URI e Correios lançam Carimbo Comemorativo aos 25 anos da Universidade

O carimbo comemorativo é uma marca filatélica que se destina a difundir datas comemorativas de instituições, homenagear personalidades e registrar acontecimentos relevantes no contexto sociocultural.

O Reitor Luiz Mário Silveira Spínelli enalteceu a importância
da iniciativa que marca os 25 anos da URI


Foi lançado nesta segunda-feira, 8, o carimbo dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) em homenagem aos 25 anos da URI. O carimbo comemorativo é uma marca filatélica que se destina a difundir datas comemorativas de instituições, homenagear personalidades e registrar acontecimentos relevantes no contexto sociocultural. Antes dos pronunciamentos foram registradas as três primeira oblitorações foram feitas pelo reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, pelo prefeito, Luiz Francisco Schmidt e pelo diretor da URI Erechim, Paulo José Sponchiado.
Para o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, este é um momento simples, mas importante. “É um ato simbólico dentro do 25 anos da URI”. De acordo com o reitor a URI chega aos seus 25 anos sem ostentações. “É um tempo de reflexão como sugere este Carimbo Comemorativo”. Luiz Mario Silveira Spinelli destacou o caráter comunitário da URI e seu papel ao longo do tempo no desenvolvimento regional. O reitor salientou ainda que a história do ensino superior em Erechim e nas regiões onde a URI mantém unidades remonta a antes de 1992. Por fim destacou o modelo da Universidade e, que pelos próximos 30 dias, as correspondências postadas em Erechim alcançarão o mundo inteiro levando o nome da URI e da cidade.
O prefeito Luiz Francisco Schmidt também enalteceu os 25 anos da URI e os 99 anos do município comemorados no dia 30 de abril. Fez uma referência sobre como ele, na condição de erechinense, e depois como prefeito em outro período, pode acompanhar o surgimento da instituição enquanto universidade. “Hoje a URI que hoje está consolidada”, observou.
O gerente de vendas dos Correios, com sede em Passo Fundo, Everton Giongo Borges, destacou a data comemorativa, a importância de levar o nome da URI e da cidade mundo afora e a parceria entre Correios e Universidade. “O nome da URI vai correr o mundo”, salientou chamando a atenção para a confiança depositada pela Universidade.
O carimbo comemorativo difundido pelos Correios proporciona grande visibilidade e reconhecimento público, arcando no tempo e no espaço, o fato por ele registrado.  Será utilizado para obliteração de correspondências na agência local do lançamento, no caso em Erechim, de 8 de maio a 7 de junho de 2017, garantindo sua circulação e a divulgação do evento por ele registrado, pelo Brasil e pelo mundo.
Após cumprir sua missão de “obliteração/carimbação”, o carimbo será encaminhado ao acervo do Museu Nacional dos Correios, onde servirá de fonte de pesquisa bibliográfica e iconográfica.
O evento realizado na reitoria da Universidade contou com a presença do reitor, Luiz Mario Silveira Spinelli, dos pró-reitores de Ensino, Arnaldo Nogaro; de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos; de Administração, Nestor Henrique De Cesaro; do diretor da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, do prefeito Luiz Francisco Schmidt; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub e os representantes dos Correios, Gregori de Castro Birck, Marilene Scariot e Alcir Kochanski. A solenidade também foi prestigiadas por chefes de departamentos da URI em Erechim.

Comentários