Operção Terra Fértil - Suspeitos de arrendamento ilegal foram soltos ainda ontem


Delegado Mauro Vinicius Soares, da PF.
A denominada Operação Terra Fértil desencadeada pela Polícia Federal, no dia de ontem, resultou na prisão de três pessoas suspeitas pelo arrendamento de terras da Reserva Indígena do Ventarra.

Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão em Getúlio Vargas, Erebango, Estação, Erechim e Tapejara. Foram presos um empresário, um ex-Cacique e um servidor da Funaí.

Eles foram ouvidos na Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo e encaminhados ao Presídio Regional. No final da tarde, o empresário Elton Paulo Talian, o servidor da Funaí Mauro Luis Wagner o ex-Cacique foram libertados.

O advogado criminalista Fernando Tonet solicitou o pedido de revogação da prisão alegando que não existia materialidade criminal para serem mantidas as prisões. E ainda, apenas indícios e depoimento de dois índios que foram expulsos da aldeia.

O Juiz Federal Carlos Cervi acatou o pedido e determinou a soltura dos três. Eles foram indiciados pelos crimes de usurpação de bem público, prevaricação, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

Comentários