Aeronave sai da pista após pouso no Aeroporto de Erechim e fica suspenso em uma valeta






Eram exatos 8h2min de hoje, 21 de dezembro, quando o aluno do Aeroclube de Erechim, o Arquiteto Gilmar Fiebig fazia seu primeiro pouso solo (sozinho na aeronave). Quando tocou na pista perdeu o controle do avião que começou a picar e acabou saindo da pista caindo numa grande valeta que tem ao lado da cabeceira, ficando suspenso. Seu instrutor agiu rápido e acionou o SAMU e o Corpo de Bombeiros que chegaram rápidos ao local.

Fiebig foi socorrido e estava consciente, apenas com um grande corte no nariz, fruto de uma forte batida no painel do avião. Ele foi encaminhado ao Hospital de Caridade onde estão sendo feitos exames gerais.


O presidente do Aeroclube, Walmir Badalotti e o diretor do Aeroporto, Paulo Renato Berto acompanharam o fato. 

Segundo Badalotti a Aeronáutica será acionada para encaminhar uma equipe para fazerem a perícia do acidente , bem como as causas do mesmo, já que no momento do pouso não havia vento lateral que poderia jogar a aeronave para fora da pista.

Alguns presentes não descartam a possibilidade de falha no avião, mas só após a conclusão da perícia para se ter certeza.

Na lateral da pista era possível ver marcas descontínuas dos pneus o que se conclui que o avião saiu da pista picando como uma bola de futebol.

O Corpo de Bombeiros permaneceu no local já que o avião apresentava vazamento de combustível. O modelo de fabricação argentina é o Aero Boero de instrução de propriedade do Aeroclube de Erechim.

Texto e fotos: Rodrigo Finardi.  

Comentários