Contexto - Neivo A T Fabris

Os Maristas em Getúlio Vargas

A contribuição dos Irmãos Maristas a comunidade de Getúlio Vargas deixou marcas profundas. Em que pese terem fechado as portas do Colégio Cristo Rei há mais de duas décadas, o trabalho realizado pelos integrantes da ordem criada por São Marcelino Champagnat nas áreas do ensino, religião e assistência social continua muito presente. A celebração religiosa, realizada na noite de terça-feira (11), que marcou os 75 anos da chegada dos Maristas, suscitou reflexões diversas.

Celebrando a chegada ocorrida em 1938

Mais de 150 pessoas participaram da celebração realizada junto à gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes. Ex. alunos e professores do Cristo Rei se reencontraram, aproveitando para recordar o período em que conviveram no espaço que hoje abriga o Centro Administrativo Municipal. Os irmãos Canísio e Paulo, que atualmente trabalham em Erechim e Passo Fundo, nos colégios Medianeira e Conceição, respectivamente, atenderam o convite do grupo de organizadores liderado por Reni Giaretta Oleksinski.

Trabalho educativo e social

Além da formação das centenas de pessoas que estudaram no Cristo Rei e receberam formação no Juvenato Imaculada Conceição, os Irmãos Maristas incentivaram a fundação de entidades diversas. Foi o caso da Sogeasme, Lar da Menina, Apae e Lar dos Idosos. O trabalho pastoral realizado pelo Irmão Taciano está muito presente nos bairros Champagnat e São José. Foram inúmeros os religiosos que moraram e trabalharam em Getúlio Vargas e cada um deles deixou marcas.

Irmão Paulo da Cruz

O prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) participou da celebração e como os demais, ouviu atento o histórico apresentado. O espírito empreendedor do Irmão Paulo da Cruz resultou na edificação do Colégio Cristo Rei, inaugurado no ano de 1950, e que em 1969 foi adquirido pelo governo do Estado. Há exatos 45 anos, o edifício localizado em frente à Igreja Matriz, abriga o Colégio Estadual Antônio Scussel. No tempo presente a SEC vem adiando as reformas necessárias no prédio que tem problemas sérios de estrutura.

Homenageando o empreendedorismo

Sob a liderança do irmão Paulo da Cruz foi erguido o Juvenato Imaculada Conceição. Toda a estrutura da atual Prefeitura Municipal, incluindo o Salão de Atos e espaços do entorno é resultado de seu trabalho. Ele também foi incentivador e sócio fundador da Cootrigo. É crível que o chefe do poder executivo, aproveitando as comemorações dos 75 anos da chegada dos Irmãos, envie um projeto de Lei a Câmara de Vereadores homenageando o Irmão Paulo da Cruz com o nome da Praça localizada em frente ao Centro Administrativo. Será um gesto de reconhecimento e além do aval do legislativo deverá receber o da comunidade.

Curtas:

# O Conselho Comunitário das Regiões Pedagiadas, trecho 01 (Coxilha) aprovou por unanimidade a duplicação de 6,8 Km da RS-135.

# O trecho a ser duplicado está localizado entre o Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-Erechim) e o trevo da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

# O encontro foi realizado na quarta-feira (12) na Casa dos Municípios em Passo Fundo com a presença do diretor técnico da EGR, Rubens Lahude.

# Representando a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã participaram Rene Ceconello e Dino Giaretta,.

# E ainda os prefeitos, Marcelo D’Agostini (PP – Sertão), Paulo Polis (PT – Erechim), e Adilson de Valle (PP – Quatro Irmãos), entre outros.

# Com o fim do turno único no serviço municipal de Sertão na manhã da última segunda-feira (10) o expediente voltou a ser cumprido das 07h45min às 11h45min e das 13h às 17h.

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (10) o índice de atualização do magistério municipal.

# O reajuste é retroativo a 1º de fevereiro e o índice de reposição é de 8,32%.

Dito & Feito:

Na primeira Sessão Ordinária do legislativo de Getúlio Vargas a presença de dois suplentes de vereador, o Pastor Domingo Borges de Oliveira (PP) e Lorena Maria Webber (PP), que assumiram as vagas em razão dos pedidos de licença dos vereadores Aquiles Pessoa da Silva (PP)e Dinarte Farias(PP). Por ser a primeira vez, Lorena Maria Webber tomou posse e fez seu juramento perante o plenário. Foi a primeira sessão presidida pelo vereador Daniel Fernandes (PP).

Comentários