Contexto - Neivo A T Fabris


Ano Novo - velhos (im) postos
A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou a Lei 4.420, de 02 de dezembro que reajusta o IPTU 2012 em 6,66%. O mesmo índice será aplicado sobre o ISSQN e taxas no próximo exercício. Como nos anos anteriores será concedido desconto para pagamento em parcela única: até o dia 16 de abril desconto de 10%; até o dia 15 de maio 5%. Para quem optar pelo parcelamento – 15 de maio, 14 de junho, 16 de julho, 15 de agosto e 17 de setembro, não serão concedidos desconto.
I I
Diferentemente de outros municípios onde os carnês com vencimento nos primeiros dias do ano já foram enviados, os contribuintes de Getúlio Vargas vão ter pelo menos 106 dias até o pagamento em parcela única. Até o primeiro dia útil de 2012 os descontos do IPVA para 2012 variam entre 11,58%, 21,03% e 25,78%, o último para os que não cometeram infração de trânsito. No ato do pagamento 50% é creditado para o município onde o veículo está emplacado e a outra metade para o Estado.
I I I
Longe de serem as mais importantes fontes de receita dos municípios, o IPTU e IPVA tem crescido nos últimos anos. Em Getúlio Vargas os contribuintes vão pagar estes dois tributos com o a o consolo de já estar usufruindo de ruas asfaltadas e bem sinalizadas. As obras de infraestrutura realizadas nos últimos doze meses deram uma nova aparência. E os efeitos ficam evidentes no embelezamento dos imóveis, jardins e até no movimento do comércio.
Curtas:
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas elegeu na sessão realizada no final da tarde de quinta-feira (22) os membros da nova mesa diretora.
# Trabalho nos bastidores resultaram na retirada das candidaturas a presidente dos vereadores Vilmar Soccol (PTB) e Aquiles Pessoa da Silva (PP).
# Para o ano de 2012, o último da atual legislatura, o poder instalado na esquina das Ruas Borges/Leão será presidido pelo vereador Elói Nardi (PP).
# O vereador Vilmar Soccol, que desde o início do governo é o titular da Secretaria de Obras foi eleito vice-presidente e o vereador Dinarte Farias (PP) secretário.
# Durante as férias e viagens do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) o presidente da Câmara assumirá a chefia do governo municipal.
# Os vereadores votaram requerimento do atual presidente da Câmara Dinarte Farias (PP) que solicita a doação de um terreno próximo a Prefeitura e Fórum para possível construção da nova casa legislativa.
# Mais polêmica foi à votação do projeto de Lei 606/11 do executivo que prevê a alienação de imóveis.
# Na recente sessão solene de entrega do Troféu Destaque Econômico 2011 o vereador Flávio Jorge Dalla Costa (PMDB) foi incisivo quanto aos altos tributos cobrados nas três esferas de poder.
# O discurso das demais autoridades foram em tom bem mais brando, realçando os atos da administração e o crescimento da economia local.
# O vereador Olavo de Albuquerque (PDT) foi eleito presidente da Câmara de Sertão e terá como vice Pedro Alberto Gobbo (PP), 2º vice Nadir Nardi Dall’Agnol (PP), secretário Irene Gobbo (PSDB) e 2º secretário Adelar Mosi Antunes (PP).
# Em 2012 o legislativo estaçonense será presidido pelo vereador Vicente Perin (PT), vice Fábio Dellabeta (PTB), secretário Luís Carlos dos Santos (PMDB) e 2º secretário Lírio Centofante (PDT).
# A chapa formado por vereadores de oposição ao governo de Estação fez cinco votos e a do candidato governista, vereador Itacir Fabiani (PSDB), obteve quatro votos.
# Mesmo com minoria no legislativo estaçonense a prefeita Cirilde Braciak (PP) tem obtido a aprovação de seus projetos, a exemplo do que ocorreu no primeiro mandato.
# O vereador João Carvalho Antunes (PMDB) vai presidir a Câmara de Erebango no próximo ano e terá como vice Alcindo Fernandes Leite (PP).
# O secretário da mesa diretora do município conhecido como “Coração Verde do Rio Grande” será o vereador Arlindo Valdir Jevinski (PP) e o 2º secretário João Luiz Guizza (PP).
Dito & Feito:
O Secretário Beto Albuquerque (PSB), da Secretaria de Infraestrutura e Logística, apresentou o Plano de Obras Rodoviárias para o RS. Até 2014 o governo do estado quer investir R$ 2,6 bilhões em obras de construção, pavimentação e recuperação de rodovias. Entre as metas, estão o início das obras de 104 acessos muncipais, a duplicação de 205 quilômetros de estradas e a retomada de 19 ligações regionais. O município de Erebango aguarda a pelo menos doze anos a pavimentação asfáltica dos seis quilômetros que liga a sede do município a RS-135.  

Comentários