Contexto - Neivo A T Fabris

Nepotismo e CPI: será???
As denúncias feitas pelo presidente do Sindicato dos Municipários de Getúlio Vargas durante programa de rádio na manhã de terça-feira (16) pautou a sessão da Câmara de Vereadores ocorrida no mesmo dia. A presença de Welmor Kravos no programa Olho Vivo, da Sideral AM, comandada pelo comunicador Rogério Bordin sempre repercute. Polêmico, o sindicalista desta vez atirou para todos os lados e chamou os vereadores de omissos.
I I
Na manifestação de rua ocorrida no dia 25 de junho no Largo Plácido Scussel e ruas centrais da cidade, Kravos portava um cartaz com os dizeres “nepotismo não, pois é crime”. E foi exatamente sobre nepotismo que falou durante os trinta minutos da entrevista. Citou nomes de detentores de cargo em comissão e o grau de parentesco com integrantes do executivo e legislativo. E ainda denunciou perseguições internas.
I I I
 Os vereadores da oposição e situação se revezaram no grande expediente, todos muito cautelosos. A defesa do governo foi liderada pelo vereador Elói Nardi (PP). Através de números da administração, revelou que a folha de pagamento representa em média 43% do orçamento. Negou casos de nepotismo e disse que a enfermeira Karina, esposa do vice-prefeito Maurício Soligo (PP), que trabalhou no governo passado e no início do atual, não integra maio o quadro.
I V
Os vereadores Eliton Andreta (PMDB) e Nilton Scariot (PP), que estreiam no legislativo, classificaram como graves as denúncias. Sugeriram que a mesa diretora convide Kravos para a próxima sessão ordinária. E ainda, que se o sindicalista apresentar provas das denúncias não restará outra saída que não uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Após o pequeno expediente, quando o assunto também predominou, o vereador Dinarte Farias (PP), presidente da Casa, confirmou o pedido e anunciou que o convite seria enviado.
V
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas está programada para as 18h30min horas de quinta-feira (25). Mas o presidente do Sindicato não vai comparecer, pois viajou na quinta-feira (18) e só deve retornar no dia 30 de julho. O regimento interno não prevê a possibilidade da manifestação de terceiros durante as sessões da Câmara e se ocorrer será em reunião. O presidente do legislativo recebeu de Kravos a informação de que será procurado após a viagem para agendar o encontro.
Curtas:
 # Servidores públicos da educação e segurança pública aproveitaram a presença do governador Tarso Genro (PT) em Erechim na segunda-feira (15)
# Os professores pediram o pagamento do piso nacional e o pagamento dos precatórios e os integrantes da Brigada Militar melhores salários.
# Um policial de cadeira de rodas relatou a Tarso que há nove meses vem tentando agendar sessão de fisioterapia sem sucesso.
# O governador falou com o grupo e foi novamente interpelado na entrada do Polo da ACCIE por agricultores da área do Mato Preto.
# Com faixas e narizes de palhaço cobraram uma solução para o problema que só na região atinge mais de 350 famílias.
# Atendendo ao pedido do próprio governador a Brigada Militar autorizou a entrada dos manifestantes no Parque.
# Durante o discurso do governador Tarso Genro os manifestantes passaram das vaias ao aplauso.
# A mudança de comportamento ocorreu quando o governador afirmou “se tivermos uma decisão da justiça para tirar as terras de vocês, irei para a cadeia e não cumprirei”.
# O que era para ser uma volta por cima poderá resultar em problema para o governador, o segundo do PT a ocupar o cargo no RS.
# O Ministério Público Federal em Erechim instaurou inquérito civil público para apurar a possível prática de ato de improbidade administrativo pelo governador.

# Para o procurador da República, da PRM de Erechim, a conduta adotada caracteriza incitação pública à desobediência de ordens judiciais e viola os interesses das comunidades indígenas.
#Para o procurador Ricardo Gralha Massia, os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pelos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade.
Dito & Feito: Os vereadores João Paulo Petry Meneses e Egidio Roque Novelli, do PDT de Sertão, receberam missiva do gabinete do Deputado Gilmar Sossella. Foram informados que o pedido feito quanto ao atendimento da Consulta Popular e Cidadão devem se concretizar. Os recursos para a compra de uma picape para a Brigada Militar já foram liberados. Já a construção de um Posto da BM na localidade de Engenheiro Luiz Englert, ficará para mais

Comentários