O lixo em pauta no Centro de Educação IDEAU Colégio Sta. Clara

Os alunos do 3º e do 4º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Centro de Educação IDEAU Colégio Sta. Clara estimulados pelas professoras Neicla Piva Talian e Cala Lanfredi Polese estudaram o destino do lixo no município de Getúlio Vargas. De acordo com as professoras “percebemos que a situação do lixo preocupa a todos, mas, ao mesmo tempo poucos tentam resolver esta problemática”.

Estudos comprovaram que são várias as consequências ocasionadas pelo acúmulo e não separação do lixo (doenças, poluição do meio ambiente, desperdícios de materiais, despreocupação com o futuro, enchentes, animais contaminados por várias doenças). “É preciso salientar que percebemos que há falta de conscientização de algumas pessoas, que fogem de sua responsabilidade e optam pela cômoda posição de esperar que os outros recolham sua sujeira”, ressaltam as professoras.

“Em nossa escola estamos fazendo um Projeto a favor do Lixo, abrangendo as turmas, através de arrecadação de materiais recicláveis para venda, doações e Gincana da Reciclagem (lançando atividades, criando slogans, resolvendo desafios, passeios para ampliar conhecimentos, estudo sobre as relações, buscando práticas que favorecem o meio ambiente, aquisição de mais lixeiras, criações com sucatas, palestras com pessoas conhecedoras do assunto...)”, contam Neicla e Caila. Lixo limpo, lixo como material útil, lixo como resolução de problemas. É arrecadando materiais recicláveis que alunos e professores estão contribuindo com o meio ambiente e com o futuro das gerações. Também para auxiliar na aprendizagem dos alunos, os alunos de Educação Infantil ao 5º Ano tiveram a palestra com Aurora Alimentos sobre a Turminha da Reciclagem.

O que é lixo para a maioria das pessoas, para outras pessoas é renda familiar. As professoras chamam a atenção: “Se classificarmos o lixo podemos comercializá-lo e com isto resolver uma série de problemas atuais e futuros”.

Preservando o meio ambiente mudando o destino do lixo podemos solucionar alguns problemas, dentre eles:

· Preservar a saúde, preservar a vida e o meio ambiente;

· Embelezar a nossa cidade;

· Utilizar o lixo para que mais tarde seja matéria prima;

· Classificando o lixo mostraremos que somos pessoas educadas e que nos preocupamos com o próximo;

· O lixo pode voltar a ser benefício em forma de dinheiro;

· O que hoje é lixo, amanhã poderá ser outro objeto, e isto se nós quisermos dar a ele o tratamento que merece.

Lixo não fala, não caminha, não se queixa, por isso até hoje foi mal tratado e ele calado, aceita. “As cascas de batatas, laranjas, bananas, pêssegos e demais frutas, vamos enterrá-las em nosso pomar, bem como a erva-mate e o café já utilizado e fazer deles o adubo que fertilizará nossas terras”, contam as professoras.

Professores e Alunos deixam um pedido:

Ajude-nos a resolver isto. Colabore conosco e divulgue.

Acordem! Ainda é tempo. Vamos fazer do lixo o que ele merece.

Nós agradecemos, e no futuro nossos filhos e netos louvarão...

“LIXO SEPARADO E RECICLADO, MEIO AMBIENTE POUPADO”.

Comentários