Contexto - Neivo A T Fabris

Intransigência coronelística no século XXI

Ao endossar a sugestão de dois ex. presidentes da República em relação ao projeto de lei de acesso a informações públicas, a mais alta autoridade da nação presta um desserviço a democracia. A reação foi imediata e diferentemente do que defendem Sarney e Collor, historiadores do porte de José Murilo de Carvalho refutam a proposta de que as informações consideradas ultrassecretas sejam mantidas em sigilo eterno. O projeto prevê 25 anos e ainda uma única renovação para igual período.

I I

A mudança na posição do governo coloca em xeque o projeto já aprovado na Câmara e em duas comissões técnicas do Senado – Comunicação e Direitos Humanos. A matéria só deverá entrar em votação no segundo semestre e poderá sofrer modificações. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT) não endossa a nova postura do governo e admite que as mudanças que poderão ser feitas no Senado que prejudiquem o projeto serão refeitas.

I I I

Tentando minimizar as críticas, Ideli Salvatti (PT), ministra das Relações Institucionais disse que a lei em discussão no Senado não valeria para os documentos da ditadura. Os dois senadores citados, que integram a base de apoio do governo Dilma Rousseff argumentam que há documentos que compromete o Brasil em episódios como a Guerra do Paraguai e a anexação do Acre. Suas posturas afrontam o preceito constitucional que estabelece a publicidade dos atos como regra.

Curtas:

# A Lei Antifumo será debatida durante audiência pública que acontece às 19h30min horas desta segunda-feira (27) na Câmara de Getúlio Vargas.

# O voto favorável ou contrário ao projeto do vereador Dinarte Farias (PP) pode ser depositado em uma das nove urnas distribuídas locais públicos.

# Desde fevereiro Juliano Tonial integra a equipe do Grupo Bandeirantes, em Porto Alegre.

# O ex-apresentador do SBT Rio Grande é o titular do RS Acontece, telejornal da Band que vai ao ar as 7h30 min.

# Em recente programa da rádio Band News FM revelou o início da carreira na Rádio Sideral e do cotidiano de Getúlio Vargas, sua cidade natal.

# Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (20) a Câmara de Vereadores de Sertão aprovou o projeto de reajuste para o magistério.

# O projeto do executivo foi amplamente debatido nas últimas cinco semanas e sofreu a resistência de parte de professores.

# Na mesma sessão o prefeito Aldemir Sachet (PP) e Marcos Oliveira, presidente do Conselho dos Professores, defenderam suas posições em relação ao projeto.

# O voto minerva coube a presidente da Câmara, vereadora Nadir Nardi Dall’agnol (PP), que votou favorável a matéria.

# O Conselho Municipal de Saúde de Erebango realiza no dia 07 de julho sua 5º Conferência da Saúde.

# “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” será o tema da conferência.

Comentários