Parte 3 - Marcas da Terra

A contribuição do célebre artista plástico Arystarch Kaszkurewicz à cultura brasileira é incontestável. Seu legado presente na forma de arte interna na Catedral de Erechim, região que recebeu grandes contingentes de imigrantes poloneses, é um exemplo. Nos painéis da via- sacra o artista discretamente deixou uma marca, alusiva à Polônia, sua terra natal. Trata- se da Orzel Bialy, ou seja, a Águia Branca, sob a sigla JHS (do latim Jesus Hominum Salvator, Jesus Salvador dos homens). A águia é um símbolo com forte significado para os polacos, relacionado à própria fundação do país, e nesse caso Kaszkurewicz representou- a com a coroa, fazendo uma alusão à Polônia independente, soberana.

Para observadores desavisados, esse elemento provavelmente passará despercebido. Para um admirador com conhecimento da história do artista, sua obra poderá eventualmente fornecer outros significados. Além dos referidos painéis, há símbolos menores em baixo relevo espalhados pela catedral. Os painéis laterais representando o batismo e a ressurreição estão ricamente decorados nas laterais, e sem muito esforço percebe- se uma certa semelhança com as formas geométricas dos Wycinanka, uma técnica artesanal muito popular na Polônia que consiste em recortar e colar pedaços de papel que combinados compõem formas geométricas com diversos estilos e motivos destinadas a decorar as residências, à primeira vista similares a um crochê.

Por Fabricio Vicroski

Fonte: Clic RBS Erechim

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