Tudo pronto para o IV Fórum Norte Gaúcho do Milho



Evento será realizado na próxima sexta-feira, 28 de julho, em Getúlio Vargas



Já está tudo pronto para a realização do IV Fórum Norte Gaúcho do Milho, que acontece na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, em Getúlio Vargas, no Centro Comunitário Centenário. Uma reunião realizada no Gabinete do Prefeito de Getúlio Vargas nesta terça-feira, dia 18, alinhou os últimos detalhes do evento. Presentes, além do Prefeito Soligo; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar José Rigon; o Presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli; o Diretor de Agronegócio da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva; o Gerente Regional Adjunto da Emater Alto Uruguai, Marcos Antonio Gobbo; e o publicitário Jhones Duart.
Apesar de a cada ano ser menor a área de cultivo do milho na região, os organizadores do evento estão esperando a presença de mais de 250 produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrícolas e estudantes. O Fórum, que tem como objetivo o repasse de informações técnicas e atualizadas sobre a cultura do milho, contará com a presença de grandes especialistas, que irão debater temas como a tendência dos preços futuros para o milho, como será o clima na próxima safra, controle de pragas e doenças, aplicação de nitrogênio no solo, produtividade com qualidade na silagem do milho e manejo para altas produtividades.
Serão palestrantes do Fórum do Milho os engenheiros agrícolas e professores Doutores Christian Bredemeier, Erlei Melo Reis e João Ricardo Alves Pereira, a meteorologista Mestre Ludmila Pochmann de Souza, e o Doutor em Economia Antonio Da Luz. O IV Fórum Norte Gaúcho do Milho é uma promoção e realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Accias, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS Ascar e Faculdade Ideau. O evento conta com patrocínio da Sicredi Estação, Pioneer, DuPont, Dekalb e Sementes Agroceres.

PROGRAMAÇÃO
08h                      Recepção e Credenciamento
08h30min            Abertura Oficial

09h Palestra                  Avanços e Desafios do Mengo de Nitrogênio na Cultura do Milho
Palestrante           Prof. Dr. Christian Bredemeier
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (UFRGS) e em Fitotecnia (UFRGS), Doutor em Nutrição de Plantas e Agricultura de Precisão (Universidade Técnica de Munique / Alemanha), Professor Associado do Departamento de Plantas de Lavoura – UFRGS, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – UFRGS, Orientador do Programa de Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Áreas de atuação: agricultura de precisão, ecofisiologia e manejo da produção de grãos, tolerância a estresses abióticos.

10h Palestra                  Perspectiva Climática Safra 2017/2016 e Balanço Hídrico - RS 
Palestrante           Mestre Ludmila Pochmann de Souza
Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde realiza pesquisa sobre eventos extremos e modelagem hidrometeorológica utilizando WRF-Hydro. Possui mestrado em ciências atmosféricas pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é graduada em Meteorologia pela UFPel. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia.

11h Palestra                  Produção de Silagem de Milho de Alta Qualidade
Palestrante           Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Nutrição Animal e Pastagens pela ESALQ/USP (1995) e doutorado em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Castro - PR e professor no curso de Pós Graduação na PUC-PR. Atua na área de Nutrição de Ruminantes, com ênfase em conservação de forragens e alimentação de gado leiteiro e gado de corte. Consultor de empresas na área de conservação de forragens e nutrição de ruminantes.
12h20min Almoço

13h30min Palestra        Análise e Perspectivas para o Mercado do Milho
Palestrante           Dr. Antonio da Luz
Economista Chefe da Farsul, Mestre em Economia Aplicada, Doutor em Economia

14h45min Palestra        Manejo de Doenças na Busca de Altas Produtividades
Palestrante           Prof. Dr. Erlei Melo Reis
Concluiu a graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo - Esalq (1972) e doutorado em Fitopatologia - Washington State University (1980). Foi pesquisador da Embrapa - Trigo durante 20 anos. Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e também leciona na Universidade de Buenos Aires. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando em diversos culturas: Triticum aestivum, Zea mays, Hordeum vulgare, Glycine max, Plantio direto, Controle químico, Quantificação de Danos, Previsão de doenças de plantas e Patologia de sementes. 

16h Encerramento


19.07.17

Comentários