Contexto - Neivo A T Fabris


Contagem regressiva para a eleição

Dois dos seis integrantes do primeiro escalão do governo Pedro Paulo Prezzotto (DEM) deixaram seus cargos antes do prazo estipulado pelo TSE para poderem se habilitar a eleição de sete de outubro. Vilmar José Soccol (PTB), que respondia pela pasta das Obras, retornou para a Câmara de Vereadores, e Elgido Pasa (PP), da Saúde, reassumiu a administração da empresa da qual é sócio. Para as Obras foi nomeado Glademir Karpinski e para a secretaria da Saúde Hugo José Müller.
I I
Diferentemente do previsto, Ademar José Rigon (PP), secretário do Desenvolvimento, declinou da possibilidade de disputar um cargo eletivo. O mesmo se deu com o advogado Juliano Nardi (PP) e a professora Eliane Granella (DEM), que permanecem nas secretarias da Administração e Educação, respectivamente. Ambos integram a equipe de governo desde seu início e o trabalho que realizaram nos últimos três anos, quatro meses e dezoito dias, os credenciam a se apresentar ao eleitorado.
I I I
Os dirigentes dos partidos que formaram a aliança que elegeu o atual governo do município de Getúlio Vargas em 2008 apostam na sua manutenção. A única baixa deverá ser do PPS, presidido pelo ex. vereador e advogado Erlei Luís Tochetto. Das seis agremiações – DEM, PP, PTB, PSDB, PDT e PPS -, apenas os três primeiros ocuparam ou ocupam cargos na linha de frente. O estreante PSD, capitaneado no município por Italo Marcon, já teria apresentado as condições para se juntar aos governistas.
I V
Das três prováveis candidaturas à majoritária – Pedro Paulo Prezzotto (DEM), Osvaldo Antunes de Oliveira Filho (PMDB), e Dino Giaretta (PT) -, apenas uma já foi anunciada. Na sua plenária o Partido dos Trabalhadores definiu pelo nome do seu ex. prefeito e ainda relacionou trinta filiados para a eleição proporcional. O anúncio colocou uma pá de cal numa possível aliança com o PMDB que deverá oficializar “Osvaldinho” como candidato a prefeito.
Curtas:
# A Associação Comercial de Erechim (ACCIE) cancelou a realização da Frinape prevista para o mês de novembro.

# A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo da entidade empresarial que transferiu o evento para o período de 9 a 17 de novembro de 2013.
# Dentre os motivos alegados, à estiagem e a perda causadas à economia da região bem como as eleições municipais.
# Já os organizadores da 7ª Expo-Tapejara não se intimidaram com os efeitos da estiagem e já comercializaram 90% dos espaços para o evento que acontece de 9 a 12 de agosto próximo.
# O lançamento da feira reuniu mais de 350 pessoas na noite de terça-feira (15), no Clube Comercial.
# A Expo-Tapejara estima que mais de setenta mil pessoas visitem a feira e que as vendas sejam superiores a R$ 30 milhões.
# Os vereadores Gelson Luís Seminotti (PT) e Irineu de Queiros (PT) apresentaram na sessão de quinta-feira (17) projeto de Lei nº 02/2012.
# Se aprovado e sancionado pelo prefeito municipal, os poderes executivo e legislativo deverão tornar públicas as nomeações para cargos em comissão e função gratificadas.
# O projeto da bancada do PT prevê que as publicações sejam feitas no site oficial e expostas no mural da Prefeitura e da Câmara.
# E ainda, que seja informada a denominação completa do cargo, nome de seu ocupante, forma de provimento e secretaria para qual foi nomeado.
# Os dois vereadores também apresentaram requerimento para que a Câmara realize uma audiência pública para discutir questões que envolvem a Lei Seca.
Dito & Feito
1- O ex-governador Olívio Dutra foi agraciado com a Medalha Mérito Farroupilha, a honraria máxima do Parlamento gaúcho que é destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes e contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.. A solenidade realizada na quinta-feira (17) reuniu familiares, amigos, companheiros de partido e diversas autoridadesno Teatro Dante Barone. A proposta da distinção, aprovada na Mesa Diretora Assembleia por unanimidade, foi de autoria do deputado petista Edgar Pretto (PT).
2- O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, proferiu palestra, na quinta-feira (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, sobre o papel cooperativismo na sociedade contemporânea. O evento faz parte do projeto Radiografia da Agropecuária Gaúcha, que está sendo desenvolvido pela Comissão de Agricultura e Presidência da AL e integra os Grandes Debates do Parlamento gaúcho

Comentários