Avançam projetos para adequação do acesso ao campus definitivo da UFFS em Erechim


As obras de adequação do acesso ao campus definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim foram a pauta de uma reunião entre representantes da direção da instituição e equipe técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), ocorrida na última quarta-feira (20). em Porto Alegre. Conforme o diretor da UFFS - Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a conversa foi motivada pela necessidade de criar alternativas de acesso seguro e com mobilidade ao novo campus, dentro de um prazo compatível com a finalização da primeira etapa das obras. Acompanhou o diretor na reunião o secretário Especial de Obras da UFFS, Paulo Pinto da Luz.
Na oportunidade, os representantes da universidade apresentaram o cronograma de início das atividades no campus definitivo, previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2013. De acordo com Benoni, avanços importantes foram anunciados durante o encontro, entre os quais o de que o Daer irá assumir a elaboração do projeto de adequação do acesso ao campus.
Os representantes da universidade foram convidados pelo órgão vinculado ao governo do Estado a conhecer o Plano Funcional de Duplicação da ERS 135. “Foram apresentadas sugestões ao projeto que em breve, conforme informações do Daer, deverá ser discutido com a comunidade em audiência pública”, afirmou o diretor. A proposta prevê a construção de um viaduto e a duplicação do trecho da ERS 135 entre o campus e o perímetro urbano de Erechim.
Segundo Benoni, o órgão se comprometeu a agilizar o processo visando as obras e também a compatibilizar as melhorias com o início das atividades no novo campus. “O Daer se comprometeu em, estando as obras em andamento por ocasião do início das atividades no campus definitivo, criar mecanismos para a execução de um plano alternativo para o acesso seguro e com garantia de mobilidade”, explicou.
Além dos representantes da universidade, estiveram presentes na reunião o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Luiz Carlos de Oliveira, o engenheiro, Luiz Fernando Finamor, o superintendente de Estudos e Projetos, Jeferson Couto, técnicos do órgão estadual e representantes da Ecoplan Engenharia, empresa que está desenvolvendo o projeto de ampliação de capacidade da ERS 135. 

Comentários