Contexto - Neivo A T Fabris

Abril – 26 anos de Erebango, Ipiranga do Sul e Estação

No próximo mês os municípios de Erebango, Ipiranga do Sul e Estação completam 26 anos. Os dois primeiros, ex. distritos de Getúlio Vargas tiveram seus decretos de emancipação assinados pelo então governador Pedro Simon (PMDB) nos dias 11 e 20 de abril, respectivamente. O decreto de emancipação do ex. bairro Estação Getúlio Vargas, que manteve apenas o prenome, numa justa homenagem a Estação Ferroviária que deu inicio ao núcleo urbano em 1910, foi assinado no dia 21 de abril.
I I
Na época o município mãe era governado pelo prefeito Júlio Jorge Oleksinski (PMDB) e o vice-prefeito Joarez Caegarro Pinheiro (PMDB). O processo de emancipação envolveu lideranças das três comunidades e o “sim” nos plebiscitos realizados foi maciço. Passado um quarto de século desde a instalação dos governos locais, os três municípios tem muito para comemorar. O desenvolvimento econômico em cada um deles seguiu o curso iniciado na primeira década do século.
I I I
Conhecido como município “Coração Verde do RS”, Erebango tem no setor primário sua base econômica. Mas a vocação para a agroindústria, forjada ao longo das décadas, garante parte importante dos postos de trabalho e do retorno de impostos para o município. Com investimentos constantes nas áreas da educação, saúde e assistência social, os índices apontam sucessiva melhoria na qualidade de vida. Apesar de sua importância econômica, Erebango aguarda há muito uma ligação asfáltica até a ERS-135, prometida pelos sucessivos governos do Estado.
I V
Referência na atividade agrícola, Ipiranga do Sul é conhecida nacionalmente como “Berço do Plantio Direto”. A produtividade de suas lavouras de soja, milho, trigo e cevada, reflete a busca permanente de novas tecnologias. Na terça-feira (25) a administração promoveu uma solenidade para marcar a abertura da colheita da safra de soja. O sucesso da iniciativa, prestigiada por lideranças, dentre as quais o presidente da Amau, representantes da Emater/RS e SDR foi tão grande, que passará a fazer parte do calendário de eventos do município.
V
Estrategicamente localizado, o município de Estação possui o menor território dentre os que se emanciparam de Getúlio Vargas. Sede de cooperativas de produção e de crédito, a cidade conta com um frigorífico, indústrias nas áreas metal mecânica, moveleira, alimento e confecções, entre outras, esta entre os quatro mais industrializados do Alto Uruguai. Como Erebango e Ipiranga do Sul, Estação colhe os frutos da autonomia com avanços que dificilmente teriam se realizados sem a emancipação.
Curtas:
# Já foi agendada o lançamento da revista “Vêneto: Um Sonho Possível”, sobre a viagem realizada por um grupo de prefeitos da região a Itália em outubro do ano passado.
# Os prefeitos Pedro Paulo Prezzotto (DEM – Getúlio Vargas), Geverson Zimmermann (PSDB – Estação), Mário Luís Ceron (PTB – Ipiranga do Sul), e Vanderlei Simionatto (PDT – Charrua), integraram a comitiva.
# A iniciativa da viagem foi do Instituto Jaci De Lazzari, e os dez mil exemplares da revista foram impressas pela Edelbra, de Erechim.
# O lançamento está programado para o dia 11 de abril, no Salão Branco do Ypiranga, seguido de almoço na churrascaria Barão.
# O vereador Dinarte Farias (PP) solicitou ao executivo a realização de uma audiência pública para a implantação de sinal digital de TV para os moradores da cidade de Getúlio Vargas e interior.
# A proposta do vereador progressista recebeu o apoio dos demais vereadores e foi aprovada durante a sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira (27).
# Ex. titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento, Ivar Pavan (PT) reservou a semana que passou para visitar os órgãos de imprensa de Erechim.
# Integrante do primeiro escalão do governo Tarso Genro (PT), o ex. deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa será pela segunda vez candidato a deputado federal.
# Na eleição de 2010 Pavan contabilizou 55.356 votos não obtendo sequer a suplência da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados.
# Para emplacar na eleição de outubro deverá fazer pelo menos o dobro dos votos de quatro anos atrás, oportunidade em que seu colega de partido, deputado Marco Maia, arrebatou significativa parcela dos votos no Alto Uruguai.
Dito & Feito:
A titular da Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Sertão, vereadora Nadir Nardi Dall Agnol, e sua equipe de trabalho estão atuando em diversas frentes de trabalho. Pelo menos duas vezes por semana são oferecidas aulas de Artes e Teatro junto ao Cras. Neste mês teve início à escolinha de futsal do Projeto Mão Amiga, no Módulo Esportivo e no Distrito Eng. Luiz Englert. Uma campanha para doação de fogão a gás, cama, cochão e utensílios domésticos foi lançada para posteriormente atender as demandas locais.

Comentários