Contexto - Neivo A T Fabris

Conflito agrário em pauta
O cronômetro já foi acionado e os governos do Estado e da União terão até o dia primeiro de setembro para apresentarem solução dos conflitos entre indígenas e produtores. O compromisso foi assumido pelo governador Tarso Genro (PT) e o Ministro da Justiça Eduardo Cardozo (PT) durante encontro realizado em Porto Alegre. Na reunião ocorrida no dia primeiro de agosto, a presença de Rui Valença, coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, o deputado Aldemir Tortelli (PT) e representantes de entidades e sindicatos.
I I
Em que pese o compromisso assumido pelo ministro e o governador, as 365 famílias que residem e produzem na área do Mato Preto, continuam apreensivas. E também irredutíveis quanto à demarcação, decididos a permanecerem nas terras. Elas sabem que a realidade local é muito diferente de conflitos em curso em outras regiões do país. Além de pequenos agricultores possuem escrituras firmadas há mais de um século. Hoje os conflites por terra no RS atingem cerca de 30 mil famílias em mais de uma centena de municípios.
I I I
Na quarta-feira (7), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de decreto, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB), que susta a demarcação da terra indígena do Mato Preto. O parlamentar sustenta que a demarcação não atende os requisitos mínimos exigidos pela Constituição, além de conter indícios de fraudes na elaboração dos laudos antropológicos que resultaram no processo demarcatório. O parlamentar argumenta que os pequenos agricultores precisam pagar os advogados enquanto o outro lado é bancado pelo governo.
Curtas:
# A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas ocorrida na noite de terça-feira (6) teve apenas dois projetos na ordem do dia.
# Os dois projetos enviados pelo executivo foram aprovados e não provocaram qualquer embate entre a situação e oposição.
# A polêmica da noite ficou por conta da denúncia feita durante o grande expediente pelo vereador Eliton Andreta (PMDB).
# O vereador da oposição relatou um fato no mínimo inusitado, provocando uma situação difícil para a defesa da bancada situacionista.
# A denúncia: um servidor do executivo, que ocupa cargo em comissão, deixou o trabalho na hora do expediente para carnear um porco.
# Pelo sétimo ano consecutivo o deputado federal Marco Maia (PT) é apontado pelo DIAP entre os mais influentes do Congresso Nacional.
# Desde que deixou a presidência da Câmara dos Deputados no final do ano passado, Maia se voltou aos prefeitos do RS e tem sido presença constante no Alto Uruguai.
# Seu nome tem sido cotado para disputar uma vaga para o Senado em 2014 situação acompanhada com atenção pelo correligionário Ivar Pavan, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.
# Observadores apostam na candidatura a reeleição e a perspectiva de que Marco Maia volte a presidir a Câmara, dando sua contribuição para o segundo mandato da presidente Dilma.
Dito & Feito: O prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) recebeu nesta semana o engenheiro agrônomo Ademar Armindo Gromann. Durante o encontro, a conversa girou em torno do trabalho realizado no Escritório da Emater/RS-Ascar Estação. O chefe do executivo estaçonense ficou surpreso com a diversidade de ações empreendidas pelos profissionais que integram a equipe de trabalho. A assessoria de imprensa da prefeitura divulgou nota em que o chefe do executivo agradece a dedicação e empenho do engenheiro ao longo dos últimos dezoito anos na função de Extensionista Rural.  

Comentários