Contexto - Neivo A T Fabris
Uma
região isolada
As
deficiências na área da logística na região Norte do RS vem de longa data. A
interrupção da BR-153 no trecho entre Marcelino e Concórdia (SC) evidencia o
problema. E também a inoperância do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transporte que esperou pelo menos uma semana até anunciar as providências
tomadas. A previsão é que o tráfego só seja estabelecido no início de agosto. Na
quinta-feira (3) teve inicio a remoção da mata para a pavimentação de um desvio
que terá aproximadamente 200 metros, ao lado do trecho da rodovia comprometida
pela força da água. O trabalho está sendo realizado pela Traçado Construções e
Serviços, que pertence ao Grupo Andretta, de Erechim.
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Em
que pese à redução do tráfego pesado da ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim, o
número de buracos na rodovia se multiplicou. As dificuldades da novíssima
Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em atender os problemas provocados pelas chuvas
ficaram evidentes. Inaugurada a mais de quarenta anos, a ERS-135 passou a ser,
desde o ano de 1997, quando a ALL desativou o transporte ferroviário na região,
a única alternativa para o escoamento de grãos e o recebimento de insumos. O
debate em torno da pavimentação da Transbrasiliana tem sido pautado por alguns
parlamentares nos períodos em que antecedem as eleições para depois ficarem
esquecidas.
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O
transporte aéreo de passageiros e cargas pouco evoluíram nos últimos anos. No
Aeroporto Comandante Kraemer, de Erechim, o baixo movimento tem limitado o
número de voos. A alternativa tem sido o Lauro Kurtz, de Passo Fundo, atendido
pela Azul e Avianca, com voos diários para Porto Alegre, Campinas e Guarulhos.
Os estudos do Plano de Aviação Regional, lançado em 2012, já foram concluídos.
Quinze terminais gaúchos, dentre os quais o de Erechim e Passo Fundo, devem
receber investimentos ainda neste segundo semestre. Dentre as melhorias para os
dois aeroportos da região, a construção de terminal de passageiro com 2.160
metros quadrados, novo pátio de aeronaves e alargamento e ampliação da
pista.
Curtas:
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O presidente da Assembleia Legislativa esteve em Getúlio Vargas no dia 28 de
junho para uma reunião com os prefeitos de Getúlio Vargas e
Estação.
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Na pautado encontro realizado no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto
(DEM), as ações a serem empreendidas para solucionar os problemas causados pelas
cheias.
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Após ouvir os relatos dos prefeitos, o deputado Gilmar Sossella (PDT) telefonou
para o General Adriano Pereira Júnior, da Secretaria Nacional da Defesa Civil,
para se certificar dos tramites legais necessários.
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Aproveitando a presença do presidente do parlamento gaúcho o prefeito de Getúlio
Vargas falou acerca dos desdobramentos provocados após a aprovação por
unanimidade da chamada Lei Kiss.
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Com o aval do colega prefeito Geverson Zimmermann (PDT), Prezzotto descreveu as
dificuldades enfrentadas por empresários para cumprirem com as exigências da lei
que leva o nome da ex. casa noturna de Santa Maria.
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Sossella informou que as adequações na Lei Kiss, que vai possibilitar celeridade
na análise dos processos, seria sancionada pelo governador Tarso (PT), o que se
confirmou na quarta-feira (2).
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A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas vai realizar três sessões ordinárias
neste mês de julho, programadas para os dias 10, 17 e 24, às
18h30min.
Dito
& Feito:
Os
80 anos do CREA-RS foram abordados pelo presidente da Entidade, Engenheiro
Luiz Alcides Capoani, na Sessão da
Assembleia Legislativa na tarde de quinta-feira (3). A sessão realizada no
Palácio Farroupilha foi presidia pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), irmão do
presidente do CREA e ex. prefeito de Sertão.
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