Sertão - Presidente do Legislativo prioriza o mandato



Vereador Tiago Serro (PP), presidente da Câmara de Sertão.

Desde que assumiu o mandato em janeiro do ano passado, o vereador Tiago Serro (PP) tem priorizado a atividade política. Já na estreia, o segundo mais jovem dentre os atuais integrantes do legislativo de Sertão foi líder de governo.
Formado pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão, atual IFRS, Tiago Serro é funcionário da Agro Sertão. No final da tarde da última sexta-feira (14), ele recebeu o editor deste jornal na sede do poder legislativo logo após ter participado da solenidade da entrega da nova ambulância.

Para início de conversa afirmou que desde o primeiro dia de mandato vem trabalhando para que a comunidade entenda o processo legislativo, qual a verdadeira função do vereador. Além de buscar a qualificação pessoal para exercer plenamente as funções inerentes ao cargo, o atual presidente da Câmara mantém estreita ligação com a União dos Vereadores do RS (Uvergs) e seus departamentos.

Sobre a mesa de trabalho, a pauta da sessão programada para a noite de segunda-feira (17). “Já enviamos a ordem do dia completa para todos os colegas via e-mail”, revelou. Explicou que a medida permite que os projetos de lei do executivo sejam previamente estudados. Ainda sobre as sessões ordinárias afirmou que tem se esforçado para que elas sejam menos formais e mais dinâmicas.

Com uma agenda diária extensa, boa parte dela dedicada ao exercício do mandato, Tiago Serro pode ser encontrado diariamente da Câmara. Além do convívio com a comunidade, atende sempre que solicitado, os convites do chefe do executivo. “Hoje à tarde participamos de um encontro no gabinete do prefeito com a Secretária da Saúde e todos os Agentes Municipais da Saúde”, contou.

A atividade partidária também tem sido priorizada. Citou como exemplo recente encontro na cidade Marau, onde aconteceu o pré-lançamento da candidatura de Sérgio Turra a deputado. Além do compromisso com os munícipes, o vereador Tiago entende que é preciso também uma participação na política estadual e nacional. E ainda, que a composição da nova legislatura da Assembleia Legislativa e Câmara Federal serão importante, ocorrendo o mesmo com a sucessão estadual e federal.

Questionado sobre a escolha do Partido Progressista respondeu de imediato que é ideológica e familiar. Ele afirma que a postura conservadora do PP e suas lideranças é fundamental para o equilíbrio das forças políticas e da própria democracia. Sobre seu projeto pessoal, adiantou que irá buscar a reeleição em 2016 e mais adiante o governo municipal. “Não seria honesto se não admitisse”.

Considerou muito boa a relação do legislativo com o executivo, afirmando ser respeitosa e responsável. Enquanto respondia o questionamento, o presidente da Câmara consultava a agenda que previa em poucos minutos um encontro com o Padre da Igreja São José. A última pergunta foi sobre a vida pessoal “Sou noivo, e ela é doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria”, encerrou.

Comentários