Contexto - Neivo A T Fabris


Na contramão da história
Crítica dos clubes que representam os militares da reserva do Exércioto, Marinha e Aeronautica a presidenta da República, pautaram o noticiario político no feriado de Carnaval. Em nota conjunta publicada inicialmente no Estadão, a presidenta Dilma Rousseff (PT) foi criticada por não ter demonstrado “desacordo” em relação a declaração das ministras Maria do Rosário e Eleonora Menicucci, ambas do Partido dos Trabalhadores, sobre o período da ditadura militar.
I I
A titular da pasta dos Direitos Humanos despertou a ira dos dirigentes dos clubes militares ao aventar a possibilidade da Comissão da Verdade responzabilizar criminalmente os agentes públicos que cometeram excessos entre os anos de 1964 e 1985. De igual modo a ministra das Mulheres, que na opinião dos militares teceu críticas exacerbadas aos governos militares. A ministra Eleonora e a presidenta Dilma integraram a mesma organização durante os anos de chumbo e estiveram na mesma prisão.
I I I
Ao acusar a presidenta da República de omissão os militares, mesmo estando na reserva, ferem a Constituição Federal. Tivessem se manifestado em nome pessoal e não como presidentes de seus respectivos clubes, estariam de acordo com os preceitos legais. Resta a presidenta exercer a autoridade legitimada pelas urnas e reiterar que os valores democraticos estão enrraizados no país.
Curtas:
# Para a quase totalidade das Câmaras de vereadores o ano legislativo tem início na primeira semana de março.
# Neste, o quarto e último da legislatura 2009-2012 é o momento de definir os candidatos a eleição proporcional e majoritária.
# Os editais de convocação para as convenções municipais ainda não foram publicadas, mas os nomes dos pré-candidatos a vereadores, prefeitos e vice-prefeitos já são lembrados.
# No município de Erebango, onde a coligação entre o PMDB do prefeito Valmor José Tomelero e o PP do vice-prefeito Ênio Meregalli dão sustentação ao governo, pelo menos quatro lideranças estão em evidência.
# Nas fileiras do PMDB os nomes mais lembrados para a majoritária são os do Secretário de Saúde Leoclídes Mazzucatto e Vilmar Vechiatto.
# Pelo lado do PP, o vice-prefeito Ênio Meregalli desponta naturalmente, e ainda o atual presidente da sigla, Marcelo Zancanaro.
# Nas fileiras da oposição o nome mais lembrado a disputar o governo do município “Coração Verde do Rio Grande” é do vereador Valmor Tomazini (PPS).
# Outras três agremiações – PT, PDT e PC do B -, também estão habilitadas a apresentar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.
Dito & feito:
A Comissão de Participação Legislativa Popular da Assembléia Legislativa realizou na sexta-feira (24) audiência para tratar da viabilidade de passe livre para os moradores do município de Coxilha no Pedágio Comunitário da RS 135. A audiência foi sugerida pelo deputado Diógenes Basegio (PDT), e aconteceu na Câmara de Vereadores. 

Comentários