Ipiranga do Sul 25 Anos - Prefeito Mario Luiz Ceron faz um balanço dos primeiros 100 dias de governo



Na semana em que o município de Ipiranga do Sul comemora suas Bodas de Prata, o prefeito Mario Luiz Ceron (PTB - foto ao lado) recebeu no seu gabinete de trabalho o editor deste jornal para uma primeira entrevista. Desde a vitória de sete de outubro, quando os eleitores optaram pela quebra da hegemonia de poder de 24 anos de um mesmo partido, esta é a primeira vez que o prefeito faz um balanço da administração para um órgão de imprensa.
Na manhã de terça-feira (16), quando concedeu entrevista ao programa Olho Vivo da Rádio Sideral AM, convidando a população para participar da programação da semana do município, Ceron reservou parte da agenda da manhã para falar conosco sobre os primeiros meses de governo. Entre um chimarrão e outro o prefeito, que irá completar 44 anos de idade no segundo dia de dezembro próximo, respondeu com sua natural tranquilidade a todas as perguntas e demonstrou otimismo com as ações desencadeadas desde a posse.
Durante a conversa fez questão de exaltar a sintonia com o vice-prefeito Marco Antônio Sana (PTB) e com toda a equipe de trabalho. Revelou que seu nome foi lembrado para disputar o governo municipal nas eleições de 2004 e 2008, convite que declinou nestas oportunidades, e que, em 2012, aceitou por entender ter chegado a um momento de amadurecimento e de estar preparado para esta nova etapa.
Questionado sobre a sua participação na política até então, o chefe do executivo afirmou que até decidir candidatar-se nunca havia sequer assistido uma sessão da Câmara de Vereadores.
Formado no Curso Técnico em Agropecuária na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sertão, hoje Instituto Federal de Educação, Mario Luiz Ceron é produtor rural e tem sua propriedade no município. Entusiasmado com o setor primário, que reconhece como sendo a mais importante atividade econômica de Ipiranga do Sul, realizou MBA em Administração e Cooperativismo, na Faculdade Ideau.
Além da experiência na atividade primária, que afirma exigir dedicação, independentemente da área produzida, destaca como importante na sua vida os dezessete anos em que integrou o grupo de colaboradores do Sicredi Estação.
Casado, Mario Luiz Ceron é pai de um menino de onze anos e uma menina de nove anos. Para ele, educação, formação e exemplo dos pais, estão acima de tudo.
No canto direito da mesa o prefeito puxa uma pasta e de seu interior retira os últimos relatórios periodicamente entregue pelos secretários. Através deles, e também nas reuniões, acompanha todas as ações de governo e leva controladas as receitas e pagamentos. Ainda sobre a gestão, enumera e comenta as quatro exigências cumpridas a risco pela equipe: 1ª atendimento ao contribuinte; 2ª planejamento e uso racional dos bens públicos como aqueles destinados ao funcionamento de máquinas, veículos, equipamentos, etc.; 3ª pagamento à vista aos fornecedores e prestadores de serviço; e 4ª “dinheiro público é público”, revela.
Da receita estimada em R$ 10 milhões para este exercício de 2013, a folha de pagamento de pessoal oscila entre 42 e 44%. “O vale refeição, uma antiga reivindicação dos servidores foi atendido neste ano, onde já a partir do mês de abril os servidores municipais passarão a receber este importante benefício”, sendo uma reivindicação por parte dos funcionários de aproximadamente seis anos, com foco na valorização do profissionalismo o prefeito tem orgulho em afirmar que este é o passo inicial para a promoção da classe de servidores. Além de significar um ganho financeiro para os servidores este valor será gasto no comércio local.
Questionado sobre as ações na área da educação o prefeito falou acerca da abertura de uma turma de maternal na Escola Dom João Becker. “O município atendendo a legislação e a demanda da comunidade, providenciou, em tempo recorde, a abertura de uma turma inédita na escola onde estão sendo atendidas 18 crianças”, afirmou.
Outro projeto já implantado na educação, em parceria com a Secretaria da Agricultura e a Emater é a “Horta na Escola” onde são realizadas atividades na horta localizada próximo da escola que além das atividades práticas, que em breve vão envolver os alunos, a produção de hortaliças vai abastecer a merenda escolar. Ainda na área educacional, está em andamento o curso de formação para os professores municipais, ministrado pela Ideau, curso do qual a Secretaria Municipal de Educação estendeu a participação aos professores da escola estadual local, o que tem por finalidade qualificar toda a estrutura existente no município, já que quem ganha é a população.
Ao falar acerca da importância da formação escolar, Mario Luiz Ceron revelou um número preocupante, de que, em duas décadas, Ipiranga do Sul perdeu mais de 500 moradores, dos quais cerca de 300 jovens. O prefeito atribui este acontecimento a falta de empregos e oportunidades, sendo este um dos grandes desafios. Outro desafio é o de melhorar o índice do IDEB do município que de 4,6 baixou para 4,4 no ano passado.
O prefeito falou ainda que estão sendo encaminhados os documentos para obtenção da renovação da licença ambiental para operação do britador municipal, o que irá dar maior condições e agilidade na execução, pela Secretaria de Obras, dos serviços de melhoria do sistema viário local, que hoje, por não estar com a licença em vigor utiliza material fornecido por cidades vizinhas.
De acordo com o prefeito se o Município, ainda em dezembro de 2011, quando recebeu a primeira notificação da Fepam, em maio ou em julho de 2012, quando recebeu a segunda e terceira notificação, tivesse encaminhado a documentação, a licença certamente teria sido renovada, e não indeferida como ocorreu em setembro de 2012, o que possibilitaria a continuidade do uso do britador que, até não estar licenciado, não pode ser operado, aliado ao fato de que não foi deixado brita em estoque para utilização neste período, afetando inclusive o período de safra onde as estradas devem dar condições ao transporte do produto.
Ainda em relação às obras o município encaminhou projeto e aguarda recursos da União para a compra de um rolo compactador, contudo não é descartada a hipótese de investir recursos próprios se o processo for longo. “Nesta semana estamos utilizando o equipamento emprestado pelo município de Estação”, disse. O prefeito lembrou que os municípios vizinhos – Estação, Erebango, Quatro Irmãos e Sertão -, firmaram através de Lei aprovada pelas respectivas Câmaras à realização de cooperação mútua.
Na saúde, objetivando ampliar o atendimento junto a UBS foi contratado mais um Médico com especialização em Clínica Geral e Ginecologia, garantindo assim inédito atendimento médico diário local, referindo ainda que “Estamos, agora, pensando na contratação de um Médico Pediatra”, disse o prefeito. Ele destacou ainda os convênios com o Hospital São Roque e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Referiu ainda acerca da necessidade de ampliação da UBS e da aquisição de medicamentos.
Destacou ainda a atenção dispensada à atividade primária, dentre as quais a distribuição de calcário e corretivos de solo. Por fim referiu que foram encaminhados e estão em tramitação em Brasília, em diversos Ministérios, nove projetos, mas que a divulgação será feita quando da aprovação dos mesmos, contudo, em primeira mão referiu que já foi firmado Termo de Compromisso com o FNDE e nos próximos meses o município estará recebendo sem custo financeiro aos cofres locais, dois ônibus escolares novos, num montante de R$ 385.200,00.

Comentários