Morre a Irmã Stella Bannach
As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento de um dos pilares da Congregação: Ir. Maris Stella Bannach na madrugada desta terça-feira em Passo Fundo.
Ir. Maris Stella Bannach nasceu no dia 30 de maio de 1911, em União da Vitória/PR.
Realizou sua consagração na vida religiosa no dia 17 de dezembro de 1935. Sempre considerou a vocação à vida religiosa consagrada o maior dom que recebeu de Deus.
Com razão, diz a Escritura: “O justo é como a palmeira, permanece firme, forte e verdejante e, na velhice, ainda dá frutos”. Assim foi a Ir. Maris Stella. Teve a graça de viver 102 anos e cinco meses de idade, e 78 de vida consagrada, nos quais foi professora, diretora, superiora e orientadora de muitos, especialmente nos Colégios: Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas – SC, e São José, em Erechim – RS. Neste último dedicou a maior parte de sua fica como educadora, formadora de gerações, para a sociedade de Erechim e a região. Foi construtora e reconstrutora do mesmo (após o incêndio de 1963).
Serviu também durante quatro anos à Congregação na sede geral, quando esta estava situada em Assis - Itália, estendendo seu âmbito de missão na Áustria, Espanha e Colômbia. Toda missão que desempenhou foi sempre marcada pela perfeição e visão de futuro.
Qualidade humana, dedicação, comunicação, sabedoria, abertura à realidade do mundo e da Igreja, atualização permanente e gosto pela educação, pela cultura, pela leitura e pintura, são marcas de sua bela vida religiosa e profissional. Cultivou o dom da amizade e da orientação espiritual com muitas pessoas, com as Irmãs, com sacerdotes e vocacionados/as à vida consagrada. Encarnou profundamente o carisma franciscano e o exemplo da Fundadora da Congregação, Santa Maria Bernarda. Colocou os muitos dons que o Senhor lhe concedeu, a serviço da Igreja, da Vida Religiosa, e de cada pessoa que Deus foi pondo no caminho de sua vida. Foi uma biblioteca de espiritualidade e de saber. Em toda parte onde atuou, foi impulsora da educação e da cultura.
Sua partida deixa um grande vazio e seu exemplo é luz que nos orienta para que nas trilhas da vida nos centremos no que realmente é essencial e façamos de nossos dias um dom para a qualificação própria, de todos os que nos cercam e do mundo.
Bem-aventurados os que morrem no Senhor. Descanse em paz.
Comentários
Postar um comentário