URI marca presença em Fórum de Educação de Getúlio Vargas

Evento iniciou na manhã de quarta-feira (23) e prossegue até a noite de amanhã (25).


Joe Garcia falou sobre os desafios do professor
A URI Erechim está participando, como apoiadora, do XIX Fórum Municipal, XVI Regional e do XV Fórum Nacional de Educação, que estão sendo realizados em Getúlio Vargas. Os eventos, que tiveram início na manhã desta quarta-feira, 23, são promovidos pela Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e segue até a sexta-feira, 25.

A abertura contou com a participação de lideranças municipais e regionais, dentre elas, o Prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; a Secretária da Educação, Eliane Granella; e os professores Carlos Antônio da Silva, Coordenador da Área de Conhecimento das Ciências Humanas da URI Erechim, e Jacqueline Bianchi Enricone, Coordenadora do Curso de Psicologia da URI, que estão representando a Universidade na Comissão Organizadora e Científica.

Durante sua fala, o prefeito parafraseou Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Ele salientou e agradeceu, ainda, o empenho dos profissionais na realização do evento. “Isso é uma demonstração de comprometimento com a sociedade, aprimorando ainda mais o papel de formar homens”, disse.

Sobre o tema do Fórum, (Des) Atando os “nós” da Educação, a Secretária Eliane Granella disse que a importância da promoção do Fórum é “promover o diálogo entre colegas com especialistas e doutores, e formular uma ideia para ser debatida e fortalecer, principalmente, o direito de aprender”.

A primeira conferência foi com o professor Joe Garcia, de Curitiba. Ele falou sobre o papel do professor na tarefa de fazer com que o aluno aprenda. Segundo Joe, “nós, professores de hoje, devemos lidar de uma maneira diferente com a mente dos alunos. Temos de imaginar que ela é uma espécie de caixa, onde vamos depositando conteúdo e conhecimento que vão criando vida própria nessa caixa. O cérebro humano é feito muito mais para criar e associar do que para guardar”.

Os principais objetivos do fórum são o de promover a formação continuada de professores das redes municipal, estadual e particular da região; debater a educação de modo a qualificar o processo de ensino-aprendizagem; discutir assuntos relacionados à educação, de modo a entrelaçar a teoria e prática; e, ainda, proporcionar o envolvimento entre os profissionais da educação, possibilitando a reflexão acerca dos desafios relativos à educação, às necessidades e às demandas, bem como aos compromissos subjacentes ao processo de ensino e aprendizagem.

Comentários