Chuva chega para amenizar efeitos da seca em Erechim


Depois de uma noite de chuva constante, o dia amanheceu nublado em Erechim. Ruas molhadas, guarda-chuvas e capuzes se somaram ao cenário, numa previsão otimista de que volte a chover.

Erechim está com racionamento  de água há 20 dias, devido a seca que se estende desde o mês de novembro. Os cortes de 14 horas no abastecimento tentam manter um mínimo do serviço para a população.

A chuva começou na noite de quarta-feira e se manteve constante durante toda a madrugada, somando uma precipitação de 43,6 mm de água, quantidade superior à chuva dos últimos três meses. Desde novembro do ano passado, choveram 215,2 mm em Erechim, quando a média histórica para o período seria de 964 mm.

Nos últimos três meses, a seca se intensificou na região. Erechim registrou precipitações de 21,2 mm em fevereiro, 3 mm em março e 23,4 mm até a metade de abril.

Os 43,6 mm de chuva registrados na madrugada desta quinta-feira, podem amenizar os problemas causados pela seca. O lago de captação da Corsan em Erechim estava 3,46 m abaixo do nível na quarta-feira. Com a chuva o nível subiu 7 cm, deixando o lago 3,39 m abaixo do nível. Para que a situação se estabilize e o racionamento na cidade seja suspenso, é preciso que chova pelo menos 90 mm.
Fonte: Zero Hora

Comentários