Estação 24 Anos.- Município oferece incentivo a empreendedores


Faltando oito meses para encerrar o segundo mandato consecutivo à frente da administração, a prefeita Cirilde Maria Braciak (PP) afirma ter cumprido as promessas de campanha. O entusiasmo com o trabalho e a seriedade no trato dos recursos públicos da chefe do executivo se reflete na equipe de governo que trabalha de forma integrada.
Para o exercício 2012 a peça orçamentária do executivo estaçonense é de R$ 16.350.000,00. Durante a entrevista concedida no início da tarde de segunda-feira (23), a prefeita Cirilde revelou que nos últimos sete anos a folha de pagamento do funcionalismo absorveu em média 42% do orçamento, permitindo os investimentos nas áreas da saúde, educação, obras, infraestrutura, entre outras.
Ao ser questionada sobre a realização que julgava ser mais importante no período 2009-2012 citou o Distrito Industrial. Mas deixou o assunto para o final da entrevista, preferindo falar sobre algumas ações que envolvem as secretarias. “Nas áreas da educação e saúde os investimentos superam os índices previstos na Constituição”, revelou. Afirmou que o trabalho diário da equipe das obras atende a demanda da cidade e comunidades do interior, e que todas as secretarias contam com pessoal qualificado e condições adequadas de trabalho.
Dentre os investimentos em curso, citou as obras da Unidade Básica de Saúde: “a ampliação era uma necessidade tanto para a equipe de trabalho quanto para os usuários”, afirmou. A prefeita disse ainda que uma nova Unidade Básica de Saúde será construída. Os recursos na ordem de R$ 200 mil da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram obtidos através de emenda do deputado Afonso Hamm (PP), e a UBS será construída próxima a Escola Estadual Maria Nascimento Giacomazzi.
Sobre as ações do executivo para atrair investimentos no município, a prefeita Cirilde Braciak reconhece o apoio que obteve da Câmara de Vereadores: “com a anuência do legislativo foi possível conceder incentivos a Relat e agora a outras seis empresas que vão se instalar no Distrito Industrial junto a RS-135”, declarou.
Ainda sobre o Distrito Industrial, disse que no dia seguinte (terça-feira 24) teria inicio o trabalho de terraplenagem da área onde será instalada uma das empresas contempladas. “Tivemos que cumprir com todos os requisitos jurídicos e ambientais, e no mês de março, quando a Fepam autorizou o empreendimento chamamos os empreendedores para a assinatura da carta de intenção” sentenciou. Ao encerrar demonstrou estar entusiasmada com a projeção alcançada pelo município que se firma como um dos mais importantes polos econômicos do Norte do RS.

Comentários