Angiocenter realiza mais um procedimento inédito em Erechim












Doença congênita de estreitamento da aorta foi tratada em paciente de apenas 23 anos




A Angiocenter segue colocando Erechim como referência estadual em medicina. Desta vez, a equipe liderada pelo hemodinamicista Gilberto Heineck realizou de forma inédita no município o procedimento de correção percutânea (através da pele) de um estreitamento congênito da aorta – ou, tecnicamente, uma coarctação de aorta. Para tanto – como ilustram as imagens nesta página –, uma angioplastia foi realizada com a colocação de um stent.

A operação, oferecida até então em apenas três cidades gaúchas – Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo – durou pouco mais de uma hora e mobilizou, ainda, os cirurgiões vasculares Cezar Luiz Assoni e Fernando Savegnago, além do médico responsável pela paciente, Milton Serpa.

“Felizmente, temos hoje em Erechim uma tecnologia capaz de oferecer o mesmo serviço e a segurança de grandes centros médicos do país”, analisa Gilberto Heineck. Ele explica que a paciente, atualmente com 23 anos, já havia passado por uma cirurgia buscando corrigir o problema há cerca de duas décadas. Na época, a operação foi bem sucedida. Porém, a jovem cresceu fazendo reaparecer a complicação. Resultado: diminuição do fluxo sanguineo, hipertensão e uma série de medicamentos de uso contínuo e obrigatório. “Nos deparamos com essa doença rara, e conseguimos, graças ao aparelho de hemodinâmica instalado no HC, solucioná-la sem precisarmos realizar uma cirurgia toráxica, o que minimizou riscos e abreviou o tempo de recuperação da jovem de três meses para apenas 48 horas”, explica o hemodinamicista Heineck. 

Comentários