Contexto - Neivo A T Fabris


Ponto de vista
O incêndio ocorrido na boate Kiss na madrugada do dia 27 de janeiro foi com certeza o acontecimento mais traumático da história recente do Rio Grande do Sul. A notícia ouvida na Rádio Gaúcha por volta das cinco e meia da manhã, no exato momento em que iniciava com a família uma viagem, estimava que o sinistro na casa noturna de Santa Maria havia causado a morte de pelo menos quinze pessoas. Na medida que a distância do destino diminuia os boletins radiofônicos noticiavam o aumento de vítimas. E assim foi ao longo do domingo e também dos dias seguintes chegando a 238 na última segunda-feira (5).
I I
Até a conclusão do inquérito da Polícia Civil, previsto para o início de março, muitas lágrimas ainda serão derramadas. Nunca antes se faltou tanto em Plano de Prevenção Contra Incêndio. De uma hora para outra a cobrança pelos PPCI passou a ser feito. Para o espanto de todos a imprensa revela que importantes logradouros públicos como aeroportos, rodoviárias, e até delegacias não estão dentro das normas. Em Getúlio Vargas chama a atenção as condições da Prefeitura Municipal. O ex. Juvento Imaculada Conceição, transformado há pouco mais de quinze anos em prefeitura, é um verdadeiro labirinto com a maioria das paredes internas e o piso superior em madeira.
I I I
O Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas vem realizando vistorias em inúmeros estabelecimentos. Na sexta-feira (8) foram realizadas vistorias no Clube Cruzeiro do Sul, em Estação, e no Clube Aliança – Tênis Clube Getuliense. Com baile de carnaval programados, a diretoria dos referidos clubes devem realizar investimentos necessários para atender as exigências de segurança, garantindo deste modo a tranquilidade dos associados. Definitivamente as orientações e exigências feitas pelas autoridades das diferenças instâncias, relativas a segurança, devem ser vistas com bons olhos e acima de tudo cumpridas com rigor.
Curtas:
# Para conter as despesas em época de vacas magras para os municípios, o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) responde interinamente por três secretarias.
# Em janeiro, o novo prefeito de Estação nomeou apenas três dos sete titulares: Saúde, Educação e Administração e Desenvolvimento Econômico.
# Em fevereiro o prefeito Geverson nomeou o titular da Fazenda e não tem previsão para as outras três pastas que vem cumprindo com as atribuições através de suas respectivas equipes.
# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (7), os vereadores de Getúlio Vargas analisaram e votaram dezessete projetos enviados pelo executivo.
# A maioria os projetos aprovados prevêm a contratação temporária de professores e servente completando assim o quadro de pessoal da SMECD para o início do ano letivo.
# Também foram aprovados convênios com entidades diversas como ACCIAS, Lar da Menina, Apada e Associação Aquarela Pró-Autista de Erechim.
# Nota de repúdio divulgada nas emissoaras de rádio de Getúlio Vargas na quinta-feira (7) chamou a atenção dos ouvintes.
# O comunicado, assinado pela direção do Sindicato dos Municipários, repudia o reajuste do vencimento do Chefe de Gabinete.
# Este escriba ouviu Juliano Nardi (PP), titular da Secretaria da Administração, a posição do executivo sobre a denúncia do sindicato.
# O advoado informou que em julho do ano passado a Câmara de Vereadores fixou o índice de reajuste para o prefeito, vice e secretários que entrou em vigou em 1º de janeiro.
# E ainda, que na oportunidade, não havia sido incluído o reajuste para o cargo de chefe de gabinete, iniciativa tomada agora pelo legislativo, que colocou em pauta na sessão da noite de ontem.
Dito & Feito:
O prefeito Mário Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, visitou todos os colegas prefeitos de municípios vizinhos. Na última segunda-feira (5) esteve com o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), de Estação. A iniciativa deverá resultar na assinatura de convênios de cooperação entre os municípios, otimizando a prestação de serviços e a execussão de obras na manutenção de estradas e pontes. Além de Estação o território do município de Ipiranga do Sul faz divisa com Sertão, Quatro Irmãos e Erebango.

Comentários