Ipiranga do Sul - Gestão responsável e reconhecida pela comunidade





Há menos de quatro semanas do início de seu segundo mandato consecutivo, o prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) recebeu, na manhã de terça-feira (22), o editor do jornal A Folha Regional. Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, o prefeito de Ipiranga do Sul fez um breve balanço de sua administração. Comentou sobre a conjuntura econômica que afeta o setor público, afirmando que o momento exige serenidade, trabalho e austeridade.
A coligação formada pelo PTB e PP reelegeu, no dia 2 de outubro, o prefeito Mário Luiz Ceron e o vice-prefeito Marco Antônio Sana (PTB) com 930 votos (51,50%). Na eleição ocorrida há quatro anos eles foram eleitos com uma diferença de apenas onze votos, quebrando a hegemonia do PMDB, que havia vencido as seis eleições anteriores. Na atual legislatura, a oposição ocupa cinco, das nove cadeiras, e na próxima (2017 - 2020), a posição se inverte.

Vice-prefeito Marco Antônio Sana (PTB)
e o prefeito Mário Luiz  Ceron (PTB),
reeleitos para um segundo mandato.
Foto: A FOLHA REGIONAL

O hábito de levantar bem cedo vem do tempo em que era colaborador do Sicredi, onde trabalhou por dezessete anos. O prefeito de Ipiranga do Sul normalmente inicia o dia na garagem dos veículos que realizam o transporte escolar, aonde chega por volta das 6 horas. É com os motoristas e depois com o pessoal das obras que o chefe do Executivo toma os primeiros mates. Antes de iniciar o expediente na prefeitura, Mário Luiz Ceron pode passar pelas Secretarias da Agricultura e Educação, ou ainda na Escola Municipal D. João Becker e no Posto de Saúde.
Três semanas após a eleição, o prefeito viajou a Brasília. Na capital, ele esteve no Ministério das Cidades, onde cadastrou um novo projeto para pavimentação asfáltica. Confiante na sua aprovação, a iniciativa deverá garantir mais uma etapa na infraestrutura urbana. Revela que os logradouros já asfaltados contam com o chamado padrão rodoviário e que os cuidados necessários no planejamento permitem a manutenção da rede d’água sem danificar o trabalho. Na viagem posterior, Mário Luiz Ceron participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), oportunidade em que esteve no Ministério dos Transportes.
Integrante do Comitê Pró BR-153 (Transbrasiliana) e da Comissão Pró BR-285, o prefeito de Ipiranga do Sul representa os 49 municípios das regiões do Corede Norte e do Corede Produção. Presidido pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, o Comitê lançou, no primeiro semestre, durante a abertura da Colheita da Soja, um abaixo assinado que recebeu mais de 20 mil assinaturas em apoio à iniciativa. Entusiasta, Mário Luiz Ceron revelou que um dossiê contendo as assinaturas e os registros jornalísticos das ações empreendidas, entre outros, foi entregue ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e aos integrantes da bancada gaúcha em busca de apoio. Ele aponta como determinante para o desenvolvimento da região Norte do RS, a realização das obras.
Falando sobre o apoio de parlamentares das esferas federal e estadual, o prefeito realçou o suporte recebido, nestes quatro anos, do deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB). A equipe do deputado, eleito prefeito de Canoas no segundo turno, tem sido determinante para os interesses do município. De igual modo, de outros deputados, como Afonso Hamm (PP) e Vilson Covatti (PP). Da Assembleia, citou o deputado Ronaldo Sandini (PTB).
A estrutura administrativa do município, formada por oito Secretarias - Administração, Agricultura, Bem Estar Social, Educação e Cultura, Fazenda, Meio Ambiente, Obras e Saúde -, não foi alterada nestes quatro anos. Desde o primeiro dia útil de janeiro de 2013 houve apenas uma mudança de secretário. Mário Luiz Ceron aponta sua equipe de trabalho como excelente. O número de cargos em comissão é reduzido e o número de servidores de carreira beira a 110.
Com um orçamento para 2017 previsto em R$ 14 milhões, o chefe do Executivo acredita que o declínio das receitas devem se manter no próximo exercício. As estradas avariadas durante as chuvas que castigaram a região no mês de outubro já foram recuperadas. O moderno parque de máquinas da Secretaria de Obras e as aquisições feitas nos últimos anos são suficientes para atender as demandas. De igual modo, com a frota de máquinas e equipamentos da Patrulha Agrícola, de responsabilidade da Secretaria da Agricultura.
Dentre as iniciativas aprovadas pela comunidade, Mário Luiz Ceron aponta o Programa Máquina Certa - Plantar e Colher. Distinguido pelo Sebrae como inovador, o referido projeto contempla pro-priedades rurais com atividade familiar agrícola de até dez hectares na sua totalidade e que não possuam máquinas de alta tecnologia. A parceria com entidades e órgãos, como a Emater-Ascar/RS, são muito importantes, disse. O prefeito destaca também a realização do Fórum Norte Gaúcho da Soja, promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Accias, Associação dos Engenheiros Agrônomos, prefeitura, Emater/Ascar e Sicredi Estação.
As áreas da educação e da saúde são prioritárias. A ampliação da educação infantil para alunos a partir de 2 anos de idade ocorreu em outubro do ano passado. Ainda na educação, a aquisição de novos ônibus para o transporte escolar e a inauguração da quadra poliesportiva, a realização do Fórum Municipal da Educação e do programa Alfa e Beto, entre outros. A nova UBS, complexo com cerca de 300 metros quadrados, já é uma realidade. O Fórum de Saúde Pública tem sido determinante para o sucesso do programa de Saúde Coletiva, iniciado em 2013.

O prefeito Mário é casado com Nadia Sandri Ceron, pais de Laion Miguel, 14 anos, e Édina Laura, de 12. O vice-prefeito Marco Antônio Sana é casado com Nalva Scolari, pais de Iasmin, 19 anos, e Rafaela, de 11 anos.

Comentários