Chuva forte prevista até sábado pode amenizar efeitos da estiagem no RS

Estimativa da Defesa Civil gaúcha é de alagamentos pontuais em meio à pandemia de Covid, mas garante que foco está nos volumes acumulados
 de chuva como resposta à seca.

Satélite (Goes) 21/05/2020 05:15 (horário de Brasília)
Divulgação AFR


Em meio à pandemia de coronavírus e à estiagem que assola o Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual se prepara para uma sequencia de chuvas fortes previstas entre hoje(21) e sábado. Os prognósticos sugerem até 100 milímetros de chuva acumulada no período. O órgão emitiu hoje um alerta meteorológico que cita a possibilidade de chuvas intensas, risco de temporais, raios, ventos e granizo em várias regiões.
A Defesa Civil prevê alagamentos pontuais mas garante que o foco está nos volumes acumulados de chuva como resposta à estiagem. “É uma chuva bastante importante para trazer uma resposta hídrica positiva para os rios do estado e para recuperar parte da umidade do solo”, disse o subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Rodrigo Dutra.
Ainda conforme Dutra, caso a chuva deixe desalojados ou desabrigados os procedimentos padronizados podem ser revistos à medida em que a situação exige. “Pode acontecer de termos alteração de alguns protocolos, como por exemplo do distanciamento social, em caso de necessidade de abrigos. Ao invés de utilizar uma sala para alojar dez pessoas, vamos precisar de duas. São questões pontuais”, relatou.

Comentários