Comitê Estratégico Soja Brasil promove fórum em Passo Fundo

Na terça-feira (13) o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) realiza, em Passo Fundo (RS), o Fórum Nacional de Máxima Produtividade. O evento marca o início das comemorações dos 10 anos da instituição com uma marca impressionante. Desde a safra 2008/2009 até hoje, o resultado apresentado pelos campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade cresceu 70%.
No primeiro Desafio do Cesb, no final da década passada, o título foi conquistado com uma produção de 82,8 sacas por hectare (sc/ha). Na safra 2014/2015 o campeão registrou a marca recorde de 141,8 sc/ha. Nos dois anos seguintes os vencedores produziram em média 120 sc/ha.
Para o presidente do Cesb, Luiz Nery Ribas, o resultado é emblemático, pois demonstra que existe espaço para a alta produtividade no campo. "Em 10 anos a produção média brasileira se manteve em 40 a 50 sc/ha. Nós conseguimos demonstrar que é possível produzir mais, com mais eficiência. Isso fixa a família do produtor no campo, gera mais alimento para o mundo no mesmo espaço de terra, o que diminui a abertura de novas áreas", comenta Ribas.
A evolução do Cesb também pode ser demonstrada pelo número de inscritos no Desafio. Na primeira edição foram 140 participantes; neste ano, mais de 5 mil produtores de soja se inscreveram no evento, o que possibilita ao Cesb o acesso direto a 10% da área plantada de soja no Brasil. "Temos um banco de dados, equipe especializada e conhecimento técnico que fazem do Cesb uma referência quando se pensa em altas produtividades da soja", explica Nery.
Plataforma de conhecimento
Para os próximos anos o Cesb pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade. Para isso iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar a alta produtividade com sustentabilidade e rentabilidade dos campeões do Desafio.
Fórum Nacional
Neste ano o Fórum Nacional de Máxima Produtividade do Cesb Safra 2016/2017, acontece no dia 13 de junho em Passo Fundo (RS), no espaço da Casa de Eventos Gran Palazzo. O evento, que detalha as técnicas utilizadas pelos campeões que atingiram altas produtividades, será realizado em parceria com a Cotrijal e premiará os vencedores do Desafio de Máxima Produtividade Safra 2016/2017. Os convites são limitados e os interessados devem ligar para 15-34182021 e garantir uma vaga.

"O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade", finaliza Nery.

Comentários