Trabalhadores da Aurora retornam


Os trabalhadores da Aurora voltaram ao trabalho na madrugada desta terça-feira, 26, em Erechim. Com isto as atividades de abate de 120 mil aves/dia e 1.500 suínos/dia também serão retomadas bem como a industrialização de carnes e derivados.
A volta ao trabalhado foi decidida no final da tarde desta segunda-feira, depois que foi acertada uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Erechim e Gaurama e representantes da Aurora, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Porto Alegre.
A reunião não tem data definida, mas será realizada ainda esta semana – quinta-feira ou sexta-feira. Segundo o diretor de Esportes, Lazer e Cultura do sindicato, Diego Lauer, que acompanhou de perto o movimento de paralisação dos trabalhadores dos dois frigoríficos em Erechim, um fator decisivo para a volta ao trabalho foi que a empresa teria se comprometido a não descontar os dias parados.
Mas o próprio Diego Lauer, observa que se não houver avanços na mesa de negociação marcada para o TRT, a greve poderá ser retomada. O primeiro turno de trabalhadores retomou as atividades às 2h30min desta terça-feira, 26 de junho.
O movimento de paralisação nos frigoríficos da Aurora, em Erechim, começou às 2h da madrugada de quarta-feira da semana passada no frigorífico de aves, e no mesmo horário, de quarta-feira, no frigorífico de suínos.
As duas unidades de abate ficam no bairro Três Vendas, em Erechim. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 10% e 10 minutos de descanso a cada 50 minutos trabalhados.
A empresa teria contraposto 6,5% de aumento já e 0,5% em janeiro de 2013. Sobre o descanso de 10 minutos não teria havido manifestação da empresa.
José Adelar Ody.
Foto: Arquivo/BV

Comentários