Água Santa), Esmeralda, Lagoa Vermelha, Muitos Capões, Rio Telha (Ibiaçá), Sertão, Tapejara, Três Pinheiros (Sananduva), Valinhos (Passo Fundo) e Vila Lângaro.

Comentários