Prefeitos da AMAU pedem medidas urgentes sobre seca e segurança pública



Em sua primeira assembleia geral ordinária como Presidente, depois da eletiva, o prefeito de Severiano de Almeida, Ademar Basso, convocou e reuniu os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai, à tarde desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, na sede em Erechim, para tratar dos assuntos do momento na Região: os prejuízos da seca, e o reduzido número de policiais militares. Vinte e três municípios estiveram representados nesta reunião.

Com base na necessidade da Região e a fim de suprir demanda imediata e urgente, os prefeitos solicitam a formação de no mínimo duas turmas de soldados, e mais a vinda de quinze soldados da Região, formados em 2009, que hoje atuam na grande Porto Alegre.

O Comandante do 13o BPM, Tenente-Coronel Antônio Gilceu Souza, que participou como convidado, compreende que segurança é um conjunto de ações, por isso pediu o apoio político aos prefeitos.
Uma solicitação sobre curso de formação foi encaminhada ao Governador do Estado, com data de 13 de janeiro. Agora um grupo de trabalho, formado hoje, deve ir à Capital para em audiência com secretários de Estado e da Segurança Pública, juntamente com os deputados mais votados da Região reforçar o pedido.

A questão da seca na Região ainda preocupa, agora não pela falta de previsões de chuva, mas pelos prejuízos causados e que precisam de medidas urgentes a socorrer a economia, as finanças e o desenvolvimento.

Sobre as medidas futuras para prevenção das decorrentes secas no Alto Uruguai Gaúcho, decidiu-se que um grupo de trabalho será formado para tratar do assunto.

Sobre o repasse de R$52 mil do Estado para os municípios, dinheiro que já está na conta de algumas prefeituras, os prefeitos discordam da maneira como os recursos estão sendo destinados. Segundo os prefeitos os recursos devem ser destinados para investimento e não pra custeio.

O presidente Basso expressou gratidão a todos os representantes municipais que participaram em significativo número nesta primeira reunião e declarou que será nessa forma de associativismo que buscará, de fato, resultados a contemplar a população regional. A palavra de ordem na nova administração é parceria por resultado.

Comentários