Lições, dinamismo e emoção na abertura da Semana Acadêmica IDEAU


Teve início na noite desta segunda feira (27), no Ginásio de Esportes do Campus II mais uma edição da Semana Acadêmica IDEAU com o tema central: Contextos Contemporâneos. A palestra de abertura intitulada “Equilibrando sua vida pessoal e profissional” contagiou o público de acadêmicos e comunidade em geral que marcaram presença e puderam compartilhar momentos marcantes através de histórias e lições de vida com o palestrante Marcio Kühne.

“Entre tantas pessoas que fazem exatamente a mesma coisa, sempre existem aquelas que encontram uma maneira de fazer melhor”. Esta foi uma das frases de destaque, entre as muitas citadas ao longo da fala de Márcio. Com muito bom humor e tranqüilidade, o palestrante resumiu a oportunidade como uma celebração à vida.

Já no começo de sua fala, o palestrante relatou um dos fatos mais marcantes de sua trajetória, quando aos 16 anos por pouco perdeu a vida. Ao se recuperar, começou a perceber o verdadeiro significado de viver. 

Conforme Kühne, a sociedade vive em uma realidade desafiadora cuja rotina trabalha a conciliação da vida particular, profissional e acadêmica. “O mundo está em constante mudança, em grandes proporções e precisamos entender como filtrar essa informação. Estamos rodeados de bons profissionais em um mercado de serviços de baixa qualidade, pois há carência de pessoas altamente qualificadas”, comentou citando que essa preocupação deve ser fomentada desde o meio acadêmico focados no eixo da excelência. “Precisamos gostar do que fazemos, gerando conhecimentos, se destacando, evitando bloqueios e acreditando que a transformação pode acontecer pela educação”, ressaltou. 

Outro aspecto salientado pelo palestrante é a importância de atitudes e valores como: dizer a uma pessoa o quanto a amamos, o que para ele, é tão importante quanto amá-la. Diante de tantas tarefas e compromissos assumidos pela maioria das pessoas, Kühne pontua que devemos estar cientes que “na escola, você recebe a lição e depois faz a prova. Na vida, você faz a prova e depois recebe a lição”.

As atividades provocando reflexões em diversas áreas do conhecimento prosseguem nesta terça e quinta-feira, encerrando na sexta-feira (31) com o show do Guri de Uruguaiana. 

Comentários