Contexto - Neivo A T Fabris



Excesso de decibéis nas ruas da cidade
Ele vem resistindo bravamente as novas mídias eletrônicas e continua prestando serviços de divulgação de eventos e liquidações. Em tempo de facebook, Twitter outras ferramentas de comunicação, os carros de som se multiplicam pelas ruas das cidades. Em Getúlio Vargas há um significativo número de profissionais da área aos quais se somam outros vindos de cidades vizinhas. Muitos municípios já regulamentaram este tipo de serviço e fiscalizam o cumprimento da legislação.
I I
Em Erechim a Brigada Militar convidou os proprietários de empresas para um encontro. Com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), as autoridades policiais reiteraram que as normas devem ser rigorosamente cumpridas. A BM já iniciou a fiscalização e irregularidades estarão sujeitas a auto de infração no valor 200 URMs, o equivalente a R$ 596,00. Se houver reincidência a multa será em dobro e na sequencia o Alvará será anulado.
I I I
A coluna solicitou a SMA do maior município do Alto Uruguai a relação das restrições ao serviço de propaganda sonora ao volante. A distância mínima de hospitais, igrejas e escolas são de 50 metros. O horário permitido é de segunda a sexta-feira das nove às 19 horas e nos sábados das nove às 17 horas, ficando vedada aos domingos e feriados. O número do telefone da empresa tem que estar fixado na porta dos veículos, e os alto-falantes direcionados apenas para frente e para trás, em hipótese alguma para a lateral.
Curtas:
# A comunidade regional perdeu no início da manhã de segunda-feira (11) a professora Arcelina Klein Vanzo, 93 anos.
# Natural de Erebango, a professora Cilintia, como era chamado por todos, dedicou a vida a educação de crianças, jovens e adultos.
# Além de Secretária de Educação no governo do prefeito Otilo Borgmann (1959-1962), dona Arcelina coordenou o Mobral na década de 1970 e também a Feplam.
# No velório, realizado no Salão das Testemunhas de Jeová, um grande número de amigos copareceram para abraçar seus familiares e se despedir da professora que alfabetizou tantas gerações.
# O prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) não decretou luto oficial pela morte da educadora que em 2002 recebeu da Câmara de Vereadores o título de “Mulher Cidadã”.
# Os vereadores de Getúlio Vargas aprovaram na sessão realizada na noite de quinta-feira (14), projeto do executivo que vai realizar o programa “Com Nota é Legal 2013”.
# “Análise e Avaliação de Crédito Rural, com ênfase em Seguro Rural e Proagro” é o tema da palestra que Elomar Konrad fará em Getúlio Vargas.
# O Eng. Agrônomo e presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul atende o convite do Sindicato Rural, presidido pelo também Eng. Agrônomo Leandro Granella.
# O evento será realizado na noite de quarta-feira (20), com início às 19h15min horas no Parque Cinquentenário.
# Na quarta-feira (20), o município de Charrua completa 21 anos de emancipação política e administrativa.
# Uma extensa programação está em curso e na manhã de segunda-feira (18) acontece o pré-lançamento da Expo Charrua 2013.
Dito & feito:
A coluna reproduz o registro feito nas redes sociais pela professora Cleonice Forlin, ex. Secretária Municipal de Educação e ex. vereadora e presidente da Câmara de Getúlio Vargas sobre a Dona Arcelina: “Na importância que Dona Arcelina Klein Vanzo teve para a comunidade getuliense. Uma mulher à frente de seu tempo trabalhou pela Educação Municipal por muitos anos, e foi responsável pelo sucesso de muitas pessoas em suas vidas. Dinâmica e inovadora em seu tempo de Educadora, foi referência a muitos Educadores, inclusive para mim. Seu nome já faz parte da boa história getuliense e, felizmente, ela recebeu muitas homenagens em vida, e o título de "Mulher Cidadã" concedido pela Câmara Municipal de Vereadores.Certamente, um dia, ela terá seu nome eternizado em alguma Entidade, Avenida e ou em um monumento municipal. Obrigada, Dona Arcelina, pelos exemplos dados e pelas obras realizadas.”

Comentários

  1. é Neivo, mas não é so a propaganda. basta sair na cidade num sabado ou domingo tarde/noite. o desrespeito é total por parte dos "tunados". e nada acontece.. isso aqui é terceiro mundo sim.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, estes carros e motos que fazem publicidade com som estão transformando a cidade em um verdadeiro inferno, na Av. Borges de Medeiros, onde fica uma das empresas de propaganda, é insuportável! Fiscalização neles, excesso de barulho é poluição ambiental, o que já é proibido, basta fiscalizar e fazer cumprir a lei!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário