Alto Uruguai será incluído no roteiro da Região do Vêneto para intercâmbio político e econômico
Os prefeitos e empresários do Alto Uruguai que estão em missão a Itália cumpriram nesta quarta-feira, 16 de outubro, o terceiro dia de agenda. Um dia de uma agenda política que poderá trazer frutos para os imigrantes da região do Vêneto na região.
Secretária de Turismo da Província de Veneza, Giorgia Andreuzza com a comitiva do Alto Uruguai. Foto: Rodrigo Finardi
Na parte da manhã foram recebidos no Centro de Veneza no Palácio Balbi, sede da Junta Comercial, pelo secretário da imigração e emigração do Vêneto no mundo representando o presidente da região do Vêneto, Luca Zaia.
Em sua explanação aos prefeitos, Stival informou que o Rio Grande do Sul é o maior reduto do mundo fora da Itália de pessoas com origem no Vêneto e que mantém contato constante com o estado. Falou da importância da educação e da cultura para o país desenvolver seus projetos, pois as pessoas precisam estar capacitadas para terem produtos de excelência em todos os segmentos da economia.
Após suas ponderações, Stival foi questionado pelo empresário Jaci De Lazzari, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE e presidente do Instituto Jaci De Lazzari, se é possível incluir o Alto Uruguai Gaúcho no roteiro da região do Vêneto para intercâmbio político e econômico, já que atualmente apenas as terras velhas - que engloba municípios da serra gaúcha e alguns de outras regiões tem esta condição – e não às terras novas (neste caso entra o Alto Uruguai). Stival assumiu o compromisso de incluir a região nesta agenda e a partir de agora iniciam os contatos para efetivar esta nova realidade.
Ainda na parte da manhã a comitiva teve uma conversa informal com o secretário de Assistência Social, Remo Sernagiotto, numa das várias salas do Palácio Balbi, que são repletas de obras de artes por todos os lados.
A agenda do dia ainda reservava uma Audiência com a secretária de Turismo da Província de Veneza, Giorgia Andreuzza que deu uma verdadeira aula de como desenvolver as potencialidades de uma região. Segundo ela o turismo é diretamente relacionado a cultura da população. Citou como exemplo a região do Vêneto com suas 95 cidades: “se queremos fazer uma ciclovia, ligando as cidades, precisamos que todos os prefeitos concordem. Caso contrário o meio de ligação é interrompido e o objetivo não é alcançado”. Para Giorgia a figura dos prefeitos é a mais importante dos níveis políticos para que ações se concretizem e tragam resultados, caso contrário as dificuldades vão aumentando, e muitos acabam se isolando.
Segundo Giorgia o turismo só se desenvolve se toda a cadeia, desde a agricultura até o produto final que é o turista funcione de forma harmônica: “não podemos focar numa cidade e sim na região como um todo. Precisamos vender a marca do Vêneto e vocês prefeitos aqui presentes precisavam vender a marca do Alto Uruguai e não de uma cidade A ou B”. Outra questão elencada pela secretária é que atualmente a região do Vêneto não precisa sair para o mundo para vender seus produtos: “temos força na agricultura, no turismo, na gastronomia, na moda e outras áreas e as pessoas vem para a Itália consumir nossos produtos. A nossa produção é levada pela mãos dos turistas. Mas para isso é preciso cooperação e trabalho mútuo de todos movimentando toda a cadeia produtiva. E as pessoas que aqui chegam acabam levando uma imagem positiva da região o que acarreta um efeito multiplicador e cada vez mais turistas nos visitam”, salienta Giorgia.
Penúltimo dia
Nesta quinta-feira, 17 de outubro será o penúltimo dia da agenda dos prefeitos em solo italiano. Pela parte da manhã visitarão o Parque Científico e Tecnológico de Marghera onde será apresentado o papel e função dos Parques Científicos e dos incubadores nas estratégias de inovação e de sistemas de rede.
Na parte da tarde em Veneza Mestre os prefeitos serão recebidos na Confindústria do Veneto onde será apresentada as estratégias da indústria vêneta de frente a crise e propostas de relações econômicas em sinergia com o Rio Grande do Sul.
Comitiva brasileira
Estão presentes nesta missão os prefeitos Luiz Ângelo Poletto – Aratiba; Lírio Zarichta – Três Arroios; Pedro Prezzotto – Getúlio Vargas; Vanderlei Simionatto – Charrua; Jovelino Baldissera – Viadutos; Ademar José Basso – Severiano de Almeida; Geverson Zimmermann – Estação e Mário Luiz Ceron – Ipiranga do Sul, além de José da Cruz, Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim; Claudionor Mores – Presidente da Associação Comercial, Cultural, Industrial de Erechim (ACCIE) e Jaci José de Lazzari – Presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE e Presidente do Instituto Jaci De Lazzari.
Comentários
Postar um comentário