Estado terá plano de gestão de pesca para a bacia do Rio Uruguai

O Governo do Estado consolidou nesta quarta-feira (25) inciativas adotadas desde o ano passado com o objetivo de formatar o Plano de Gestão de Pesca para a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. Em reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que encerrou um ciclo de debates internos, ficou definido que será realizada, a partir de agora, uma série de encontros com os pescadores artesanais e representantes dos municípios envolvidos, além de lideranças do setor em Santa Catarina, Uruguai, Argentina e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vez que as águas da região são compartilhadas.
Também ficou acertada a criação de uma Câmara Temática da Bacia do Rio Uruguai dentro do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Pesca. No encontro desta quarta-feira, que contou com as presenças dos titulares da SDR, Ivar Pavan, e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Neio Lúcio Fraga Pereira, técnicos das duas pastas e demais órgãos do Governo do Estado encaminharam ainda a criação de um Grupo Técnico para a elaboração do plano.
"Trata-se de uma região que exige uma política de gestão na qual haja consenso e parceria entre todos que interagem naquele local", disse o secretário Pavan, ao comentar a importância das presenças dos catarinenses, argentinos e uruguaios nesse processo. "Além disso, a gestão de pesca precisa levar em consideração o fomento, função natural da SDR, e a pesquisa, a cargo da Sema e da Fundação Zoobotânica (FZB)", completou o secretário do Meio Ambiente.
A reunião deu continuidade a debates dos quais, além da SDR, Sema e FZB, participam a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Casa Civil. Para os próximos encontros, a ideia é contar também com presença de técnicos da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) do Governo do Estado e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Foto: Hélio Gama Neto/SEMA/RS




Comentários