Contexto - Neivo A T Fabris

De olho nas eleições de 2012

As eleições programadas para outubro de 2012 começam a ganhar as ruas. Na unidade mais meridional da federação, conhecida pela elevada politização de seu povo, os pré-candidatos de diferentes siglas já ocupam espaço. Nos municípios maiores a movimentação é acompanhada de perto pela imprensa. Dia sim e outro também a sucessão do governo de Porto Alegre é pautada pelas editorias de política. No município de Getúlio Vargas, segundo colégio eleitoral da reginão do Alto Uruguai gaúcho, o assunto tem sido guardado a sete chaves pelos dirigentes partidários.

I I

No início deste ano o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) confidenciou a este escriba que não estavam no seus planos uma candidatura a reeleição. Na mesma época vazou a notícia que setores do PMDB e PT estudavam uma aliança. Os chamados “históricos” do PMDB reagiram a idéia de repetir a coligação feita na eleição de 1996 quando com outros três partidos concorreram com Elton Scapini (PT) e Sandro Tonial (PMDB). Além da derrota na majoritária o PMDB não elegeu nenhum vereador. Para o ano que vem o grupo quer novamente Osvaldo Antunes de Oliveira Filho como candidato.

I I I

Recente encontro regional do PPS incluiu Getúlio Vargas entre os que poderá apresentar candidato a prefeito. A sigla tem pouca densidade eleitoral e não elegeu vereador em 2008. Nas fileiras do PT predomina o nome do ex. prefeito Dino Giaretta mas integrantes de corrente contrária poderão indicar outro nome na convenção. Afinado com o atual governo, o PTB ganou visibilidade devido a atuação do vereador licenciado Vilmar Soccol, titular da Secretaria de Obras. No ninho governista é tida como certa a candidatura a reeleição de Pedro Paulo Prezzotto (DEM) e Natalício Botolli (PP). Ou a troca de cargos entre os dois para um novo governo.

Curtas:

# Quem pretende candidatarse a acrgos eletivos nas eleições de 2012 e não estiver filiado a partido político tem prazo até o dia sete de outubro.

# O prazo é limite também para quem quiser trocar de partido para disputar a eleição para cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador.

# Atualmente existem vinte e sete partidos políticos devidamente registrados na Justiça Eleitoral sendo que pelo menos a metada são apontadas como siglas de aluguel.

# O deputado federal Afonso Hann (PP) esteve em Sertão na manhã de quinta-feira (14) quando pi recebido pelo prefeito Aldemir Sachet (PP).

# Na oportunidade foram entregues equipamentos agrícolas adquiridos com recursos oriundos de emenda do parlamentar em solenidade realizada no Parque de Obras.

# Documento firmado por Alceu Enricone e Ademar Rigon, presidente e vice-presidente da ACCIAS foi entregue ao deputado federal Jerônimo Goergem (PP).

# O parlamentar esteve em Getúlio Vargas na manhã de sábado (9) quando se reuniu com dirigentes da ACCIAS, associados e integrantes do executivo e legislativo.

# Na missiva entregue a Goergem, solicitação para financiamento de pequenas empresas pelo Governo Federal, com juros e carências praticados com pequenos produtores.

# E ainda a inteceção junto ao Ministério das Comunicações pela aprovação de projetos das rádios Gaudério FM (Estação) e Estrêla do Sul FM (Getúlio Vargas), do grupo Sideral.

# O Sindicato Rural de Sertão e Brigaqda Miliatar formalizaram termo de cooperação com objetivo de apoiar a segurança no patrulhamento.

# A entidade presidida por Antônio Orth, com base nos municípios de Sertão e Coxilha, entregou um computador para a BM e quatro pneus para a viatura da Patrulha Rural.

# Os moradores que utilizam a estrada que liga a linha Ribeiro a sede do município de Getúlio Vargas reclamam das condições precarias da via.

# Como a solicitação feita a administração não foi atendida procuraram a impresa e o Sutraf alegando a dificuldade na circulação do transporte escolar e do escoamento da produção.

# Mais de quatroscentas pessoas participaram do 8º Encontro dos Agricultores, Motoristas e Aposentados Rurais realizado no sábado (16) na Comunidade de Santa Catarina, em Sertão.

# O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comunidade local, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Câmarta de Vereadores e Emater foi cordenado por Marcelo Dagostini, presidente do STR.

Comentários