Lançado oficialmente o 8º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

O  CTG Getúlio Vargas foi palco do lançamento oficial do 8º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, que acontece de 15 a 20 de setembro. O evento foi realizado na noite de sábado, 5 de agosto, na presença de mais de 750 pessoas, entre elas o Vice-prefeito Elgido Pasa e a esposa Anelita Pasa; a Patrona do 8º Acampamento Farroupilha e a  Patroa do CTG Getúlio Vargas,  Lorena Maria Fernandez; o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Vilmar Antonio Soccol; a  Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto,  Sandra Betiatto; a Corte dos 80 Anos do Município, Corte dos 80 Anos do Município,  a Rainha Lurian Fenske e a Princesa Ingrid Pelissari Kravos; secretários municipais, vereadores, patronos do Acampamento Farroupilha de edições anteriores e demais autoridades.


Autoridades na cerimônia do evento tradicionalista. 

Mais de 750 prestigiaram o lançamento da edição 2017
do Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas. 

Lorena Fernandez, Patronese da Semana Farroupilha

A solenidade iniciou com os pronunciamentos das autoridades, anúncio da Patronesse do 8º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, Lorena Fernandez, e lançamento oficial da programação do AF, através de um vídeo, encerrando com jantar e baile animado pelo grupo “Os Reis do Fandango”.  
         A realização do evento cultural e tradicionalista mais esperado do ano, o Acampamento Farroupilha tem como meta sensibilizar crianças, jovens, adultos e idosos a cultivar a tradição gaúcha através do conhecimento da história do Rio Grande do Sul, enfatizando a sua importância social e cultural. Em 2017, o tema dos Festejos Farroupilhas é “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história”. O evento acontecerá de 15 a 20 de setembro. Ao todo, serão 13 galpões participantes.
A Comissão Organizadora é integrada pelo Executivo Municipal, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo, Obras e Saneamento, ACCIAS, CDL, MTG, CTGs: Getúlio Vargas, Potro Xucro e Tropilha Crioula, DTG Laços da Amizade, Faculdade Ideau, Lar da Menina, Rotary Club, Lions Clube, ARC - 54, Rincão Gaúcho, AERT, Galpão Farroupilha e Cavalgada da Integração.

         PRONUNCIAMENTOS
         A Patroa do CTG Getúlio Vargas e Patronesse do 8º Acampamento Farroupilha, Lorena Fernandez, anfitriã do evento, fez a abertura saudando todas as pessoas presentes e desejando que todos se sentissem em casa. Falou que se sente orgulhosa com a escolha para ser Patronesse e afirmou que o AF será um grande evento.
         Encerrando os pronunciamentos, o Vice-prefeito Elgido Pasa saudou a todos, destacando a importância da realização do evento para os tradicionalistas e também para a comunidade, porque envolve praticamente toda a população do Estado em um evento cultural, onde se comemora a data máxima dos gaúchos. Desejou um ótimo Acampamento Farroupilha a todos.

         A PATRONESSE
Lorena Maria Fernandez é filha de Vicente de Oliveira e de Irene Paulina de Oliveira. Natural da comunidade de Pio X, município de Getúlio Vargas, tem 63 anos. É casada com Vitor Hugo Kichel Fernandez e tem dois filhos: Moisés e Daniel Fernandez.
Iniciou sua caminha no tradicionalismo acompanhando seu marido, na patronagem do CTG Getúlio Vargas, no ano de 1995. Desde então, sempre foi atuante no Movimento Tradicionalista Gaúcho, tendo se aprofundado no conhecimento sobre o Movimento, participando do CFOR – Curso de Formação Tradicionalista, bem como, formação junto ao MTG em Porto Alegre.   
Passou a dedicar-se, acompanhar e orientar crianças e jovens, bem como aos pais, em concursos internos de prendas e peões da entidade. Auxiliou constantemente as Invernadas Artísticas, tendo sido grande defensora desse departamento. Também dedicou seu tempo na organização dos Saraus de Prendas Jovens da entidade, não deixando essa prática ficar no esquecimento da comunidade tradicionalista. Incentivou as prendas da entidade a participarem de Saraus de Prenda Jovem em entidades co-irmãs, tendo inclusive acompanhado prendas.
Foi a idealizadora, ao lado de seu esposo, da fundação do Museu Histórico e Cultural do CTG Getúlio Vargas, o qual leva o nome do casal. Foi atuante como membro da diretoria da 19ª Região Tradicionalista. Participando de vários Congressos e convenções Tradicionalistas, em várias cidades do Estado. Primeira patroa eleita dos CTGs na cidade, reeleita, é a atual patroa desta entidade.

          PROGRAMAÇÃO
15/09 – Sexta-feira
20 horas -            ABERTURA OFICIAL DO 8º ACAMPAMENTO FARROUPILHA
                 Chegada da Chama Crioula
21h30min -                   Show com João Chagas Leite
                      
16/09 – Sábado
14 horas -   Aberto para visitação
14h30min -          Apresentação artística: DTG Galpão Nativo
15 horas  -         Mateada com os Grupos da 3ª Idade  - Animação: Os Plucinski
19 horas –         Programa de Rádio - “Ronda Crioula”
20h30min -          Apresentação artística: DTG Laços da Amizade
21h30min -          Apresentação:  Baile com o Grupo Vento Negro

17/09 – Domingo
9 horas -     Missa Crioula
13 horas  -  Programa de Rádio - “Ronda Crioula”
14 horas -   Aberto para visitação
20h30min -          Apresentação artística: CTG Getúlio Vargas
21 horas  -  Apresentação: Grupo Fandango Serrano

18/09 – Segunda-feira
9 horas  -    Oficinas Culturais – a cargo dos Galpões   
14 horas – Apresentação do Programa AABB Comunidade
14h30min -          Oficinas Culturais – a cargo dos Galpões
20 horas -   Programa de Rádio - “Ronda Crioula”
21 horas -   Noite de Tertúlia

19/09 – Terça-feira
8h30min -   Sessão de Cinema: Netto perde sua alma
9h45min -   Torneio da Vaca Parada
14 horas -   Sessão de Cinema: Netto perde sua alma
15h45min -          Torneio da Vaca Parada
20h30min -          Apresentação artística: CTG Tropilha Crioula
21 horas -   Show com Cristiano Quevedo e baile com o Grupo Cantar Galponeiro

20/09 – Quarta-feira
7 horas -     Café de Chaleira no CTG Getúlio Vargas
15 horas -   Desfile Farroupilha na Av. Severiano de Almeida
16 horas -   Solenidade de encerramento com arriamento dos pavilhões
                   Extinção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha
         
          INFORMAÇÕES GERAIS

          Durante a programação do Acampamento, todos os galpões estarão abertos para visitação das 14 horas às 23 horas. Serão disponibilizados, gentilmente, água quente e erva-mate patrocinada pelas ervateiras: Secchi, Comate e Verde Mate. O hasteamento dos pavilhões acontecerá no dia 15/09, e o arriamento no dia 20/09.

Comentários