Erechim terá I Feira da Agricultura Familiar e XI Festa di Bacco

Evento será realizada de 20 a 22 de janeiro de 2012 no parque da ACCIE, em Erechim

O evento é uma iniciativa da prefeitura de Erechim, Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da região Sul), Governo do Estado e Comissão da Uva e terá o objetivo de expor e comercializar a uva e os produtos das agroindústrias familiares, promover debates e discussões, expor tecnologia para o setor, proporcionar o contato com a gastronomia típica, a arte e a cultura.

O coordenador da Festa di Bacco, Lucas Farina, explicou que a intenção era regionalizar a Festa que acontece todos os anos em Erechim. “Com a iniciativa de promover a Feira da Agricultura Familiar, vimos uma oportunidade de unir as duas atividades num único momento”.

Com um público estimado em 60 mil visitantes, o evento abrirá espaço gratuito para agroindústrias familiares e produtores de uva. Os ingressos darão direito a vale compras nos stands das agroindústrias familiares e produtores de uva. A expectativa é de reunir mais de 180 expositores, que ocuparão os dois pavilhões principais do parque, sendo que no pavilhão 1 haverá a exposição de tecnologia e produtos para a agricultura familiar e no pavilhão 2 a venda de produtos da agricultura familiar. A estrutura terá ainda Praça de Alimentação Interna e externa. Os visitantes poderão degustar os sabores dos restaurantes coloniais que vão participar da feira oferecendo o melhor da gastronomia típica. Durante os três dias, ainda serão proporcionadas apresentações artísticas e culturais de grupos dos municípios da região do Alto Uruguai.

O coordenador geral da Feira, Ari Pertuzatti, destacou que o evento tem por objetivo aproximar o campo da cidade e valorizar a produção de alimentos da agricultura familiar. A feira acontece no ano em que a FAO, agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, institui como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. “É o reconhecimento da importância social, econômica e ambiental da agricultura familiar para a sustentabilidade, a soberania e a segurança alimentar dos povos. No Alto Uruguai a agricultura familiar representa ainda mais: traz consigo história e valores tornando-se referência de modo de vida”.

O lançamento acontece nesta quinta- feira, 03, às 19h no Seminário de Fátima (Av. Sete de Setembro, 1.305) em Erechim.

Comentários