Cavalgada do Cooperativismo está na Capital


Depois de 21 dias percorrendo o Rio Grande do Sul, a Cavalgada do Cooperativismo – Caminhos do Padre Theodor Amstad chegou em Porto Alegre. Para comemorar, ocorrerá um grande show com entrada franca nesta quarta-feira, 28 de novembro, a partir das 21h, no Parque da Harmonia. Já estão confirmadas as presenças de Elton Saldanha, Os Fagundes, João Luiz Correa, Daniel Torres, Cristiano Quevedo e outros nomes de sucesso do nosso tradicionalismo. A Cavalgada, que está dentro das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, é promovida pelo Sescoop/RS, com apoio do Sicredi. O objetivo é mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e incentivar a intercooperação entre os diferentes ramos, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad.

Imigrante suíço, Amstad foi o responsável pela fundação da primeira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis. Comandados pelo cavaleiro e cantor nativista Elton Saldanha, os participantes foram recepcionados com palestras e shows nas comunidades por onde passaram e, posteriormente, estarão em um documentário que está sendo gravado durante todo o percurso. Com duração de 22 dias, a Cavalgada iniciou em Cerro Largo e já passou por Guarani das Missões, Sete de Setembro, Santo Ângelo, Coronel Barros, Ijuí, Boa Vista do Cadeado, Cruz Alta, Ibirubá, Selbach, Espumoso, Mormaço, Soledade, Arvorezinha, Ilópolis, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Colinas, Teutônia, Carlos Barbosa, Alto Feliz, Nova Petrópolis, Picada Café, Dois Irmãos, Esteio e Porto Alegre.

No dia 29 de novembro, quando estará ocorrendo o XV Seminário Gaúcho de Cooperativismo, entregará para as autoridades as bandeiras da ONU, do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, do Cooperativismo e da cavalgada para autoridades presentes do Seminário, que será realizado na PUCRS.

Comentários