Encontro de Mulheres com atividade no leite reúne 2.000 produtoras em Farroupilha

O 11º Encontro de Mulheres com Atividade no Leite reuniu 2.000 mulheres produtoras rurais associadas à Cooperativa Santa Clara nesta quinta-feira, em Farroupilha. O evento, realizado pela Santa Clara a cada dois anos, aconteceu no Santuário de Caravaggio e reuniu representantes de 100 municípios onde a Cooperativa coleta leite.
Após serem recepcionadas com um lanche, as mulheres participaram da abertura, que teve o pronunciamentos do presidente da Cooperativa, Rogerio Sauthier, diretor Administrativo Financeiro, Alexandre Guerra, presidente da Fecoagro e diretor secretário do Sistema Ocergs, Paulo Pires, prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e o padre reitor do Santuário, Gilnei Fronza.
O ciclo de palestras iniciou com o zootecnista e assistente técnico regional da Emater Jaime Ries, que falou sobre o "Manejo para qualidade do Leite". Ries destacou a qualidade do leite produzido nas propriedades das próprias mulheres presentes, enfocando nos prêmios recebidos pela Santa Clara ao longo do tempo, como marca de queijos preferida pelos gaúchos.
Na sequência aconteceu a palestra motivacional "Mulher: a força e a ternura do campo", com Dr. José Luiz Tejon Megido, da TCAI São Paulo. Megido falou sobre autoestima e a importância da mulher na sociedade.
Após o almoço, aconteceu celebração com o padre Ezequiel Dal Pozzo, de Paraí, que durante a missa cantou algumas de suas canções. Durante a missa também ocorreu a bênção dos terços entregues na recepção do evento.
O encerramento deu-se com a entrega de lembranças do encontro (bolsa, camiseta e uma violeta) e lanche para a viagem.
O evento contou com apoio da Emater/Ascar.
Participantes por região:
· Carlos Barbosa: 460 mulheres
· Veranópolis: 280 mulheres
· Paraí: 770 mulheres
· Estação: 250 mulheres
· Tapera: 260 mulheres

Comentários