U R I - O primeiro dia dos calouros

Diretor-Geral do câmpus deu as boas-vindas aos novos acadêmicos
A ansiedade de quem prestou o Vestibular de Verão da URI Erechim não acabou após a divulgação do listão ou a efetividade da matrícula. Na noite de segunda-feira, 24, os calouros participaram de um momento que certamente ficará marcado como lembrança do início da graduação: a chegada na Universidade. A recepção especial foi organizada pela direção do campus e aconteceu no Salão de Eventos.

Em um primeiro momento, os calouros receberam as boas-vindas do presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Fernando Kuiawinski da Silva, que falou sobre a programação prevista para a semana da recepção. “O DCE é um espaço que está disponível para auxiliar a todos”, disse. Também falou sobre as dinâmicas previstas para quarta-feira (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28), onde serão realizadas gincanas e atividades de integração.

Também foram apresentados aos novos acadêmicos os Cursos da instituição e seus respectivos coordenadores, bem como os coordenadores de área do conhecimento da Universidade.

Na sequência, os calouros foram recepcionados pelo Diretor-Geral do câmpus, professor Paulo José Sponchiado, que também apresentou os demais dirigentes: a Diretora Acadêmica, professora Elisabete Maria Zanin e o Diretor Administrativo, professor Paulo Roberto Giollo. Sponchiado disse que esse é um momento muito especial, tanto para a universidade como para os acadêmicos. “A partir de hoje vocês são universitários e, como universitários, a postura de cada um deve estar afinada com o propósito dos seus sonhos. Tenho a convicção que vocês fizeram a escolha certa, pois é somente em uma Universidade que poderão encontrar, além do ensino, a possibilidade concreta de realizar a iniciação à pesquisa e à extensão universitária”, salientou.

A direção do câmpus, como de costume, programou uma atração especial para a recepção. Os novos alunos participaram de uma palestra com Edemilton Pozza, especialista em vendas e atendimento, que aproveitou a entrada dos acadêmicos na Universidade e falou sobre a importância da mudança. De forma dinâmica e interativa, Pozza trouxe sua história de vida e falou aos alunos sobre a importância de se ter objetivo, planejamento e ação em todas as situações da vida. “Queremos crescer ou assistir o crescimento dos outros?”, desafiou o palestrante. E finalizou: “Para que a mudança geral ocorra: sonhe, deseje, ouse e abuse!”.

A escolha pelos cursos tem as mais variadas justificativas. Francli Fusinatto, calouro de Engenharia Elétrica, está com boas expectativas quanto ao curso, à turma e ao aprendizado. “Tenho certeza de que este será um diferencial em minha vida”, comentou. Já para o calouro de Engenharia Civil, Alisson Welter, o mercado de trabalho foi o que o motivou a buscar um curso de graduação. “Preciso conquistar o meu espaço”, disse. A nova acadêmica do Curso de Farmácia, Janaísa Pertussatti, foi motivada pela atuação na área da saúde. “Trabalho como técnica em enfermagem e a área me atrai bastante, por isso estou motivada para começar o Curso. Tenho ótimas expectativas, tanto profissionais quanto pessoais para estes próximos anos de graduação”, justificou.

Comentários