Evento do IHGGV na noite de hoje e manhã de sábado

Legalidade: 50 Anos é o tema da conferência da abertura do evento promovido pelo IHGGV.
Na foto, gaúchos em frente ao Palácio Piratini, na chegada de Jango à capital l Foto: Acervo Fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

O IHGGV realiza na noite desta sexta-feira e manhã de sábado o III Seminário de História Regional. O evento que acontece na Câmara de Vereadores será aberto às 19 horas com a conferência de Silvana dos Santos Moura que vai abordar sobre os 50 Anos da Campanha da Legalidade. Na oportunidade a sócia correspondente do IHGGV vai apresentar a obra “Um Olhar Sobre a Legalidade – 1961 – 25 de agosto – 07 de setembro, 13 dias que abalaram o Brasil, de autoria de Ney Eduardo Possapp d’Avila.

A manhã de sábado foi reservada para a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre a história local e regional. Os trabalhos terão início à 08h 30 min. com a comunicação Maio de 1964: repressão e legalidade em Getúlio Vargas, por David Anderson Zanoni. Na seqüência A Comunidade Anarquista de Erebango, Neivo Angelo Fabris; A Ferrovia como eixo norteador para o surgimento da região do Alto Uruguai, Ana Julian Faccio; Edmundo Gardolinski: um Engenheiro memorialista, Thaís Janaína Wenczenovicz; e Nino: bandido ou só uma figura Do imaginário getuliense, Heitor J. Fillippon.

Depois do intervalo, o professor Édino Carlos Farias, vai falar sobre o tema Memórias Esportivas, que resultou na edição de uma obra lançada na abertura da XII Feira do Livro que ocorreu na noite de terça-feira (18). Em será apresentado o livro “Memórias Esportivas – Lembranças e Curiosidades, de sua autoria, editado com o selo do IHGGV com apoio do Fundo Municipal de Cultura.

O III Seminário de História Regional é aberto ao público. O evento é gratuito e os interessados no certificado de participação poderão fazer a inscrição no local.

Comentários