Federação dos Metalúrgicos do RS discute reforma trabalhista em Erechim.

Com o objetivo de discutir os impactos da reforma trabalhista sobre o futuro das relações de trabalho e estabelecer estratégias diante das mudanças que poderão acontecer a partir de novembro, quando entram em vigor as novas regras aprovadas na reforma trabalhista,  integrantes da Federação dos Metalúrgicos se reuniram  nesta quarta (16)  com a  diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Erechim.

Reunião de trabalho com dirigentes sindicais.


Na opinião do secretário de comunicação da Federação, Nilton Viário, as mudanças aprovadas em julho pelo Senado acabam com todo um sistema de proteção do trabalhador. “A reforma não tirou direitos, ela abriu a possibilidade do trabalhador abrir mão de direitos. Este é o ponto central”, disse.  Ele destacou que estes direitos assegurados num primeiro  momento com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e num segundo momento pela Constituição de 1988 poderão deixar de existir de acordo com a conjuntura econômica, o nível de emprego e a política salarial e contratual das empresas.
No encontro também foram discutidas as alternativas dos sindicatos com a reforma e a necessidade de ser feito um  grande trabalho de conscientização sobre a importância da representatividade no local de trabalho e de fortalecimento das entidades que representam os trabalhadores. “Só com trabalhadores conscientes da sua importância teremos condições de elaborar um conjunto de regras que assegurem direitos básicos e tentar negociar com as empresas”, encerrou. .


Comentários