Erechim entre as cidades que mais geram empregos formais no país


Erechim segue sendo destaque na geração de empregos – não apenas a nível estadual, mas nacional. Em levantamento apresentado nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o município aparece entre os 50 que mais geraram vagas formais de emprego em janeiro de 2012. São 547 novos postos de trabalho, o que inclui Erechim também entre as cinco cidades do Rio Grande do Sul que mais geraram empregos neste início de ano – ao lado de Vacaria, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

Os índices de janeiro confirmam uma ebulição do emprego em Erechim que iniciou ainda em 2009. Naquele ano, o município encerrou com a criação de 976 novas vagas de trabalho. Em 2010 este número triplicou: foram 2.901 postos de trabalho surgidos nas mais diferentes áreas. 2011 confirmou a evolução, e o ano encerrou com 2.613 novas vagas de trabalho em Erechim, totalizando 6490 novas vagas em três anos – um crescimento que, no primeiro mês de 2012, já dá indícios de que seguirá a todo vapor.

Para o prefeito Paulo Polis, Erechim vive um bom momento de desenvolvimento econômico e social, e o Governo Municipal tem trabalhado incisivamente para incentivar este crescimento, com diálogo aberto com as empresas locais e capacitação de mão de obra. “Com a economia do município cada vez mais forte, também temos mais solidez para trabalharmos as demandas das áreas sociais. É por isso que temos por meta investir no desenvolvimento de programas como o Qualificar Para Gerar Oportunidades, que qualifica mão de obra para preencher as vagas de emprego que surgem nas empresas locais”, afirma o prefeito.

Polis ressalta que o programa Qualificar Para Gerar Oportunidades, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Senac e o Senai, tem sido fundamental para este momento de prospecção vivido pelo município. “Estamos proporcionando às empresas mão de obra qualificada nas áreas de indústria, comércio e serviços. Isso tem facilitado o preenchimento destas vagas, levando ao mercado de trabalho profissionais qualificados, pronto para exercerem suas funções”, destaca o prefeito. Em 2012, a previsão é de que o Qualificar Para Gerar Oportunidades forme mais de 700 alunos através dos cursos do Senac e do Senai. Diversas turmas já iniciaram suas atividades.

Mas a cidade tem sido pensada não apenas para o presente, como também para o futuro. Além do incentivo à geração direta de empregos e o crescimento das empresas já instaladas em Erechim, o Governo Municipal trabalha na implantação de dois novos distritos industriais, que devem servir de área para instalação das mais de 100 empresas que se encontram atualmente na lista de espera da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Um dos distritos está localizado na RSC 480, na saída para Barão de Cotegipe. O outro, na BR 153, saída para Concórdia. “Estes locais estão sendo preparados para receberem novas empresas, que gerarão ainda mais empregos no município. Seguiremos trabalhando forte para que Erechim continue se mantendo entre os destaques do Estado na geração de empregos”, destaca Polis.

Comentários